OLINDA - MIRANTE - FOTO: ARQUIMEDES SANTOS - www.empetur.pe.gov.br/galeria-de-fotos?page=1

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

 

OURICURI

INVENTÁRIO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Naturais

 

Mirantes

 

Mirante da Serra do Inácio

Situado na escarpa da Chapada do Araripe, o local possui clima ameno e é todo de considerável beleza. A partir do Mirante avista-se, no primeiro plano da paisagem uma vegetação arbustiva, onde se pode observar canafítolas e outras espécies como o coco ouricuri e cactáceas de um modo geral. No segundo plano da paisagem vê-se um grande vale, onde está localizado o Povoado de Socorro, pertencente ao município de santa Filomena.

E no terceiro plano da paisagem tem-se um relevo ora ondulado, ora com trechos mais planos, que aos olhos do observador parecem estar em contato com as nuvens.

-

Inserção Invtur-PE




Serras

 

Chapada do Araripe

Localizada no semiárido nordestino, a Chapada do Araripe possui uma grande importância geológico-morfológica, econômica e social, tendo inclusive seu território definido como uma mesorregião pelo Ministério da Integração Nacional.

A Mesorregião da Chapada do Araripe compreende 103 municípios, sendo 25 municípios no estado do Ceará, 18 municípios no estado de Pernambuco e 60 municípios no estado do Piauí.

Possuindo uma área total de 76.654,3 KM² a Chapada do Araripe divide-se nas seguintes partes:

·Topo da Chapada - exige cuidados especiais, onde a irrigação não constitui uma solução viável por várias razões. A técnica adotada nesse espaço é "a lavoura seca", com culturas pouco exigentes ou adaptadas a escassez de água (mandioca, andu, caju, abacaxi, gergelim, urucum etc.).  

·Zona de Escarpa - considerada por lei Área de Preservação Permanente - APP, comporta uma única exploração permitida: a apicultura.

·Pé da Serra - nesta área estão as nascentes e os minadouros, cacimbas, rios, riachos e boqueirões, propícios a construção de pequenos reservatórios de água. Em suas várzeas e baixos situam-se mais os canaviais, com engenhos de rapadura e aguardente. A região também é produtora de feijão e milho e estão também as maiores fazendas dedicadas à pecuária. Pelo seu clima, pelo potencial hídrico, proximidade dos centros consumidores e por sua malha rodoviária, a zona é também vocacionada para a horticultura e fruticultura.

Vale salientar que o forte potencial econômico da Chapada é bastante explorado por indústrias que muitas vezes não tomam o cuidado de zelar pelo desenvolvimento sustentável, donde as principais riquezas exploradas são as minas de gesso e calcário, além do extrativismo vegetal.

-

Inserção Invtur-PE


Serra do Inácio

 

Situado na escarpa da Chapada do Araripe, a Serra do Inácio possui clima ameno e é um local todo de considerável beleza, considerado pelos moradores como não sendo sertão, mas sim, "A Serra".

Nas áreas mais altas tem-se algumas grutas que servem de moradia natural para alguns animais.

Em seu topo tem um mirante natural, onde avista-se, no primeiro plano da paisagem uma vegetação arbustiva, onde se pode observar canafítolas e outras espécies como o coco ouricuri e cactáceas de um modo geral. No segundo plano, "no sertão", vê-se um grande vale, onde está localizado o Povoado de Socorro, pertencente ao município de Santa Filomena. E no terceiro plano da paisagem tem-se um relevo ora ondulado, ora com trechos mais planos, que aos olhos do observador parecem estar em contato com as nuvens.

Vale salientar que no local encontramos algumas habitações singelas, dotada, inclusive, de jardins.

-

Inserção Invtur-PE



Unidades de Conservação

 

APA da Chapada do Araripe

 

Criada pelo Decreto n° 148 de 04 de agosto de 1997, está localizada no coração do Nordeste e abrange uma área de 1.063.000 hectares, sendo 47% no estado do Ceará (15 municípios), 36% no estado do Pernambuco (12 municípios) e 17% no estado do Piauí (11 municípios).

Possui uma superfície de 1.063.000 hectares e um perímetro de 2.658 km, englobando, em Pernambuco, os municípios de Araripina, Trindade, Ouricuri, Ipubi, Exu, Santa Cruz, Bodocó, Cedro, Moreilândia, Granito, Serrita.

Segundo o Decreto, esta unidade foi criada para proteger a fauna e flora, especialmente as espécies ameaçadas de extinção; garantir a conservação de remanescentes de mata aluvial, dos leitos naturais das águas pluviais e das reservas hídricas; garantir a proteção dos sítios cênicos, arqueológicos e paleontológicos do cretáceo Inferior, do Complexo do Araripe.

Ordenar o turismo ecológico, científico e cultural, e as demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental; incentivar as manifestações culturais e contribuir para o resgate da diversidade cultural regional e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais, com ênfase na melhoria da qualidade de vida das populações residentes na APA e no seu entorno são também seus propósitos.

No que se refere a flora, a vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão (tipo predominante), caatinga e cerrado.

Em relação a fauna, é rica em aves, mamíferos, répteis e insetos. Na região, foi descoberta uma ave que corre risco de extinção, trata-se do Soldadinho-do-Araripe.

 -

Inserção Invtur-PE

ATRATIVOS TURÍSTICOS 

Atrativos Turísticos Histórico-Culturais

 

 Açudes, Balneários, Barragens, Bicas e Canais construídos

 

Açude Algodões

Tendo uma capacidade de 315 milhões de metros cúbicos, a Barragem é utilizada para banho, piquenique e possui alguns bares populares em sua volta.

Possui uma agradável ambiência onde se tem algumas espécies vegetais como o mandacaru e a algaroba.

Tem criatório de camarão, com produção de aproximadamente de 5 toneladas por semana.

A partir dele avista-se, no segundo plano da paisagem, o Morro da Sussuarana; formação sedimentar que faz parte da mesma macroestrutura de relevo da Chapada do Araripe.

-

Inserção Invtur-PE





 

Arquitetura Civil, Rudimentar, Conjunto Arquitetônico e Modernista

 

Povoado de Santa Rita

Situado às margens da BR, o singelo povoado tem seu destaque na Igreja de Santa Rita. De fachada simples e harmoniosa, com uma porta central de acesso e única torre sineira. Os festejos em louvor da padroeira acontecem no mês de maio. O casario térreo é predominante geminado com platibandas e adornos modestos. À entrada ao povoado é avistada uma escultura com a imagem da Santa. Próximo a ela, canteiros jardinados.

-

Inserção Invtur-PE







Espaços Culturais

 

Espaço Cultural

O Espaço Cultural trabalha com cerca de 350 pessoas da comunidade entre crianças, adultos e idosos, com aulas de dança popular, tais como o frevo, coco, maracatu, caboclinho e xaxado, com objetivo de fortalecer e perpetuar tais raízes culturais.  Além disso, o projeto cumpre o seu papel de proporcionar a inclusão social e valorizar a dança tipicamente brasileira, através das várias gerações.

 -

Inserção Invtur-PE


Feiras Livres

 

Feira Livre de Ouricuri

 -

Inserção Invtur-PE


 

Monumentos 

 

Igrejas Históricas, Capelas, Catedrais, Conventos e Mosteiros

 

Igreja de São Sebastião

A Igreja Matriz teve a sua construção em meados do século XIX. Edificação em estilo eclético, tem sua fachada principal ainda influenciada pelo barroco colonial. Apresenta três portas de acesso e cinco ao nível do coro. O frontão com volutas e um nicho que abriga a imagem do padroeiro é ladeado por duas torres. Internamente, o corpo do templo é ladeado por corredores, que finalizam em altar. No altar-mor destaca-se a imagem do Santo Mártir. O entorno do templo é marcado pela Praça Padre Francisco Pedro da Silva.

-

Inserção Invtur-PE





Praças

 

Praça Muniz Falcão

A praça tem canteiros em alvenaria com plantas ornamentais, como papoulas e espadas de São Jorge. Árvores de grande porte que tem continuidade no canteiro central que divide a Avenida Oscar Lins. Entretanto, o que mais chama a atenção é o contraste entre o casario que a circunda: por um lado, sobrado em dois pavimentos, com platibanda com adornos e bem conservado. Por outro, um belo sobrado e casario térreo abandonado e em processo de ruína.

-

Inserção Invtur-PE





Praça Padre Francisco Pedro da Silva

Situada no centro urbano, ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião, a praça apresenta canteiros em alvenaria, com plantas ornamentais e bancos em madeira.

Contornados por uma vegetação de porte arbóreo, destacam-se palmáceas como a macaíba e o ouricuri. O entorno da praça é marcado por um harmonioso casario e pelos equipamentos que compõem a Academia da Cidade, espaço público voltado à atividade física.

-

Inserção Invtur-PE





Últimas atualizações em:

09/ 02/ 2022

 

Empetur

Inventário Turístico de Pernambuco – Invtur - PE

(081) 3182 8170

invtur@gmail.com

http://inventariope.blogspot.com/

https://www.facebook.com/InvturPE/



Ouricuri: Outras informações

Prefeitura:

http://www.ouricuri.pe.gov.br/novosite/  

Blog Atrativo Pernambuco:

http://atrativope.blogspot.com/

Wikipédia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ouricuri  

IBGE:

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/ouricuri/historico