OLINDA - MIRANTE - FOTO: ARQUIMEDES SANTOS - www.empetur.pe.gov.br/galeria-de-fotos?page=1

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

 

PALMARES

INVENTÁRIO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Naturais

 

Hidrografia 

 

Cachoeiras

 

Cachoeira da Barragem do Rio Camivô

Formada pelas águas do rio Camivô, apresenta única queda de aproximadamente 5m de altura e cerca de 3m de largura. É balneável em forma de piscina natural e ducha, sendo a mesma de difícil acesso. Sua ambiência é fortemente marcada por uma vegetação de capoeirão, ocorrendo ainda trepadeiras, algumas orquídeas, bambus e bromélias, além dos blocos rochosos por onde correm suas águas. Complementando seu entorno a barragem do Rio Camivô, localizada a montante da cachoeira. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. Existência de ocupação humana através da usina hidrelétrica Engenho Camivozinho.

-

Inserção Invtur-PE





Cachoeira do Caritó ou da Corrente

Formada por duas quedas, a primeira com cerca de 3m de altura e a segunda em torno de 2m, tem uma largura aproximada de 1,80m. Alimentada pelas águas do rio Verdinho, é balneável em forma de ducha e piscina natural. Seu entorno é marcado por um capoeirão e por blocos rochosos, pelos quais correm suas águas. Complementa sua ambiência a jusante de suas quedas, trechos de corredeiras e pequenas piscinas naturais. A montante, uma pequena pinguela em madeira. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. Existência de ocupação humana através da estrutura do eco parque que dispõe de bares, sanitários, lixeiras e corrimão de acesso à cachoeira.

 -

Inserção Invtur-PE


Cachoeira do Rio Camivô ou do Cavôco

Formada pelas águas do rio Camivô, a cachoeira divide-se em dois braços: o da margem esquerda com queda de aproximadamente 15m e a da margem direita, mais suave, formada por pequenas quedas. Abaixo da cachoeira, as águas se juntam novamente, formando uma corredeira, onde há possibilidade de banho com pequenas piscinas naturais, além dos afloramentos rochosos expostos pela erosão fluvial. Complementando sua ambiência, um capoeirão onde ocorrem bromélias, samambaias, orquídeas, trepadeiras e gramíneas, além de um trecho de cultura de bananas em sua margem direita. A montante da cachoeira está localizada a cachoeira e a barragem do rio Camivô. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. Existência de ocupação humana através da pequena usina hidrelétrica e moradores do Engenho Camivôzinho.

-

Inserção Invtur-PE





Cachoeira Véu da Noiva (Palmares - Engenho Verde)

Formada pelas águas do rio Verdinho a cachoeira se divide em dois braços. Sua maior queda, localizada na margem esquerda, tem uma altura aproximada de 4m e largura com cerca de 5m, seguindo suas águas por outras pequenas quedas e a da margem direita, mais estreita, apresentando uma largura aproximada de 2m e altura com cerca de 3m. Suas águas se encontram mais adiante formando trechos de corredeiras. É balneável em forma de duas piscinas naturais. Seu entorno é dominado por uma vegetação de capoeira e cultivo de bananas, ocorrendo ainda árvores e arvoredos espaçados, além de um pequeno bambuzal. Encontra-se em regular estado de preservação e limpeza. Existência de ocupação humana e de comércio informal, através da barraca de Seu Pedro.

-

Inserção Invtur-PE


Corredeiras

 

Corredeira do Oratório

Localizada próximo à divisa do município de Palmares é formada pelas águas do Rio Una. Seu entorno é dominado pelo canavial da Usina Serro Azul, sendo complementado pelos afloramentos rochosos que formam a corredeira e trechos onde proliferam as hidrófilas. Segundo a crença local, os coronéis afogavam seus desafetos jogando-os amarrados em suas águas, porém, permitindo-lhes como desejo final, uma última oração, daí o nome "oratório". Encontra-se em regular estado de preservação e limpeza, sendo suas águas impróprias para banho. A ocupação humana dá-se através do plantio de cana-de-açúcar da Usina Serro Azul e seu vilarejo.

-

Inserção Invtur-PE

 


ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Histórico-Culturais

 

 Açudes, Balneários, Barragens, Bicas e Canais construídos

 

Balneário de Pirangy

Formado pelo represamento das águas do Rio Una, é balneável em forma de ducha, piscina e bica. Sua ambiência é fortemente marcada por uma ponte da RFFSA que cruza o rio sobre o balneário. Complementa o seu entorno, comércio informal onde predominam bares populares e o encontro de suas águas com as do Rio Pirangy. Encontra-se em sofrível estado de preservação e limpeza.

-

Inserção Invtur-PE






Banho das Moças

Localizado 100m a montante do Balneário do Pirangy, o "Banho das Moças" é formado pelas águas do Rio Una. Sua ambiência é marcada pelos afloramentos rochosos exumados pelo rio e pelas franjas de um canavial.  Complementam o seu entorno a ponte da RFFSA e a antiga ponte férrea da Usina Pirangy. A vegetação ocorrente é rasteira e composta por algumas fruteiras espaçadas. Existência de ocupação humana através da cultura da cana-de-açúcar e do comércio informal onde predominam bares populares. Encontra-se em regular estado de preservação e limpeza.

-

Inserção Invtur-PE





Banho do Engenho Vista Alegre

O "Banho" do Engenho Vista Alegre é formado pelas águas do Rio Una com ocorrência de um pequeno trecho de praia e de uma suave correnteza. Sua ambiência é marcada por trechos de capoeira, vegetação rasteira e árvores espaçadas no longo da margem direita do rio, além das hidrófilas instaladas nas suas margens. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza, se dando a ocupação humana através dos moradores do Engenho Vista Alegre.

-

Inserção Invtur-PE

 





Barragem do Rio Camivô

Formada pelo represamento das águas do rio Camivô, seu entorno é dominado por trechos de mata secundária, parte de suas águas são canalizadas para uma pequena usina a fim de gerar energia para os moradores do engenho Camivozinho. Complementando a sua ambiência, abaixo da represa surgem trechos de corredeiras e a cachoeira de Camivô. Encontra-se em bom estado de conservação e regular estado de limpeza. A ocupação humana ocorre através dos moradores do Engenho Camivozinho e da usina hidrelétrica.

-

Inserção Invtur-PE




Bica do Engenho Paul

Trata-se de dois pequenos córregos que tiveram suas águas canalizadas e represadas, formando assim dois pontos de banho: um com duas bicas e um tanque, e outro com três bicas. O local foi agenciado e transformado no Parque Recreativo Vale das Águas, onde além do banho funciona um restaurante. Sua ambiência é marcada por uma vegetação rasteira e de fruteiras espaçadas, além da estrutura do parque. Encontra-se em bom estado de conservação e limpeza e a ocupação humana se dá através do Engenho Paul e do Parque Recreativo Vale das Águas.

-

Inserção Invtur-PE






Bica do Sítio da Boa Vista

Formada pelas águas do Córrego Boa Vista, a bica de mesmo nome, tem uma altura aproximada de 1,60m, sendo ambientada em parte por uma cultura de banana e acima de sua queda por um capoeirão. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza e a ocupação humana se dá através dos moradores do Sítio Boa Vista.

-

Inserção Invtur-PE

 




Arquitetura Civil, Rudimentar, Conjunto Arquitetônico e Modernista

 

Casa de Ascenso Ferreira

A casa se encontra descaracterizada e sem relevância arquitetônica. Seu destaque apenas é mantido por nela haver morado o poeta Ascenso Ferreira (1895 - 1965), nascido em Palmares. Em 1927, Ascenso publica Catimbó, seu primeiro livro. No lançamento da segunda edição, o poeta viaja ao Rio e São Paulo para realizar recitais, onde era bastante festejado devido à sua maneira particularíssima de declamar. Dez anos depois, lança Cana Caiana. Estava o movimento modernista numa fase triunfante. Entre 1942 e 1944, escreveu uma série de estudos sobre divertimentos populares do Nordeste. Xenhenhém, seu terceiro livro, foi incorporado ao livro Poemas, última de suas publicações, divulgada em edição de luxo em 1951. Poemas foi o primeiro livro surgido no Brasil que apresentava discos na voz do autor.

-

Inserção Invtur-PE


Casa de Hermílo Borba Filho

Embora mantenha uma certa relevância arquitetônica, que é dada através de sua platibanda recortada, com adornos, cornija e pináculos, a casa tem como seu maior atrativo, o fato de nela haver morado Hermilo Borba Filho (1917 - 1976). Hermilo nasceu no dia 8 de julho no engenho Verde em Palmares e faleceu no dia 2 de junho na cidade de Recife. Apesar de ter concluído curso em direito, nunca advogou, surgindo logo cedo como autor de peças teatrais, encenador, professor, romancista e folclorista. No Recife, além de ocupar diversos cargos públicos, foi fundador e diretor de vários grupos de teatro, dos quais, os mais importantes foram o Teatro do Estudante em Pernambuco, o Teatro Popular do Nordeste e o Teatro de Arena do Recife. Foi também diretor do Departamento de Argumentos da Kino - Filmes, em São Paulo, presidente da Associação Paulista de Críticos Teatrais, produtor da TV Record e secretário geral da Revista Visão. Hermilo obteve diversos prêmios e seus romances e peças teatrais foram traduzidos para muitos idiomas, alcançando sucesso na Argentina, Alemanha, Chile, Portugal, Finlândia, Suíça, Noruega, Holanda e França.

-

Inserção Invtur-PE


Casario da Rua Visconde de Rio Branco

O casario é predominantemente térreo, conjugado, sem recuo frontal e de uso residencial. Como elementos de maior relevância arquitetônica aparecem as casas de números 1572, 1608, 1614 e 1632. Todas foram construídas sobre calçada alta, com vãos abertos em arco pleno e apresentam o telhado camuflado por platibanda, com adornos. Exceto a casa de número 1608, que se encontra em pré-ruína, as demais apresentam bom estado de conservação.

-

Inserção Invtur-PE



Casario das Praças Ismael Gouveia e Maurity

A praça Maurity é na verdade uma extensão da praça Ismael Gouveia. A área abriga a sede da prefeitura, a biblioteca pública, o antigo fórum edificado em 1930 e um casario predominantemente térreo, conjugado, sem recuo frontal e de uso residencial. Como elementos mais significativos arquitetonicamente, se destaca uma casa sem número e as casas de números 238, 257 e 319. Todas apresentam telhado protegido por platibanda recortada, com adornos e cornija. A sem número, possui vãos abertos em verga reta e um alpendre lateral, cujo acesso é feito através de portal adornado. O sobrado de número, 238 é uma edificação de dois pavimentos, que tem vãos em verga reta, sendo uma porta e três janelas ao nível térreo e três portas avarandadas ao nível superior. As de número 257 e 319 possuem os vãos abertos em arcos ogivais, sendo que a primeira teve sua porta transformada em entrada para veículo. De forma geral o conjunto bem reservado.

-

Inserção Invtur-PE





Estação Ferroviária de Palmares (Antiga Una)

Por ser ponto central de uma grande zona em que vivia em atividade mais de 100 engenhos, em 1862, Palmares recebeu o primeiro comboio ferroviário da Great Western Railway. Tratava-se da primeira estrada de ferro que se construía com capital inglês e a segunda que ia ter tráfego regular. Seguindo planta retangular, a estação foi edificada em dois pavimentos, com o superior ocupando apenas o módulo central. Tanto o volume central quanto os laterais, possuem cobertura em duas águas, com recobrimento de telhas canal. O alpendre com apoios de ferro, possui cobertura em amianto. A plataforma exibe calçamentos de pedra de tamanhos irregulares. Atualmente funcionando apenas para carga, é regular o seu estado de conservação.

Outras informações:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/pernambuco/palmares.htm

Inserção Invtur– PE

Atualização em: 29/01/2023 – Gustavo Pacheco

 




Estação Ferroviária de Pirangi

A estação de Pirangi foi inaugurada em 1894. Assumiu o nome de um antigo engenho (que parece ainda existir hoje) na região, próximo ao rio Pirangi.

Outras informações:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/pernambuco/pirangi.htm

-

Inserção Invtur– PE em 29/ 01/ 2023: Gustavo Pacheco


Ponte de Ferro

Construída pelos ingleses sobre as águas do Rio Una para passagem dos trens da Great Western Railway, a ponte foi inaugurada em 1882. Com extensão de aproximadamente 80m é completamente estruturada em ferro, apoiada em sapatas de concreto armado. Poucos metros após a ponte, o rio Una recebe as águas do rio Pirangy, daí a denominação do balneário que existe no local. Estando em perfeitas condições de uso, é regularmente atravessada por comboios de carga.

 -

Inserção Invtur-PE


Teatro Cinema Apolo

Inaugurado em 06.12.1914, o Apolo é uma construção conjugada, e sem recuo frontal, em alvenaria de tijolos com telhado em duas águas, camuflado por platibanda recortada, com adornos e pináculos nas extremidades laterais. Possui três vãos abertos, sendo ao central a porta de acesso, a qual é ladeada por portas avarandadas, com guarda corpos em ferro, Acima de cada porta avista-se três aberturas de iluminação, vedadas por vidro. Todos os vãos abertos apresentam cercaduras em massa. Cornijas e adornos são avistados em toda a sua fachada. Internamente, além de palco, sala técnica e platéia, possui galerias laterais separadas do corpo principal através de arcos plenos em madeira. Em seu mobiliário merece destaque a antiga bilheteria e urna em madeira, as quais datam do final da década de 30. Restaurado em 1998, o Apolo funciona como cinema, teatro e espaço cultural.

-

Inserção Invtur-PE

 




Bibliotecas

 

Biblioteca Ascenso Ferreira

A biblioteca funciona no prédio da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL. Possui um acervo bem diversificado, com obras de vários escritores de projeção nacional.

 -

Inserção Invtur-PE


Biblioteca Pública de Palmares

A biblioteca foi fundada em outubro de 1882, quando da inauguração do Clube Literário. Ocupava um espaço do clube, que era o local onde, naquele tempo, aconteciam as grandes reuniões encontrando-se nos livros de visitas nomes como: Clóvis Beviláquia, Joaquim Nabuco, Rosa e Silva, Conde D'Eu, Barbosa Lima, entre outros. Mais tarde, com a ampliação da sua sede, lhe deram uma parte recreativa, com grande salão de danças. Hoje o Clube não funciona mais. Apenas a biblioteca existe e guarda no seu acervo o livro de ouro do Clube, além de uma bíblia de 1852; Poesias de Bocage, edição de 1853; Os Lusíadas, Camões, editado em Lisboa, em 1884, entre outras obras raras. A biblioteca, muito maior do que quando da sua criação, possui um acervo bem diversificado, com livros de história e geografia, sendo bastante frequentada por estudantes do município. Possui inclusive uma estante destinada aos livros dos autores locais, promovendo exposição durante todo o mês quando do aniversário de algum escritor palmarense. Aberta à visitação de segunda à sexta, das 8:00 às 12:00h e das 14:00 às 17:00h.

 -

Inserção Invtur-PE


Biblioteca Regional da Mata Sul

Biblioteca especializada em publicações sobre Região da Mata Sul de Pernambuco. em permanente exposição para consultas.

  -

Inserção Invtur-PE


Casas de Farinha

 

Casa de Farinha do Sítio Cajueiro

A construção é típica de uma casa de farinha da zona da mata. Não possui paredes, apenas colunas de madeira sustentam o telhado. O processo é todo artesanal e para tanto, conta com prensa, rodeto, peneira, cevador, gamela e um forno de lenha em formato circular. Encontra-se em funcionamento.

-

Inserção Invtur-PE






Engenhos Coloniais

 

Engenho Barra do Dia

Embora abandonada, a casa grande do antigo engenho ainda se destaca pelo equilíbrio das suas formas. Construída sobre calçada alta, tem partido de planta em forma de "T", mesma forma adotada para o alpendre. O volume central possui cobertura em três águas, já as laterais, mais recuadas, têm telhado de uma água protegidos por platibanda. Todos os vãos abertos são em verga reta com cercadura e adornos em massa. Em estado de pré-ruína, seu entorno é marcado por marcas de um antigo jardim em estilo francês, fruteiras, algumas outras construções e canavial.

-

Inserção Invtur-PE

 



Engenho Humaitá

O conjunto arquitetônico remanescente do engenho é composto por casa grande conjugada com casario de porta e janela. A casa grande possui telhado em duas águas, mais alto e independente do telhado do alpendre. O telhado é adornado por lambrequins de madeira. O mesmo adorno é avistado no casario conjugado. O telhado do alpendre é apoiado por colunas oitavadas em alvenaria. Os guarda-corpos são em elementos vazados no mesmo material. Todos os vãos abertos são em verga reta. Utilizada como residência, é regular o seu estado de conservação. O entorno do atrativo é marcado por algumas construções mais recentes, canavial e capoeirão.

-

Inserção Invtur-PE

 

Engenho Japaranduba

Construída em único pavimento, a casa grande possui telhado em quatro águas e contínuo, cobrindo o corpo principal e o alpendre. O alpendre é frontal e possui colunas circulares em alvenaria. . A fachada principal possui vãos abertos em vergas retas. Nesta fachada se sobressai o semicírculo de quatro colunas disposta simetricamente, sendo que nas duas centrais são encontrados pequenos nichos. Além das outras construções mais recentes, uma capela se destaca no conjunto. Atualmente em desuso, é regular o estado de conservação da casa. Seu entorno é marcado por gramíneas, algumas fruteiras e palmeiras imperiais.

-

Inserção Invtur-PE

 





Engenho Jaqueira

Construída em terreno de cota inclinada, a casa grande é uma construção em dois pavimentos com térreo parcial frontal. O acesso ao pavimento superior é feito através de duas escadas laterais, sendo que a localizada na fachada lateral direita encontra-se entaipada. A cobertura do corpo principal é em duas águas. O alpendre, quadrangular e mais avançado, tem cobertura em três águas apoiada em colunas de alvenaria e guarda-corpos em alpendre, avista-se quatro vãos abertos em arco pleno. Atualmente, funciona como escola. Além do arruado de moradores, destacam-se em sua ambiência arbustos, algumas fruteiras e canavial.

-

Inserção Invtur-PE

 



Engenho Paúl

Localizada em terreno de cota inclinada, a casa grande possui porão parcial frontal. Neste pavimento, o terraço em alvenaria e forma de "U", exibe vãos abertos em arco pleno. O acesso à área residencial é feito através de degraus semicirculares e concêntricos, dispostos em sua fachada lateral direita. Com cobertura em duas águas, possui telhado mais alto e independente do telhado do alpendre. A cobertura do alpendre é apoiada em colunas de madeira e o guarda corpos é no mesmo material. Os vãos abertos são em arcos plenos e possuem cercaduras em massa. Utilizada como residência, é bom seu estado de conservação. Anualmente, de 1 a 13 de junho, nela é realizada a Trezena de Santo Antônio. No último dia acontece uma tradicional procissão em homenagem ao padroeiro da propriedade.

-

Inserção Invtur-PE

 




Engenho Vênus

Edificada no final do século XIX, a casa grande está localizada num plano de cota alta em relação a verde paisagem entrecortada pelo Rio Una, para a qual está voltada. Construída em um único pavimento sobre calçada alta, seu telhado em quatro águas e contínuo, cobrindo o corpo principal e o alpendre. O alpendre em forma de "U" possui colunas formadas por delgados canos de ferro e guarda corpos em ferro e madeira. Todos os vãos abertos são em verga reta com cercaduras em massa. A área de serviço, em linhas gerais, acompanha as características construtivas da casa grande, sendo a está ligada através de cobertura em duas águas, também apoiadas a colunas de ferro. Em bom estado de conservação, a casa se encontra envolvida por um florido jardim, avistando-se ainda algumas fruteiras, palmeiras imperiais, canavial e uma outra edificação em alvenaria de pedra e tijolo, provavelmente a antiga moita do engenho.

-

Inserção Invtur-PE


Engenho Verde

A casa-grande do engenho apresenta características construtivas do século XIX. Seu alpendre em arcos de alvenaria, bem como a platibanda, indicam uma inspiração neoclássica. Implantada em meia encosta, possui porão parcial cuja porta de acesso encontra-se entaipada. Construída em alvenaria de tijolos, seu telhado, camuflado por platibanda, é em quatro águas e contínuo, cobrindo o corpo principal e os alpendres. Seu alpendre de arcos plenos, em forma de "U", possui cercaduras e guarda-corpos em ferro. Cornija e delicados adornos são observados em sua fachada. Seu entorno mais próximo é marcado por plantas ornamentais, algumas fruteiras, piscina e bica alimentadas por fonte natural. As terras, outrora pertencentes ao engenho, estão atualmente em processo de assentamento pelo INCRA. Nela, em 08/07/1917, nasceu o romancista, autor de peças teatrais, encenador e folclorista, Hermilo Borba Filho.

-

Inserção Invtur-PE




Espaços Culturais

 

Centro Cultural do Grupo de Cultura de Palmares (Grucalp) 

O Centro Cultural dos Palmares é um espaço onde realizam-se cursos de teatro, música, capoeira e bordado manual. Além disso, o Centro possui uma sala para exibição de filmes educativos, uma biblioteca, uma fonoteca e um salão para exposições de arte. É ainda responsável pela edição de dois pequenos livros e, mensalmente, de um boletim informativo do Centro Cultural de Palmares, chamado "Colmeia das Letras" e de um gibi: "As aventuras do Abelhudo". O Centro encontra-se aberto à visitação de segunda à sexta feira, das 8:00 às 12:00h, 14:00 às 17:30h e das 19:00 às 22:00h. Aos sábados e domingos funciona das 9:30 às 17:00h.

Fone: (81) 3661 1005

e-mail: grucalp@uol.com.br

-

Inserção Invtur-PE

Atualização em: 07/ 08/ 2023 – Gustavo Pacheco




Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho

A Fundação Casa da Cultura promove várias atividades de cinema, teatro e música, além de ser responsável por vários projetos como o "Projeto Editorial", que está reeditando e editando as obras do poeta Hermilo Borba Filho, além de dar apoio aos novos autores palmarenses, o projeto "Poesia em Cartaz", onde há a divulgação mensal de poesia local  que é espalhada pela cidade nas escolas, bares, etc.; o "Projeto Obra Literária", onde são convidados autores para falarem sobre suas obras e lançarem seus livros. O Projeto ocorre, mensalmente, no Teatro Apolo. A casa possui dois grupos: o de teatro (TREM) que encena as obras de Hermilo e a Orquestra Cidade dos Palmares. A fundação promove concursos literários e, anualmente, no dia 9 de maio (aniversário de Ascenso Ferreira) promove palestras e exibições falando sobre a vida do poeta. Em julho, acontece a "Semana de Hermilo" com atividades culturais, cinema, música, contando com a presença de escritores, teatrólogos, jornalistas e convidados. Na Fundação, encontra-se, permanentemente, exposição de quadros de artistas plásticos locais.

Fone: (81) 3662 1520

-

Inserção Invtur-PE


Folclore 

-

Inserção Invtur-PE


Blocos carnavalescos

Caboclinhos

Forró

Guerreiro

Literatura de cordel

Pastoril

Quadrilha

Repente

 

Gastronomia Típica 

 -

Inserção Invtur-PE


Acari de coco

Carne de sol

Licores

Mão-de-vaca

 

Manifestações Populares

 

Artesanato Típico, Decorativo e Utilitário

 -

Inserção Invtur-PE


Artesanato em couro

Artesanato em madeira

Bordados

Objetos em metal

 

Agremiações Carnavalescas

-

Inserção Invtur-PE

  

Bloco dos Puaras

Rua Conselheiro João Alfredo, 165 - Centro

Palmares – PE

 

Bloco Papa Folia

Av. Visconde do Rio Branco,1587 – Centro

Palmares – PE

 

Caboclinhos Índio da Floresta

Rua Cônego Henrique Xavier, 396 - Santa Luzia

Palmares – PE

 

Clube C.M. Lenhadores

Av. Frei Caneca, 24 – Centro

Palmares – PE

Fone: (81) 3661 0077

 

Grupos Folclóricos

 

Guerreiro do Riachão

Engenho Riachão

Palmares – PE

 

Pastoril

Rua João Koury, 385 – Cohab

Palmares – PE

Fone: (81) 3661 0925

Fone: (81) 3662 1384

 

Quadrilha Luis da Jeca

Travessa Idalino Ferreira Luís, 102 – Santa Luíza,

Palmares – PE

 

Quadrilha Papa Forró

Av. Visconde do Rio Branco, 1587 - Centro

Palmares – PE

Fone: (81) 3662 1384    

 

Monumentos 

 

Esculturas, Obeliscos, Marcos e Memoriais

 

Monumento a Ascenso Ferreira

A escultura em concreto está erguida sob um pedestal, também em concreto e encontra-se localizada na praça Ascenso Ferreira. A escultura e a praça encontram-se em regular estado de conservação.

-

Inserção Invtur-PE


Monumento a Luis Portela

A escultura, em concreto armado, é em homenagem a Luis Portela, prefeito do município por três vezes e está localizada na avenida que leva o seu nome. Erguida sobre um grande pedestal em pedra em forma de losango, a escultura está cercada por um pequeno muro e por postes de iluminação.

 -

Inserção Invtur-PE


Monumento a Luiz Gonzaga

A escultura, em concreto, é do artista palmarense Berg. Trata-se da imagem de Luiz Gonzaga com uma sanfona e seu gibão por sobre os ombros. A escultura encontra-se sobre um pedestal todo esculpido com balões, bandeirolas, casal dançando, fogueiras, cactos, pássaros e flores. Encontra-se protegida por um cercado de grade.

-

Inserção Invtur-PE



Igrejas Históricas, Capelas, Catedrais, Conventos e Mosteiros

 

Catedral de Nossa Senhora da Conceição

Edificada em 1873, no local onde existiu uma capelinha sob o orago de Nossa Senhora dos Montes, pertencente ao antigo engenho Trombetas, que deu início ao aldeamento, hoje sede do município. A catedral tem partido de planta retangular, desenvolvida em dois níveis, constituídos por nave, capela-mor, galerias laterais, coro e sacristia. Em um anexo lateral esquerdo, de construção posterior, encontra-se casa paroquial e loja de artigos religiosos. A fachada principal da igreja é composta por cinco vãos abertos inferiores, quatro superiores e um pequeno nicho central. Todos os vãos são em arco pleno. Ladeando o frontispício, duas torres de terminação piramidal, finalizadas por cruz. O frontão, recortado é encimado por uma cruz. Internamente, suas galerias possuem altares laterais. No altar-mor está entronizada a imagem da padroeira, trazida de Portugal em 1920. Afora os diversos horários de missa, pode ser visitada de terça a domingo das 8:00 às 18:00h, com acesso através da porta lateral.

-

Inserção Invtur-PE

 


Museus e Exposições Permanentes

 

Museu Telles Júnior

Ainda em fase de implantação, o Museu Telles Júnior localiza-se na casa onde residiu o artista, sendo a mesma uma mostra de sua obra, já que as portas e janelas foram talhadas por ele. As peças do museu são do acervo da família e constam de pintura e talha. O museu está sob a responsabilidade do Centro Cultural dos Palmares e está aberto à visitação de segunda à sábado das 8:00 às 18:00h.

-

Inserção Invtur-PE







Praças

 

Praça Dr. Ismael Gouveia

Formada por árvores de pequeno e médio porte, podadas cuidadosamente, a praça é rodeada por bancos de cimento e postes de iluminação, sendo ponto de encontro principalmente de namorados. Seu entorno é marcado pela presença de belos casarios e pela sua proximidade (separadas por uma rua) com Praça Maurity, um pequeno espaço onde existem árvores frondosas.

 -

Inserção Invtur-PE


Praça Dr. Paulo Paranhos

A praça, rodeada de árvores, possui, no seu centro, um anfiteatro, onde acontecem shows e também uma armação em concreto onde localizam-se vários bancos de ferro. Nela, encontra-se um monumento chamado "Encontro das Cores do Arco-Íris", observando-se um pequeno lago por trás do monumento, na base dos arcos. Em frente ao monumento há o busto em bronze de Luís Portela de Carvalho, ex-prefeito da cidade, sobre uma estrutura em granito. Há também uma fonte com várias quedas. Por contar com iluminação especial, em cada queda, a água possui uma cor diferente. Em frente à praça, todos os dias, no final da tarde, acontece uma reunião de bares, que montam barracas no local, espalhando mesas pela rua, que é interditada. No sábado realiza-se uma seresta, com a apresentação de artistas locais.

 -

Inserção Invtur-PE


Praça Miguel Jassely

-

Inserção Invtur– PE em 09/ 05/ 2023 - Gustavo Pacheco



Últimas atualizações em:

07/ 08/ 2023

 

Empetur

Inventário Turístico de Pernambuco – Invtur - PE

(081) 3182 8170

invtur@gmail.com

http://inventariope.blogspot.com/

https://www.facebook.com/InvturPE/



Palmares: Outras informações

Prefeitura:

https://www.palmares.pe.gov.br/ https://www.instagram.com/prefeiturapalmares/

Blog Atrativo Pernambuco:

http://atrativope.blogspot.com/

Wikipédia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmares  

IBGE:

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/palmares/historico