OLINDA - MIRANTE - FOTO: ARQUIMEDES SANTOS - www.empetur.pe.gov.br/galeria-de-fotos?page=1

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

 

SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE

INVENTÁRIO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO

 

Fonte: Prefeitura


ATRATIVOS TURÍSTICOS 

Atrativos Turísticos Naturais

 

Hidrografia


Caldeirões e Piscinas Naturais

-

Últimas Atualizações em:

14/12//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

Rios

 

Rio Una

O trecho inventariado localiza-se próximo à foz do rio.  Seu entorno é marcado por expressivos afloramentos rochosos (Pedra Grande, mirante), manguezais bem preservados e desenvolvidos, ilhas de mangue e camboas. Marca fortemente também sua paisagem as praias de Várzea do Una (Barreiros) e Gravatá (São José da Coroa Grande), complementando seu entorno encontramos o lugarejo denominado de Várzea do Una (São José da Coroa Grande). O rio Una tem na sua foz cerca de 200m de largura e aproximadamente 2m de profundidade. Sua vegetação dominante é o mangue, no trecho próximo à foz, aparecendo também, um pouco mais acima, coqueiros, arbustos, árvores espaçadas e alguns trechos de vegetação rasteira e gramíneas. É balneável próximo à sua foz, navegável por pequenos barcos é possível a ancoragem natural para pequenas embarcações. Há ocorrência de pesca durante todo o ano. Possui, em sua extensão, ilhas e praias.  É interessante observar em seu percurso a praia de Gravatá e de Várzea do Una.  Atualmente apresenta pequeno trecho de ocupação humana próximo à sua foz (povoado de Várzea do Una - São José da Coroa Grande). Inexistência de equipamentos e serviços turísticos.  Há trechos apresentando assoreamento. Existência de comércio informal no povoado de Várzea do Una, apresenta bom estado de preservação e limpeza. Localização: Entre os limites de São José da Coroa Grande e Barreiros.

-

Inserção Invtur-PE


Manguezais

 

Mangue do Rio Una

Localizado na área estuarina do rio Una, sua paisagem é marcada pela praia de Várzea do Una ao seu nascente e suaves colinas ao poente. Trata-se de um mangue de porte arbustivo e arbóreo, apresentando várias camboas.  Complementa seu entorno a vila de pescadores de Várzea do Una.  Há ocorrência de pesca durante todo o ano. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza, apresentando pequenos trechos de desmatamento. Acesso marítimo - fluvial: Partindo da sede do município em embarcação, dirigindo-se ao norte pelo mar até alcançar a foz do Rio Una. Localização: Estuário do Rio Una.

-

Inserção Invtur-PE


Mirantes

 

Mirante da Ladeira do Pipiri

Localizado em meio a um canavial, o Mirante do Pipiri, tem como paisagem a foz do rio Una, a praia de Várzea do Una e o Oceano Atlântico ao fundo. Apresenta como peculiaridade a vista da vegetação de mangue na foz do rio Una e um extenso coqueiral. O mirante encontra-se em meio a uma trilha por entre o canavial. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. Localização: Próximo ao Povoado de Várzea do Una.

-

Inserção Invtur-PE


Mirante da Pedra Grande

 

Do seu topo descortina-se uma bela paisagem da praia de Várzea do Una e do Oceano Atlântico, complementando o quadro, o Rio Una e uma vegetação dominada por mangues e coqueiros e ainda alguns afloramentos rochosos. O Mirante da Pedra Grande, apresenta como peculiaridade uma trilha de aproximadamente 500 metros, que dá acesso ao seu topo. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. Localização: Às Margens do Rio Una, Próximo ao Povoado de Várzea do Una.

-

Inserção Invtur-PE

 Praias

 

Fonte: Prefeitura

Praia Barra da Cruz

Sua paisagem é totalmente dominada por coqueiros. Tendo ao norte a foz do rio Manguinhos (da cruz) e ao sul no fundo da paisagem a praia de São José da Coroa Grande. Possui 800 metros de extensão, morfologia ondulada e areias douradas e finas. Apresenta uma vegetação rasteira, de mangue e um vasto coqueiral. É balneável com presença de arrecifes ao seu largo e bancos de areia. É pouco profunda com ondas de pequeno porte, maré de grande intensidade com recuo de aproximadamente 200 metros. Encontra-se, atualmente, bem preservada e limpa. A ocupação urbana só existe a partir do seu limite com São José da Coroa Grande. É uma praia que sofre influência de rio. Complementam o atrativo o rio Manguinhos e seu manguezal. Localização: Entre a Praia de São José da Coroa Grande e a Foz do Rio Manguinhos (Da Cruz)

-

Inserção Invtur-PE


Praia de Gravatá

É caracterizada pela completa ausência de ocupação humana, sendo totalmente dominada por um vasto coqueiral e vegetação rasteira. É limitada ao sul pela foz do Rio Manguinhos (da Cruz) e ao norte pela foz do rio Una. Com 2,9 km de extensão, possui morfologia ondulada e areias finas e douradas. É balneável com ocorrência de arrecifes ao seu largo. Pouco profunda, sua maré tem intensidade média. Há ocorrência de ancoradouro natural. Atualmente encontra-se muito bem preservada e limpa, apresentando sinais de erosão marinha. É uma praia que sofre influência de rio. Localização: Entre a Foz do Rio Manguinhos e do Rio Una.

-

Inserção Invtur-PE



Rochedos e Pedras

 

Pedra Grande

Localizada na margem direita do Rio Una, próximo à Foz, sua ambiência é tomada em primeiro plano, pelo estuário do rio, em segundo plano, à leste, aparecem a praia de Gravatá e Várzea do Una, está no município de Barreiros e ao fundo da paisagem, o Oceano Atlântico. Trata-se de um grande afloramento granítico de aproximadamente 50m sendo sua vegetação dominada por mangues e coqueiros.

Em seu topo aparecem bromélias e uma vegetação rasteira com arbustos espaçados. Atualmente, encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. Localização: Às Margens do Rio Una, Próximo ao Povoado de Várzea do Una.

-

Inserção Invtur-PE

 


Unidades de Conservação

 

Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN

 

RPPN Eco Fazenda Morim

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Eco Fazenda Morim, localizada no município de São José da Coroa Grande, possui 209ha de Mata Atlântica e foi titulada em junho de 2012, através da portaria CPRH nº038/2012.

A Fazenda Morim é um importante remanescente de Mata Atlântica abrigando grande diversidade de espécies de aves, bromélias e árvores endêmicas e ameaçadas. A área também possui nascentes de rios que pertencem ao Grupo de Bacias de pequenos rios litorâneos da região.

Dentre as Angiospermas (plantas com frutos) encontradas na Fazenda Morim, vinte espécies são endêmicas da Mata Atlântica, sendo 4 destas exclusivas da Mata Atlântica do Nordeste, e uma delas (Eriotheca crenulaticalyx) somente ocorre no Centro de Endemismo Pernambuco (Fragmentos de Mata Atlântica ao Norte do Rio São Francisco). Dentre as espécies em perigo de extinção (MMA, 2008) estão a Inga blanchegiana (Ingá) e Swartzia pickelii (Jacarandá-branco) e entre as espécies criticamente ameaçadas de extinção encontram-se a Inga subnuda (Ingá), Ouratea polygyna (Farinha Seca) e a Xylopia seicea (Embiriba da Mata).

Cerca de 64% das aves presentes na Fazenda Morim são dependentes ou semi-dependentes da mata, necessitando dos remanescentes florestais para manutenção de suas atividades biológicas.  Dentre as 200 espécies de aves encontradas na Fazenda Morim, 19 estão em alguma categoria de ameaça da extinção (IUCN, 2009), e 15 destas espécies são endêmicas do Centro de Endemismo Pernambuco. Muitas destas espécies têm sua população declinando em função da perda de habitat e captura predatória para comercialização ilegal: Leptodon forbesi (Gavião de pescoço branco), Momotus momota marcgravinianus (Jutuca), Automolus lammi (Barranqueiro de olho branco) e Tangara fastuosa (Pintor verdadeiro).

Ficha técnica

RPPN ECO FAZENDA MORIM

Ecossistemas: Mata Atlântica

Área: 209,00 hectares

Município: São José da Coroa Grande

Localização: 

Coordenadas: 25L  257050 9019045 (UTM- Datum SAD69)

Titulação: 28 de junho de 2012 (Portaria CPRH nº 038/12)

(Fonte: Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH)

-

Inserção Invtur-PE

 

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Histórico-Culturais

 

Casas de Farinha

 

Casa de Farinha do Sr. João da Sulina

Construção em planta de forma quadrada, coberta em duas águas, em palhas de coqueiros, apoiada sobre estrutura de madeira. Possui forno, prensa e todo equipamento necessário à produção, dentro da técnica artesanal, do beiju, da massa e da farinha de mandioca. Para visitação, basta dirigir-se à propriedade e solicitar autorização. O proprietário é um rezador e curandeiro que mora na casa ao lado. Seu estado de conservação é bom, encontra-se em atividade produtiva. Localização: Mata do Cajueiro – Sede.

-

Inserção Invtur-PE



Engenhos Coloniais

 

 

Engenho Morim

 

Fundado no século XVIII, da antiga sede restam: casa grande, ruínas da capela e a moita modificada. A casa grande conserva traços característicos da arquitetura do ciclo do açúcar. Edificação composta por dois blocos distintos; devido ao aclive do terreno, o volume maior se desenvolve em dois níveis, na parte da frente, enquanto a de trás está rés-do-chão. O pavimento superior tem planta de forma retangular e possui varandas circundando três dos lados; nas varandas, as colunas de sustentação da coberta são de alvenaria, com base de secções quadradas, fustes cilíndricos e capitéis simples. Os guarda-corpos de ferro, têm alguns trechos de madeira. O tratamento dispensado às fachadas do primeiro e do segundo pavimentos é diferenciado. As inferiores são rebocadas, apresentando desenhos simples. Seu estado de conservação é regular. Da antiga e bela capela, em ruínas, resta parte da fachada lateral esquerda e lado esquerdo da fachada principal. Possui uma casa de farinha em atividade. Atualmente funciona como fazenda de criação de búfalos. A sede está implantada na clareira de uma mata. A casa grande e as ruínas da capela estão situadas na encosta de colinas, voltadas uma para a outra e separadas por um riacho que, após um açude forma pequenas quedas d'água. Localização: Serra D'água do Tanque

-

Inserção Invtur-PE

-

Últimas Atualizações em:

14/12//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

 

Fonte: Prefeitura

Folclore

 -

Inserção Invtur-PE


Bumba Meu Boi

Capoeira

Pastoril

Samba – de – Matuto

 

Gastronomia Típica

 -

Inserção Invtur-PE


Cabidela de Pato

Camarão

Lagosta de coco

Passa de Caju

Peixada Pernambucana

Peixes na brasa

 

Manifestações Populares

 

Artesanato Típico, Decorativo e Utilitário

 -

Inserção Invtur-PE


Cestaria e trançados

Objetos em Fibra e Sisal

Objetos em osso/Chifre/Concha/Marisco

Peças em coco

 

Grupos Folclóricos

 -

Inserção Invtur-PE


Bumba-Meu-Boi de José Manoel do Nascimento

Flor da Terra (Grupo de Dança)

Grupo de Capoeira Axé Brasil

Pastoril de Maria Avani

Samba de Matuto Leão do Brasil (Antônio da Dió)

 

Monumentos 

 

Igrejas Históricas, Capelas, Catedrais, Conventos e Mosteiros

 

Igreja de São José

Construída em 1889 em louvor a São José, padroeiro da cidade. O partido de planta retangular desenvolve-se em dois níveis, apresentando nave, capela-mor e coro, ladeado por uma galeria. Possui única torre sineira. Há duas portas de acesso: uma, em maiores proporções, que dá acesso para a nave e a outra dando acesso para a galeria. A igreja está situada na praça principal da sede municipal, bem próxima ao mar, e as construções em seu entorno são, predominantemente, térreas. Localização: Praça Constantino Gomes, 88

 -

Inserção Invtur-PE

-

Últimas Atualizações em:

14/12//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Fonte: Prefeitura

Ruínas

Ruínas da capela do Engenho Morim

-

Últimas Atualizações em:

14/12//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

Fonte: Prefeitura

Museus e Exposições Permanentes

 

Museu do Una

Museu criado pelo engenheiro Bertrando Bernardino e administrado pela professora e bióloga Yonária Santos, está instalado às margens do manguezal da foz do rio Una. Seu acervo é formado por crustáceos, moluscos e peixes do manguezal do Una e do mar. Conta ainda com peças relativas as culturas de cana-de-açúcar e do coco; da pesca artesanal; materiais, peças, instrumentos e acessórios de embarcações; exemplos de teias alimentares e ecossistemas, aspectos de equilíbrio ecológico, preservação ambiental e espécies em extinção. Caracóis e caranguejos gigantes são as peças que mais chamam a atenção. O museu oferece uma biblioteca contendo livros, mapas e fotografias. Nele é feito um trabalho de conscientização e educação ambiental através de recreação, leituras, brincadeiras, exibições de filmes e exposições de arte e artesanato local. Horário de visitação pública: de sexta à domingo, das 11 às 17 hs., ou em horários específicos, desde que programados com antecedência.

Site: www.museudouna.com.br .Maiores informações com: Bertrando Bernardino, fones: (81) 9272 0251 e (81) 3268 8500. Yonária Santos, fones: (81) 9942 3838 e (81)3677 1026.

Localização: Av. Beira-Rio, s/n - Distrito de Várzea do Uma

 -

Inserção Invtur-PE

-

Últimas Atualizações em:

14/12//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 


Praças

-

Últimas Atualizações em:

14/12//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 


 

Últimas atualizações em:

14/12//2022

 

 

Empetur

Inventário Turístico de Pernambuco – Invtur - PE

(081) 3182 8170

invtur@gmail.com

http://inventariope.blogspot.com/

https://www.facebook.com/InvturPE/