OLINDA - MIRANTE - FOTO: ARQUIMEDES SANTOS - www.empetur.pe.gov.br/galeria-de-fotos?page=1

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

 

SERRA TALHADA

INVENTÁRIO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Naturais

 

Grutas, Cavernas e Furnas

 

Gruta do Cancão

Na verdade, trata-se de aglomerações rochosas que formam furnas na encosta da Serra Talhada. No período chuvoso, há formação de uma pequena cachoeira, onde os moradores locais vão se refrescar. Seu entorno é composto por vegetação arbustiva e afloramentos rochosos que dão um toque especial à paisagem. Apresenta bom estado de preservação e limpeza. Aconselhável fazer percurso acompanhado de guia local. Localização: Encosta da Serra Talhada.

-

Inserção Invtur-PE






Mirantes

 

Mirante da Antena

O cenário do mirante compõe-se de diversas serras que se alinham harmoniosamente, tendo em seu vale a sede do município de Serra Talhada. O Rio Pajeú serpenteia o vale, tornando ainda mais deslumbrante a paisagem. O açude Borborema também pode ser vislumbrado, dando um toque especial ao cenário. A paisagem circundante é composta por vegetação arbustiva e de cactáceas. Há ainda a presença de diversos afloramentos rochosos. Aconselhável acompanhamento de guia local. Localização: Fazenda Saco (IPA)

-

Inserção Invtur-PE

 



Mirante da Barragem do Jazigo (Mirante do Jotinha)

O mirante propicia uma visão privilegiada da região com uma belíssima paisagem circundante, composta por uma vegetação rasteira e arbustiva, parte do leito do Rio Pajeú, a Serra Talhada e por formações serranas. Avista-se uma praia fluvial, formada pelas águas do Rio Pajeú que segue seu curso cortando a paisagem até perder-se de vista. Localização: BR-322, KM 405

-

Inserção Invtur-PE



Mirante do Açude Cachoeira II

Do mirante têm-se uma visão privilegiada da sede do município de Serra Talhada, localizada no vale entre a Serra Talhada e as Serras Verde e da Travessia. Observa-se uma vasta vegetação arbustiva, rasteira e de palmáceas e algumas árvores frutíferas. Localização: BR 232, KM 415

 -

Inserção Invtur-PE


Mirante do Cruzeiro

Do mirante, observa-se em primeiro plano, o Açude Borborema e a sede do município. Compondo a ambiência, tem-se ainda a presença de outras serras que formam o pano de fundo da paisagem. O entorno do atrativo é composto por vegetação rasteira e arbustiva. Há ainda presença de diversos afloramentos rochosos na vertente leste de Serra Talhada. Apresenta estado de conservação e limpeza regular. Aconselhável fazer percurso acompanhado de guia local. Localização: Encosta da Serra Talhada.

-

Inserção Invtur-PE




Mirante do Talhado do Urubu (Face Norte da Serra Talhada)

O atrativo, em sua porção conhecida como Talhado do Urubu, localiza-se na face norte da Serra Talhada. Avista-se ao fundo da paisagem, uma sucessão de maciços residuais característicos da região e também trecho da Chapada do Araripe. Em primeiro plano aparece um trecho de planície, salpicada por inselbergues. Ao sul, observa-se parte do Vale do Pajeú. Do seu alto, avista-se ainda o Açude Saco. O entorno do atrativo é composto de vegetação rasteira, de cactáceas, palmáceas espaçadas e arbustos. Mais abaixo do mirante a vegetação que domina é de caatinga arbustiva. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza, se dando a ocupação humana através de pequenas propriedades rurais. Localização: Fazenda Saco (IPA).

-

Inserção Invtur-PE




Rochedos e Pedras


Pedra da Emboscada

Foi o local onde a família Saturnino armou a primeira emboscada para a família Ferreira, saindo ferido gravemente o irmão de Lampião e foi morta a sua burra.

-

Últimas Atualizações em:

29/09//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

Fonte: Prefeitura

Pedra do Sobrado

Os diversos afloramentos rochosos que compõem o atrativo, distribuem-se de forma harmoniosa, formando um grande parque de beleza estonteante. Têm-se uma visão privilegiada de todo o conjunto da Serra Talhada e demais serras que compõem a paisagem circundante, tornando-a ainda mais bela. O canto dos pássaros da região "complementam" a magia do lugar. Em época de chuva, os diversos caldeirões formados no lajedo, transformam-se em piscinas naturais que são utilizados pela população local para banhos. O entorno do atrativo é composto de vegetação arbustiva, arbórea - espaçada e de cactáceas. Apresenta bom estado de preservação e limpeza. Localização: Malhada da Areia.

-

Inserção Invtur-PE






Unidades de Conservação

 

Parque Estadual

 

Parque Estadual Mata da Pimenteira

Localizado na mesorregião do Sertão, na microrregião do Vale do Pajeú, inserido nos limites da Fazenda Saco, propriedade do Instituto de Pesquisas Agronômicas - IPA, a uma distância aproximada de 3 Km ao norte do centro urbano, o Parque tem uma área total de 887,24 ha e recebe o título de 1ª Unidade de Conservação do Estado de Pernambuco no Bioma Caatinga.

Serra Talhada – PE

Fone: (81)

E-mail:

Mídias Sociais: http://www.cprh.pe.gov.br/unidades_conservacao/Protecao_Integral/Parque_Estadual/Parque_Estadual_Mata_da_Pimenteira/41698%3B31249%3B22370401%3B0%3B0.asp

Mais informações: Criado pelo Decreto Estadual 37.823, de 30 de janeiro de 2012.

-

Inserção Invtur - PE:

Data de inserção: 22/05/2020

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Histórico-Culturais

  

Açudes, Balneários, Barragens, Bicas e Canais construídos

 

Açude Borborema

O Açude Borborema é de beleza peculiar, uma vez que está localizado ao pé da serra que deu nome ao município: a Serra Talhada, que pode ser admirada em toda sua grandiosidade e imponência. Seu entorno é composto por vegetação rasteira, arbustiva e por hidrófilas. É possível a prática de pesca nas suas águas, o que é realizado pela população local para subsistência. Apresenta bom estado de conservação, necessitando de limpeza. Localização: Às Margens da BR-232, KM 413.

-

Inserção Invtur-PE




 

Açude do Saco

O entorno do atrativo é composto por vegetação arbustiva, arbórea espaçada e de algumas cactáceas. Presença de afloramentos rochosos. Ao longe avistam-se serras que circundam a paisagem. Próximo à sede do IPA, observa-se aglomerações rochosas de beleza peculiar, possível de ser visitada. Percorrendo-se 3km a partir do portão do IPA, até chegar ao Centro de Pesquisa em estrada em bom estado de conservação. Há cerca de 13 anos que o açude não sangra, encontrando-se em suas águas peixes como curimatã, carpa, corvina, tilápia, traíra e piau, que são pescados com fins comerciais e de subsistência. Apresenta bom estado de conservação e limpeza. Localização: Fazenda do IPA.

-

Inserção Invtur-PE



Açude Público Cachoeira II

O açude comporta 22.000 m³ de água que abastece o município, servindo para irrigação e prática de pesca, tanto de subsistência quanto comercial. Os peixes encontrados são: tilápia, traíra, curvina e curimatã.  Está localizada ao sul da Serra Talhada. Observa-se a presença de uma pequena ilha que enriquece a belíssima paisagem, onde pode-se chegar de canoa. A canoa também é utilizada para realizar a travessia no açude. O entorno é composto por vegetação rasteira e principalmente arbustiva. Localização: BR-232 / KM 415.

-

Inserção Invtur-PE



Barragem de Serrinha

Seu entorno é composto por vegetação arbustiva e de hidrófilas. A presença de pequenas ilhas e afloramentos rochosos dão um toque especial a beleza do atrativo. É interessante observar o contraste da semiaridez da paisagem com o volume de água represada. Sua capacidade é de aproximadamente 311 milhões de m³.  É possível encontrar em suas águas diversos tipos de peixes, dentre eles traíra e curimatã. Apresenta bom estado de conservação e limpeza. Existem propostas de projetos de irrigação, eletrificação e piscicultura, para a área do atrativo. Localização: Serrinha

-

Inserção Invtur-PE

 





Barragem do Jazigo

A barragem comporta 11.000 m³ de água e está localizada ao pé do Serrote do Zicó. Existência de prática de pesca, onde encontram-se os peixes: curimatã, traíra, tucunaré e apanharí. Há ainda a presença de uma praia fluvial no seu entorno, com extensão de mais ou menos 50m e presença de afloramentos rochosos. O estado de conservação é razoável, necessitando de limpeza. Há na local presença de comércio formal, onde pode-se encontrar como especialidade o bode assado e a galinha de capoeira. Nos meses com maior incidência de chuva, ocorre o sangramento da barragem, tornando mais peculiar a beleza da paisagem. O entorno do atrativo é composto por vegetação rasteira e arbustiva, observando-se uma imensa população de hidrófilas, que cobrem totalmente as águas da barragem. Localização: Km 405 / BR-232

Outras informações:

https://www.youtube.com/watch?v=GFALuPk-FtY

-

Inserção Invtur-PE

Atualização em: 13/04/2023 – Gustavo Pacheco





Arquitetura Civil, Rudimentar, Conjunto Arquitetônico e Modernista

 

Antigo Fórum de Serra Talhada

Foi construída no ano de 1914 e funcionou até o ano de 1990, quando foi desativado e restaurado, para abrigar a Casa da Cultura. Típica construção do início do século. Tem fachada quadrangular e de um só pavimento. Na fachada duas portas de acesso e duas janelas todas do mesmo lado com seus vãos emoldurados por detalhes em relevo de massa. O telhado é em platibandas, tendo também elementos decorativos em massa. Há pináculos em cada uma das extremidades. Seu interior é composto por 6 cômodos com piso em mosaico e teto sem forro, deixa à mostra as traves de madeira originais. Pode ser visitado no horário de funcionamento da Casa da Cultura de segunda à sexta das 8h às 12h e 13:30h às 17:30h. Encontra-se em regular estado de conservação. Localização: Praça Sérgio de Magalhães, 868, Centro.

-

Inserção Invtur-PE


Casa da Cultura

Praça Sérgio Guimarães, 868. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Aos sábados, das 10h às 12h; e aos domingos, das 18h às22h. 

-

Inserção Invtur-PE


Casa de Dona Jacoza

Casa da avó materna de Lampião, onde Virgulino foi morar quando pequeno.

-

Últimas Atualizações em:

30/09//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura


Casa do Barão do Pajeú

Esta foi a residência do Barão do Pajeú, primeiro prefeito do município de Serra Talhada. Foi construída no ano de 1872. Ali eram realizadas festas e comemorações cívicas. Encontra-se ainda original, com exceção das janelas, que são mais recentes. Construção em alvenaria com planta retangular de apenas um pavimento. Tem na fachada apenas uma porta e 4 janelas à sua direita, todos em madeira. O telhado é em platibanda, em cada extremidade três sóis. O da direita, o sol nascente, à esquerda, o sol poente e no meio o sol a pino encimado por um pistilo, símbolo da vida. Situa-se em frente à Praça Sérgio Magalhães e ladeada por casas residenciais em bom estado de conservação. Localização: Praça Sérgio Magalhães, s/n, Centro.

-

Inserção Invtur-PE


Casa dos Comandantes Teófanes Torres e Coronel Alípio

São construções típicas da década de 20. Nelas residiam os comandantes das forças volantes que combatiam cangaceiros, sobretudo o bando comandado por Lampião, o Rei do Cangaço. São casas geminadas em alvenaria de tijolo. Têm fachada retangular e apenas um pavimento. Possui duas portas principais, cada uma, ladeada por janelas em madeira, emolduradas por massa. O telhado apresenta-se em platibandas com ricos elementos decorativos em massa. Como é casa residencial, pode ser visto somente por fora. Encontra-se em estado bom de conservação, em meio ao núcleo urbano. Localização: Rua Cornélio Soares, Centro.

-

Inserção Invtur-PE


Estação Ferroviária de Serra Talhada

Constitui um exemplar de arquitetura típica das ferroviárias do final do século 19. A coberta em duas águas, tem recobrimento em telha canal. O beiral é em cimento. Em um dos lados o beiral caracteriza-se como um alpendre, voltado para a linha férrea, servido de abrigo aos que estão na plataforma. O conjunto é formado pela Estação Ferroviária, Casa do Chefe e Armazém de Carga. Situa-se próximo à BR-232, em meio ao núcleo urbano. Ao seu redor existem peças do artista plástico Ronaldo da Silva em sucata de ferro e alguns pés de algaroba.

No local está instalada a Secretaria de Cultura e Esportes, e funciona também como Espaço Cultural e para eventos, sobretudo durante o ciclo junino. Localização: Às Margens da BR-232, na Entrada do Município.

-

Inserção Invtur-PE

Atualização em: 30/01/2023 – Gustavo Pacheco



Centros de Pesquisas e Estações Experimentais

 

CEPEC - Centro de Estudos e Pesquisas do Cangaço

O CEPEC - Centro de Estudos e Pesquisas Cabras de Lampião foi criado pela Fundação Cabras de Lampião, devido a necessidade de um espaço destinados para estudos aprofundado de pesquisadores, e curiosos a fim de saberem mais a respeito da vida de Lampião o Rei do Cangaço. O CEPEC está ligado à Fundação Cabras de Lampião / Museu do Cangaço / Ponto de Cultura Arte do Cangaço. Contatos: Tel: 87 3831.2041 e 87 99386535. Visita: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.finais de semana e feriados, com agendamento. www.cabrasdelampiao.zip.net / cabrasdelampiao@bol.com.br 

Localização: Estação Ferroviária, às Margens da BR-232, na Entrada do Município.

 -

Inserção Invtur-PE


Unidade de Execução de Pesquisa de Serra Talhada – IPA

Esta fazenda experimental é responsável pela geração de tecnologia que permita o uso racional da caatinga. A área total da fazenda é de 3.200 ha. São desenvolvidas técnicas para irrigação, que são: a não convencional, a com cápsulas porosas, xique-xique (proveniente da França), tubos janelados e mangueira. As culturas irrigadas são: pitanga, acerola, goiaba, coco, banana. Há uma área de experimentação para culturas que independem da chuva como: algodão, cereais (milho, sorgo, milheto, gergelim, mamona, feijão macassa). Outra área de atuação é a pecuária bovina com a raça buzerá e gir leiteiro. Fazem inseminação artificial com reprodutores da região. Atuam também na área de equinos como mangalarga e criolo nordestino. Da área total 600ha são dedicados à piscicultura de manejo das espécies carpas, tambaquis, tilápia, curimatã e traíra. O local é aberto à visitação mediante aviso prévio pelo fone: 87 3831 2078 / 87 3831 1227, falar com Ivan Souto de Oliveira Júnior e Carlos Martins Guerra ou o Eng. Agrônomo José Nunes Filho. O local dispõe de um auditório equipado com capacidade para 50 lugares e alojamento para 20 pessoas. Localização: Fazenda Saco, Zona Rural.

 -

Inserção Invtur-PE


Espaços Culturais

 

Casa da Cultura

No museu, registro sobre a cidade, sua história e personalidades, a exemplo de Lampião. Mas também de políticos como o ex-governador de Pernambuco, Agamenon Magalhães, que nasceu em Serra Talhada em 1893, época em que o local ainda se chamava Ilha Bela. Livros, documentos, objetos de Agamenon e seus familiares podem ser vistos. Outros personagens ilustres da terra também são homenageados, como o artista e humorista Arnaud Rodrigues, que trabalhou no programa “A Praça é Nossa”. O Músico Moacyr Santos, conhecido como “Ouro Negro”, e o Premiado Escritor Raimundo Carreiro. Uma curiosidade: a galeria de misses. Quem visita a casa da Cultura descobre que três moças de Serra Talhada foram eleitas para representar Pernambuco: Matilde Terto, em 1974, Cilene Albrim, em 1975, e Fátima Mourato, em 1977. Prova de que Serra Talhada, além de terra de homens valentes e talentosos, é também um celeiro de beldades.

Localização: Praça Sérgio Loreto Magalhães,868 Nossa Senhora da Penha, Serra Talhada

 -

Inserção Invtur-PE


Lampião Aceso

Praça Agamenon Magalhães, s/n, Espaço Cultural para quem gosta de música alternativa, tem shows ao vivo com música da terra e reúne moradores de todas as idades. Funciona entre quarta e domingo, das 18h às 4h da manhã, com apresentações de blues, jazz, rock e MPB.

 -

Inserção Invtur-PE


Museu do Cangaço

Site: www.pontodeculturacabrasdelampiao.blogspot.com.br

 -

Inserção Invtur-PE


Ponto de Cultura Artes do Cangaço

O Ponto de Cultura está ligado à Fundação Cabras de Lampião / Museu do Cangaço / CEPEC - Centro de Estudos e Pesquisas do Cangaço. Contatos: Fone: (87) 3831 2041 e 9938 6535.

Visita: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Finais de semana e feriados, com agendamento. www.cabrasdelampiao.zip.net / cabrasdelampiao@bol.com.br

 -

Inserção Invtur-PE


Teatro do CISP

O local funciona como Espaço Cultural, onde se tem apresentações teatrais de dança, entre outras. O espaço começou a funcionar como teatro em 03 de agosto de 2006, pais antes funcionava apenas como Clube Municipal, que estava desistindo a 15 anos.

Contatos: Fone: (87) 99619 7044 / 3831 3454 / carlossilvaator@hotmail.com

 -

Inserção Invtur-PE


Feiras Livres

 

A feira foi realizada pela primeira vez em 10/02/1778, numa segunda-feira. Desde aí, ela é realizada sempre neste dia. A feira é de grande porte se estendendo por várias ruas ao redor da igreja matriz. Conta com mais de 200 barracas, além de inúmeros tabuleiros e produtos comercializados no chão. Vários são os produtos encontrados, tais como alimentícios, vestuário, utensílios domésticos, calçados e brinquedos. Os produtos alimentícios comercializados são frutas, verduras, cereais, legumes e doces. Roupas masculinas, femininas e infantis, além de sapatos e sandálias em couro. Os utensílios encontrados são de plástico, louça, barro, alumínio e flandres. São encontrados também objetos de adorno em couro e pequenas bijuterias. Chamam a atenção as ervas medicinais e os óleos para cabelos. Localização: Pátio da Feira Ivany Barros Av. Enock Inacio de Oliveira, s/n, Centro.

 -

Inserção Invtur-PE


Folclore

 -

Inserção Invtur-PE


Quadrilha

Xaxado

 

Gastronomia Típica

 -

Inserção Invtur-PE


Arroz Vermelho

Baião de Dois

Batida de Maracujá

Bode Assado

Buchada de Bode

Carne de Sol

Cuscuz

Galinha de Capoeira

Munguzá Salgado

Peixe Frito

Rabo de Galo

Rapadura

 

Manifestações Populares

 

Artesanato Típico, Decorativo e Utilitário

 -

Inserção Invtur-PE


Artesanato em Cabaça

Artesanato em Madeira

 

Grupos Folclóricos

 

Grupo de Xaxado Cabras de Lampião

Rua Virgulino Ferreira da Silva,06 - Vila Cohab

Serra Talhada – PE

Fone: (87) 3831 2041 / 99938 6035

 -

Inserção Invtur-PE


Mercados Públicos e Privados

 

Mercado Público Municipal

O local dispõe de uma feira bem estruturada com uma grande diversidade de produtos, além de possuir um conjunto de bares constituído por 40 boxes. As refeições são servidas da forma mais tradicional, e a população as procuram principalmente nos dias de feira livre, assim como nas festas da cidade. O Mercado está ligado a SIC -  Secretaria de Indústrias e Comércios. Fone: 87 3831 1156 Ramal – 219. Localização: Rua Enock Ignácio de Oliveira, S/N – Centro.

-

Inserção Invtur-PE


Monumentos 

 

Igrejas Históricas, Capelas, Catedrais, Conventos e Mosteiros

 

Igreja de Nossa Senhora da Penha

A Igreja de Nossa Senhora da Penha foi mandada erguer pelo Padre José Kehrle, sendo inaugurada em 02 de agosto de 1953. É uma construção imponente com elementos góticos. A fachada é composta por torre sineira que se encontra no centro, acoplada ao corpo da igreja, em plano mais avançado. Em plano mais recuado estão as portas laterais. A porta principal, em madeira, formando no alto arco ogival. A torre é composta de dois blocos superpostos, sendo o térreo a porta principal e o 2º bloco o local do sino, tendo um bonito relógio. Sobre a torre está o campanário pontiagudo com pequeninas janelas. Em cada extremidade existem pináculos decorados em massa. Toda a fachada tem ricos elementos decorados em massa, assim como as molduras dos vãos. Seu interior é de nave única, com dois corredores laterais, cuja divisão é feita por arcos ogivais, sendo as bases das colunas em mármore. As janelas têm vitrais. No altar-mor a imagem de Nossa Senhora da Penha, de grande valor artístico e histórico, é de madeira de origem francesa, trazida do Recife pelos Capuchinhos. Pode ser visitada durante as missas, ou mediante pedido. Encontra-se em bom estado de conservação em frente à Praça Matriz, em meio a núcleo urbano. Localização: Praça Barão de Pajeú, Centro.

-

Inserção Invtur-PE




Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Esta foi a primeira igreja do município dedicada à Nossa Senhora da Penha. Foi erguida por escravos por iniciativa de Filadélfia Nunes de Magalhães em 1789-1790. Filadélfia era filha do português Agostinho Nunes de Magalhães, dono de uma fazenda de criação que originou Vila Bela. Na época a igreja era apenas a capela da fazenda. Foi a Matriz do município entre 1842-1853, quando passou para uso dos escravos. É uma singela igreja em estilo barroco. Construção em alvenaria de tijolo, tendo sua fachada o formato quadrangular. O frontão é trabalhado com belas volutas, encimado por uma cruz de madeira. Possui apenas uma porta e duas janelas na altura do coro. O tribeiral foi tirado e colocada platibandas. Tem missa aos domingos às 7:00 e 19:00 h. Para visitá-la, só pela manhã pedindo a chave na residência e salão paroquial Nossa Senhora do Rosário, atrás da igreja. Tem em suas imediações a praça, casas residenciais e comerciais. Encontra-se em estado bom de conservação e uso. Localização: Praça Agamenon Magalhães, Centro.

-

Inserção Invtur-PE

Foi a primeira igreja da cidade, sendo construída com a mão de obra escrava.

-

Últimas Atualizações em:

30/09//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 


Fonte: Prefeitura

Ruínas

 

Casa de Zé Saturnino

Ruínas da Casa de Zé Saturnino, “o primeiro inimigo de Lampião”. Nas paredes construídas com tijolos de barro ainda são visíveis muitas marcas de bala.

-

Últimas Atualizações em:

30/09//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Fonte: Prefeitura



Museus e Exposições Permanentes

 

Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada

Tem como tema a vida da cidade e as personalidades históricas do município como Agamenon Magalhães e Lampião. Foi inaugurado em 02 de julho de 1986. Tem como coleção e principais peças, objetos de uso dos cangaceiros como armas, balas, cartucheiras, sacolas, roupas do sertanejo, chapéu de couro. Há também um rico acervo de fotos das cabras de Lampião, seus amigos e inimigos e a foto com as cabeças mutiladas em Angico. Há também louças, oratório e objetos de uso pessoal do Padre Jesus, o espanhol que mandou erguer a Igreja Matriz. Muitas das peças foram doações da comunidade. Tem guias especializados para visitação que pode ser feita de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 13:30h às 17:30h, sábados das 8h às 12h e domingos das 18h às 20h. Localização: Praça Sérgio Magalhães, 868, Centro.

-

Inserção Invtur-PE


Fundação Cultural Cabras de Lampião - Museu do Cangaço

O museu tem como tema o cangaço. Seu acervo conta com fotografias dos cangaceiros, tijolos da casa de Lampião e da casa do inimigo de Lampião, Zé Saturnino. Tem também a cruz que pertencia a uma capela da vila São Francisco, onde o Sr. Pereira matou oito soldados e um sargento quando da época dos cangaceiros. Hoje a capela está submersa pela barragem de Serrinha. Tem também fitas de vídeo contendo documentário sobre o cangaço. Pode ser visitado, mediante solicitação do coordenador. Contatos: Tel: 87 3831.2041 e 87 99386535.

Visita: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h finais de semana e feriados, com agendamento. www.cabrasdelampiao.zip.net / cabrasdelampiao@bol.com.br Localização: Estação Ferroviária, às margens da BR-232, na entrada da cidade.

-

Inserção Invtur-PE





Sítio Passagem das Pedras - Museu do Cangaço/Casa da Família Ferreira

A casa da avó de Lampião foi transformada em museu e está localizada no Sítio Passagem das Pedras. Na pequena casa de alvenaria e tijolo encontra - se fotografias da família de Lampião, utensílios domésticos e móveis, tudo em alusão a época em que vivam no sítio.

O caminho para chegar até o Museu Sítio Passagem das Pedras segue de carro pela PE - 390, sentido Floresta, até chegar no 30,5km, virar a esquerda na estrada de barro Zé Saturnino, andar por 3km até as Pedras onde os saturninos fizeram uma emboscada para os ferreiras, ocorrendo o primeiro confronto entre os mesmos. A partir deste ocorrido iniciava - se a guerra entre as famílias. Posteriormente andar 1km, entrar a direita na porteira e seguir por 500m para estacionar o carro e andar em uma trilha por mais 300m até chegar a ruína da Casa onde Zé Saturnino residiu.

Adiante, seguir mais 1,5 km até chegar a encantadora Casa na qual Lampião viveu.

O Sítio está ligado à Fundação Cabras de Lampião / Museu do Cangaço / Ponto de Cultura Arte do Cangaço Fone: 87 3831.2041 e 87 99386535. Visita: de segunda a sexta, das 8h às 12h e

das 13h30 às 17h, finais de semana e feriados, com

Agendamento. www.cabrasdelampiao.zip.net

-

Inserção Invtur-PE


Praças

 

Praça Agamenon Magalhães

Esta praça foi erguida em homenagem ao ex-governador Agamenon Magalhães, um ilustre filho de Serra Talhada. No centro da praça, o busto de bronze do ex-governador sobre um pedestal de cimento, de mais ou menos 2 metros. Este lado da praça é bastante arborizado, com bancos de concreto e jardins gramados. Alguns canos de concreto servem de jardineira.

Do outro lado existe uma concha acústica, onde são realizados esporadicamente, shows e apresentações de artistas locais. A praça encontra-se em bom estado de conservação e uso.

Localização: Em Frente à Igreja do Rosário

-

Inserção Invtur-PE



Praça Barão do Pajeú

Praça em homenagem ao Barão de Pajeú, o primeiro prefeito do município de Serra Talhada. É uma praça pequena, mas acolhedora. Toda cercada por muros baixinhos que servem de bancos. Possui árvores de pequeno e médio porte e jardins gramados. No centro da praça, uma pequena base quadrangular com uma esfinge em cimento. Encontra-se em bom estado de conservação e uso em meio ao núcleo urbano. Localização: Em frente à Igreja Nossa Senhora da Penha

-

Inserção Invtur-PE

 


Praça Manoel Pereira Lins

A praça Manoel Pereira Lins é conhecida como "xaxódromo", onde acontecem as apresentações de tributo a Virgulino. É toda cercada e dividida em várias partes, uma das quais possui quiosques em alvenaria funcionando como lanchonetes e bombonière. A praça ainda possui pista de cooper, playground, luminárias, bancos de concreto, árvores de pequeno porte e, em uma de suas extremidades, há uma quadra esportiva, onde é montado o xaxódromo. Sua ambiência é marcada por casas residenciais e comerciais. Encontra-se em bom estado de conservação e limpeza. Localização: Sede Municipal - Núcleo Urbano

-

Inserção Invtur-PE

 



Praça Sérgio de Magalhães

É a principal praça da cidade. Fica em uma rua de ladeira, por isso, mostra-se em vários níveis e com lances de escadas. Tem em uma das extremidades, o memorial do Cangaço, erguido em pedra, tendo esculpido o rosto de 4 cangaceiros, um de cada lado, tendo um pé de mandacaru plantado ao meio. Há várias reentrâncias onde há bancos de granito. É bem arborizada, com plantas de pequeno e grande porte, com jardins gramados. Encontra-se em bom estado de conservação e uso em meio ao núcleo urbano. Localização: Em frente a Praça Barão de Pajeú.

-

Inserção Invtur-PE

Sítios Históricos e Científicos

 

Sítio Passagens das Pedras

Local onde nasceu o Rei do Cangaço e fica 35 km da cidade.

-

Últimas Atualizações em:

29/09//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco


Fonte: Prefeitura