OLINDA - MIRANTE - FOTO: ARQUIMEDES SANTOS - www.empetur.pe.gov.br/galeria-de-fotos?page=1

sexta-feira, 4 de março de 2022

 

JABOATÃO DOS GUARARAPES

INVENTÁRIO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS 

Atrativos Turísticos Naturais

 

Fonte: Prefeitura


Praias

 

Praia de Barra de Jangada

Por ser uma praia localizada na foz do Rio Jaboatão, apresenta duas faces: uma voltada para o Oceano e outra voltada para a foz do rio. Sua ambiência é marcada ao norte pela Praia de Candeias e ao sul pela foz do Rio Jaboatão e pela Praia do Paiva, está no Cabo de Santo Agostinho. Seu entorno é completado pela construção dos espigões para contensão da erosão. Com extensão de aproximadamente 400m em praia quebrada, suas areias são finas e de tonalidade dourada, apresentando pequenos trechos de vegetação rasteira. Considerada regular para o banho, suas águas são pouco profundas com média intensidade de ondas na preamar e de marolas na baixa mar. É pequena a intensidade da maré, apresentando um recuo de aproximadamente 15m.

Observa-se a presença de bancos de areia e de ancoradouro natural para pequenas embarcações. Encontra-se em regular estado de preservação e limpeza. Existência de equipamentos e serviços: bares, restaurantes, marinas, pousadas, passeio de barco. A ocupação humana se dá através de bares e restaurantes. Presença de ambulantes. 

Localização: Entre a Praia de Candeias e a Foz do Rio Jaboatão

-

Inserção Invtur-PE

 




Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura



Praia de Candeias

Localizada entre Piedade, ao norte e Barra de Jangada, ao sul, a Praia de Candeias é marcada pela ocupação humana que chega até a sua orla. É possível avistar ao norte, a grande concentração urbana de Boa Viagem e, ao sul, o Cabo de Santo Agostinho. Com extensão de aproximadamente 3km em praia de trechos quebrados e trechos ondulados, suas areias são finas e claras. A vegetação ocorrente é de coqueiros, que dominam os quintais e jardins das casas a beira mar. Boa para o banho, suas águas são pouco profundas com média intensidade das ondas na preamar e de marolas na baixa-mar. Sua maré é de intensidade média apresentando um recuo de 30m aproximadamente. Observa-se a presença de arrecifes ao largo de pequenos trechos de praia.  Há possibilidade de ancoragem para pequenas embarcações. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza apresentando trechos com erosão. Existência de equipamentos e serviços como bares, clubes, restaurantes, palhoças e ambulantes. 

Localização: Entre as Praias de Piedade e Barra de Jangada

-

Inserção Invtur-PE


Praia de Piedade

Localizada entre a praia de Boa Viagem ao norte, em Recife, e a Praia de Candeias ao sul, sua ambiência é marcada pela ocupação humana que chega até a orla, exceto no seu trecho mais ao norte onde a orla está ocupada por áreas de lazer e a Avenida Beira Mar. Complementa ainda sua ambiência a Igreja de Nossa Senhora de Piedade. Com extensão de aproximadamente 4,5km em praia quebrada e ondulada, sua vegetação é composta por coqueiros existentes nas residências da orla. Suas areias são finas e de tonalidade clara. Boa para o banho, apresenta média profundidade e intensidade de maré com um recuo de aproximadamente 50m. Suas ondas apresentam-se com média intensidade na preamar e baixa intensidade na baixa-mar.  Trata-se de uma praia desprotegida pelos arrecifes. Apenas no seu trecho mais ao sul há ocorrência deles. Possibilidade de ancoragem para pequenas embarcações. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza, ocorrendo erosão em alguns trechos. Existência de equipamentos e serviços: bares, restaurantes, hotéis, boates, ambulantes (comércio informal).

Localização: Entre as Praias de Boa Viagem (Recife) e Candeias

-

Inserção Invtur-PE






ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Histórico-Culturais

  

Arquitetura Civil, Rudimentar, Conjunto Arquitetônico e Modernista

 

Antiga Casa dos Prefeitos

A edificação em estilo eclético, provavelmente do século XIX, foi construída para ser a casa dos prefeitos do município. Possui, dois pavimentos erguidos em alvenaria de tijolo e argamassa. É coberta por telhado em duas águas com telha cerâmica de capa e canal em dois níveis, que se apoiam em colunas de ferro e definem terraço e varanda. A utilização do ferro confere ao edifício um alto valor arquitetônico pois eram poucos os exemplares dessa tipologia no município. O edifício possui, ainda, piso em ladrilho hidráulico, forro de madeira, portas e janelas com vitrais coloridos, e escada interna em madeira. Suas fachadas são marcadas por portas e janelas de madeira em arco ogival, com venezianas e vitrais coloridos, salientados pelas cercaduras dentilhadas, presentes também nos cunhais. O prédio está sendo utilizado atualmente pela Secretaria de Educação. Situa-se em ponto elevado, destacando-se do seu entorno. Chama atenção por sua tipologia diferenciada e pela implantação em terreno acidentado, encabeçando a quadra, que possui casas residenciais. Fone: (81) 3481 1720.

Localização: Rua Marilita Martins, 47, Centro.

-

Inserção Invtur-PE



Antigo Mercado Público

O antigo Mercado Público, foi construído em 30 de outubro de 1904. Entre 1970 e 1989, foi transformado em Câmara Municipal, passando a ser denominado Palácio Nobre de Lacerda. O edifício eclético, erguido em alvenaria de tijolo e argamassa, é coberto por telhado de quatro águas em telha cerâmica de capa e canal com lanternim e tesouras de madeira. O partido retangular de planta livre sofreu modificações, ganhando compartimentos para receber a Câmara Municipal. Suas fachadas são simétricas e compostas por grandes portões de ferro e janelas de venezianas com bandeiras fixas e vergas em arco pleno. Possui platibanda corrida, possuindo apenas um pavimento. Atualmente funciona como Biblioteca Pública cujo horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 07:30 às 18:00h. Encontra-se em regular estado de conservação. Ocupa uma quadra inteira, destacando-se volumetricamente do conjunto por sua horizontalidade e densidade. Situado em meio ao núcleo urbano.

Localização: Praça do Rosário, Centro

 -

Inserção Invtur-PE


Casa Grande da Usina Jaboatão

Esta Usina surgiu de um antigo engenho, o Engenho Jaboatão, que era movido a água. Lá em 1857 residiram 154 pessoas, sendo 28 escravos. A construção da Casa Grande data de 1790, tendo sido reduto de pregação político revolucionária, passando a ser conhecida como Academia Suassuna. Sua fachada é imponente. É uma construção em dois pavimentos com planta retangular. Uma bela arcada dá acesso à entrada que é feita por escadaria. Ladeando a entrada, estão cinco janelas de cada lado, tanto na parte inferior, como na superior. Todos os vãos são em madeira. Da antiga Usina restam a fábrica, com maquinárias abandonadas, o bueiro e a casa do gerente. A casa encontra-se em regular estado de conservação e sem uso, pois a usina está desativada. Situa-se em terreno elevado, o que lhe dá grande destaque no sítio. Seu entorno é marcado por fruteiras.

Localização: Terras do Engenho Jaboatão

-

Inserção Invtur-PE

 

Casa Grande do Engenho Duas Unas

O engenho provavelmente foi construído no final do século XVIII. Em 1937 o engenho moderniza-se e começa a funcionar como Usina Duas Unas. Do antigo engenho resta apenas a Casa Grande, e um pequeno galpão da Usina. A Casa Grande do engenho foi construída nos fins do século XIX em estilo eclético. Possui planta retangular e coberta em duas águas longitudinais. Encontra-se em regular estado de conservação servindo como residência. As terras do engenho, hoje, estão arrendadas à Usina Bulhões. Não é permitida visitação. Situa-se em terreno de várzea às margens do Rio Duas Unas. É imponente, destacando-se na paisagem. O atrativo já foi incorporado à malha urbana.

Localização: Estrada da Luz, Bairro de Santo Aleixo

-

Inserção Invtur-PE



Casa Grande do Engenho Macujé

O Engenho Macujé foi construído em terras doadas pelo segundo donatário Duarte Coelho de Albuquerque a Gaspar Alves e sua mulher Isabel Freire em 1575. A atual Casa Grande do engenho é em estilo eclético datada de 1918. Foi erguida com base em alvenaria de pedra, com apenas um pavimento. Possui coberta em quatro águas em telha capa e canal, com tesouras em madeira e beiral apoiado em mão francesa de ferro. O corpo do edifício é alpendrado ao longo das fachadas lateral e principal.

As aberturas possuem cercaduras, e a parte superior da fachada é decorada com frisos dentilhados. O conjunto do Macujé data do séc. XX. A Casa Grande coloca-se na parte mais alta do terreno acidentado e, no conjunto, existem ainda, um bueiro (datado de 1928), ruínas de cocheiras, antigos armazéns, fábrica e as bases de pedra do antigo conjunto da Casa Grande e da Capela datada do século XVIII. Ao lado da casa foi construída uma escola municipal, térrea, mas sem preocupação com a arquitetura do Sítio. A casa está habitada, não sendo possível visitação. Situa-se próxima do riacho Suassuna, em meio às árvores frutíferas, sendo sua entrada formada por uma alameda de pitangueiras.

Localização: Em Terras do Engenho Macujé

-

Inserção Invtur-PE



Casa Grande do Antigo Engenho Suassuna

Jaboatão dos Guararapes - PE

-

Inserção Invtur-PE


Edifício Leão Coroado

O edifício, construído em 1917, de estilo eclético, em alvenaria de tijolos e argamassa, é coberto por telhas cerâmicas e estrutura em madeira. Possui apenas um pavimento. A fachada principal, de composição neogótica, possui recuo lateral e é guarnecida por dois pilares encimados por pinhas. O prédio foi construído para abrigar o Grupo Escolar Leão Coroado. Posteriormente, o edifício foi ocupado pelo Fórum, Câmara dos Vereadores, Secretaria de Educação e atualmente, abriga a Sede da Banda Municipal de Jaboatão Padre Chromácio Leão (Responsável: Maestro Neneca do Pistom). O atrativo só tem interesse externo, podendo ser visto a qualquer hora do dia. Encontra-se em estado regular de conservação em meio ao núcleo urbano.

Obs: Atualmente o local encontra-se fechado.

Localização: Rua Visconde do Rio Branco

-

Inserção Invtur-PE


Estação Ferroviária

A construção das estradas de ferro em Pernambuco, no final do século XIX, veio trazer importantes transformações para a história e economia das cidades. A Estação Ferroviária de Jaboatão foi inaugurada em 25 de março de 1885. Construída em estrutura de ferro o que lhe confere um grande valor do ponto de vista arquitetônico.

Suas oficinas contavam com áreas para reparo e reconstrução de locomotivas, carros e vagões, fundição, forjas, serraria, caldeiras e secção de máquinas operatrizes, depósitos de madeira e almoxarifados. Hoje encontram-se desativados, mas em bom estado. A antiga estação ferroviária encontra-se isolada na quadra e destaca-se no conjunto pela sua horizontalidade. Em frente a mesma, foi construída, na década de 80, o terminal de passageiros do METROREC, com características modernas, contrastando, e sufocando o edifício antigo, com uma plataforma em frente ao terminal.

Localização: Praça Dantas Barreto

-

Inserção Invtur-PE



Muribeca dos Guararapes

Situado numa colina, na margem direita do Rio Jaboatão, singelo povoado de Muribeca dos Guararapes, foi o centro mais importante de Jaboatão. O seu povoamento teve início na 2ª metade do século XVI, com os Eng. Santo André e Novo da Muribeca, ali levantados por Arnau de Holanda, em terras da sesmaria a ele concedida pelo donatário Duarte C. de Albuquerque. Ainda, no final do século XVI, foi construída, na freguesia, a Igr. de N. Sra. do Rosário. O pov. sofreu vários ataques dos invasores holandeses. Em 1635, por ocasião de uma dessas investidas, teve sua Igreja Matriz transformada em fortificação. Por essa época contava com 8 engenhos de açúcar. Em 1774, existiam três igrejas na povoação: a de São Gonçalo, Igreja Matriz de N. Sra. do Rosário e a Igr. de N. Sra. do Rosário dos Pretos. Sob a jurisdição de Olinda foi elevada à categoria de Vila, em 1884 e posteriormente, à categoria de comarca. Nesse momento o povoado se destacou pelo seu desenvolvimento embasado na economia açucareira. No final do século XIX, o povoado atravessa um processo de esvaziamento e decorrente declínio dos eng. perante as usinas emergentes que dominavam os processos de produção.

Hoje é um pequeno povoado estagnado economicamente, contando aproximadamente com 200 casas modestas. O traçado urbano é adequado a topografia acidentada. O povoado desenvolveu-se disposto no eixo formado pela rua matriz, tendo em suas extremidades as duas igrejas de N. Sra. do Rosário e Rosário dos Pretos. A tipologia dos edifícios é formada por pequenas casas, observando-se 2 modelos, 1º por edifícios em taipa como características do início do séc. XIX e o 2º do final do séc. XIX composto por edifícios de alvenaria de tijolos. No conjunto encontram-se ainda, as ruínas da Igr. de S. Gonçalo.

Localização: Povoado de Muribeca dos Guararapes

 -

Inserção Invtur-PE


Vila Operaria da Rede Ferroviária de Jaboatão

As Vilas Operárias, também chamadas Vilas da Cascata, localizadas em Jaboatão Centro, foram construídas em 1912, para os funcionários da Great Western. Contavam então 68 casas para operários e 10 para trabalhadores graduados. Em 1949, foi ampliada, passando a ter 88 unidades. As ocupações mais antigas, a Cascata de Cima e a Cascata de Baixo, eram destinadas aos funcionários aposentados da Rede Ferroviária Federal - RFFSA. A construção da vilas é notável pelo pioneirismo da proposta que marca a participação da iniciativa privada na produção da habitação popular. O conjunto arquitetônico da Vila Operária composto pela "Cascata de Cima" é formado por casas enfileiradas em apenas um lado da rua. São edificações conjugadas, em um pavimento construídas em alvenaria de tijolo e argamassa. Apresenta fachada com porta e janelas. Na Cascata de Cima, as edificações dispõem-se ao longo da rua, com a mesma tipologia da anteriores. Na parte mais alta, existem casas conjugadas e com terraço para os funcionários graduados. Encontra-se em regular estado de conservação, porém grande parte das casas, principalmente na Cascata de Baixo, encontram-se modificadas acrescidas de platibanda, terraço e muitas vezes, até de mais um pavimento. Outro grupo de casas, em dois pavimentos a sudeste da estação era utilizado pelos engenheiros da Rede e eram chamadas de "Casas dos Ingleses".

Localização: Cascata de Cima e Cascata de Baixo

-

Inserção Invtur-PE


Artes Plásticas

 -

Inserção Invtur-PE


Artesãos

 

Mestre Cunha

Rua do Sucesso, 49 - Jardim Jordão

Jaboatão dos Guararapes – PE

Fone: (81) 3461 4536/ 98678 9961

mestrecunha@bol.com.br

Mestre Saúba

Rua João Martins, 16 - Vila Rica

Jaboatão dos Guararapes – PE

Fone: (81) 98532 4549

Especialidades: Brinquedos Populares

 

Engenhos Coloniais

 -

Inserção Invtur-PE


Engenho Algibeira

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Ana Paula

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Antônio Pereira

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Barbalho

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Bartolomeu

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Bella Vista

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Cabras Velhas ou Sapucaia

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Caiongo

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Camaçari (Camassari)

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Camaço

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Camará

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Camarão

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Camarco

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Cananduba

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Canzanza

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Capelinha (Capellinha)

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Caraúna (Carahuna)

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Cavalleiro

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Caxito

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Comportas

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Conceição

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Cova da Onça

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Coveta

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Cumarú

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Cumbe

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho D'Alinbero

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho de Antônio Nunes Ximenes

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Duas Unas

Jaboatão dos Guararapes – PE


Engenho Entre Rios (Sem evidências)

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Estiva

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Floresta

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Fortaleza

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Furna

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Goiabeira

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Guarani (Guarany)

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Guararapes

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Gurjaú

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Jaboatão

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Jaboatãozinho

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Jangadinha

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Jarissara

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Jussara

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Jurissara

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Macujê (Macujé)

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Manaçú

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Manuel Bezerra

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Masahyba de Baixo

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Masahyba de Cima

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Matto Grosso

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Megaípe (Megahipe)

O Engenho Megaípe de Cima foi de propriedade do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Humberto Lins Barradas, cujo filho, José Humberto Lacerda Barradas, mantém o conjunto da Casa Grande e Capela. A casa grande foi construída no século XIX, em alvenaria de tijolos, e coberta de telha cerâmica em quatro águas. Do antigo engenho, resta ainda a capela, muito deteriorada, construída em alvenaria de pedra, possuindo corpo único. A fachada principal possui uma única porta, ladeada por duas janelas. Encontra-se, sem elementos que descaracterizem a sua volumetria.

O entorno não foi modificado, caracterizando ainda, uma zona rural. Próximo, situam-se as ruínas da casa grande do engenho Megaípe de Baixo (datado do séc. XVII).

Localização: Em Terras do Engenho Megaípe

-

Inserção Invtur-PE

 





Engenho Megoapa

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Muribequinha

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Mussahiba

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Nossa Senhora da Apresentação

Jaboatão dos Guararapes – PE

  

Engenho Nossa Senhora da Boa Viagem dos Guararapes

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Nossa Senhora da Conceição

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Nossa Senhora da Guia

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Novo da Muribeca

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho palmeira (Antigo Santa Cruz, Mangaré ou Mangaree)

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Paraizo (Paraíso)

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Pedra Lavrada

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Penanduba

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Penandubinha

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Petimbú

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Quiahombo

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Recreio

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Rico

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Salgadinho

Jaboatão dos Guararapes – PE


Engenho Sant'anna

O Engenho Santana, situado próximo ao bairro de Socorro, teve origem no século XVI, quando o segundo donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho de Albuquerque, doou quinhentas braças de terras, situadas à beira do Rio Jaboatão, a Gabriel Amié. Em 1581, o Engenho Santana já estava instalado nessas terras, pois consta escritura de doação. No século XVII, o engenho foi confiscado pelos holandeses. A casa grande data do início do século XX. Em estilo eclético, foi erguido em alvenaria de tijolos sobre base de pedra, possuindo coberta em telha cerâmica. A casa térrea encontra-se com modificações, na sua fachada, decorrentes de reformas ocorridas na década de 1920, quando foi acrescentada platibanda na fachada. A capela anexa, a casa grande possui nave única e capela profunda, em alvenaria de pedra. A casa grande foi reformada na década de 20, quando recebeu acréscimos em sua volumetria original, incorporando terraço e uma nova sala que não pode ser visitada, pois serve de residência. Atualmente faz parte do patrimônio de D. Anita Carneiro Leão. Situa-se encravada na encosta de um morro, às margens do Rio Jaboatão.

Localização: Bairro de Sucupira

-

Inserção Invtur-PE





Engenho São Bartolomeu

Fundado no final do século XVI, pertenceu judeu Fernão do Vale, na época da invasão holandesa. Foi criado no engenho por Rita de Paula Souza Leão o Bolo São Bartolomeu e o Souza Leão, iguaria bastante apreciada pelo imperador Dom Pedro II e sua mulher, Teresa Cristina, em viagem a Pernambuco O engenho foi morada de judeus. Proprietária e moradora Francisca Xavier Cavalcanti comprou o engenho em 1831, trabalhavam na época 34 escravos. Proprietário e morador João Lopes de Siqueira Santos, filho de João Lopes de Siqueira Santos e de Benvinda Arruda de Siqueira Santos. Proprietário e morador Agostinho Bezerra da Silva Cavalcanti filho de Antônio Luiz Bezerra da Silva e de Rita Francisca Xavier Cavalcanti. Casado com Rita de Paula Souza Leão, filha de Antônio de Paula Leão e de Tereza B. V. Cavalcanti. Augusto de Castro comprou o engenho São Bartolomeu, em 1900. Em 2010, o usineiro João Lopes, mandou demolir a casa grande do engenho.

Localiza-se próximo ao bairro de comportas, no 1º de Prazeres, às margens da BR 101 sul.

Mais informações: O antigo Engenho de São Bartolomeu, não possui existência física já que foi demolido, mas permanece como fonte de informação e memória.





Imagem: Ilinildo Marinho de Lima

 

Outras informações:

Ilinildo Marinho de Lima - Dissertação de mestrado

https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32366/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Elinildo%20Marinho%20de%20Lima.pdf

 -

Inserção Invtur-PE


Engenho São João – Sem evidências

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho São Joaquim

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho São José ou Novo

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho São Pedro

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho São Salvador

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Sicopeminha

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Socorro

Jaboatão dos Guararapes – PE


Engenho Suassuna

Localizado na Usina Jaboatão

Jaboatão dos Guararapes - PE


Engenho Sucupema (Soupoupema)

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Taquari

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Una

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Velho

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Carnijó

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Caxito de Baixo

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Marimbondo

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Novo

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Sítio Carpina

Jaboatão dos Guararapes – PE

 

Engenho Zumbi

Jaboatão dos Guararapes – PE


Espaços Culturais

 

Espaço Área

Inaugurado em 1992, o espaço realiza exposições permanentes de artistas plásticos de Pernambuco e, eventualmente, conta com exposição de artistas do cenário nacional. Oferece uma vasta programação no que se refere a cursos de dança, tais como: dança flamenga, de salão, do ventre e balé clássico. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 19:00 h.

Fone: (81) 3341 1014

 -

Inserção Invtur-PE


Instituto Cultural Lula Cardoso Ayres

O Museu mantém exposição permanente das obras do artista, cerca de duzentas, que e renovada a cada seis meses. O espaço possui pinturas, desenhos, fotografias, além de documentos diversos relacionados à sua vida. Além do Museu, o Instituto é composto por galeria de arte, biblioteca com mais 4.000 publicações, fonoteca com mais de 12.000 discos e cinemateca com mais de 3.000 filmes(película). Oferece cursos de história da arte, cinema, fotografias, desenho e pintura (para crianças e adultos). Mantém uma loja, onde podem ser encontrados artigos de desenhos e pintura. Funciona no local, o "Café das Artes" - ponto de encontro de artistas. Possui guia especializado e pode ser visitado de terça a sexta das 15:00 às 19:00h. Para sessões de cinema sexta feira às 18:30.

Fone: (81) 3341 1932 / 99961 6888

 -

Inserção Invtur-PE


Feiras Livres

 

Feira do Curado II

Rua Miguel Gustavo, S/N – Curado II

Outras informações:

Segunda à Sábado 7h30 às 17h

https://jaboatao.pe.gov.br/mercados-publicos/

-

Inserção Invtur– PE em 29/ 05/ 2023 - Gustavo Pacheco

 

Feira do Curado IV

Rua 04, S/N – Curado IV

Outras informações:

https://jaboatao.pe.gov.br/mercados-publicos/

-

Inserção Invtur– PE em 29/ 05/ 2023 - Gustavo Pacheco


Folclore

 -

Inserção Invtur-PE


Blocos Carnavalescos

Bois de Carnaval

Caboclinhos

Clube de Frevo

Maracatu Nação ou de Baque Virado

Troças

Ursos de Carnaval (La Ursa)

 

Gastronomia Típica

 -

Inserção Invtur-PE


Agulha Frita

Buchada

Camarão

Caranguejo

Galinha de Cabidela

Guaiamum

Lagosta

Mão de Vaca

Peixada

Sarapatel

Sururu de Coco


Manifestações Populares


Agremiações Carnavalescas

 -

Inserção Invtur-PE


Associação Carnavalesca das Agremiações do Jaboatão dos Guararapes – Acasg


Aurora Africana (Nação) – Maracatu

Rua Agripino de Freitas, s/n - Padre Roma

Jaboatão dos Guararapes - PE

Fone: (81) 98774 4454

Outras informações:

https://www.instagram.com/auroraafricana/

https://www.youtube.com/watch?v=GG7eg2qmPJc

-

23 / 02 / 2024 – Atualização - Gustavo Pacheco

 


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=GG7eg2qmPJc


Bloco Carnavalesco Príncipe dos Príncipes


Boi da Cara Branca

Rua Estrada Velha do Jordão, 176 – Prazeres

Jaboatão dos Guararapes – PE

Fone: (81) 3378 9535 / 98713 3453

Ensaios aos sábados e domingos, às 19h, à partir do Dia de Santos Cosme e Damião (25/9).

Outras informações:

https://issuu.com/marcelooreilly/docs/livro-catalogo-de-agremiacoes-carna


Boi Estrela

Rua da Boa Esperança, 24 – Prazeres

Jaboatão dos Guararapes – PE

Fone: (81) 3479 3678 / 1360 / 98860 7017

Ensaios às terças e sábados às 19h e realizam eventos na comunidade em datas comemorativas (Dia das Crianças, do Folclore, das Mães, etc.)

Outras informações:

https://issuu.com/marcelooreilly/docs/livro-catalogo-de-agremiacoes-carna


Caboclinho Canindé de Cavaleiro

Caboclinhos Carijós Mirim

Caboclinhos Tupi

Caboclinhos Tupi Oriental

Caboclinhos Tupi Pranaguáses

Clube C.M As Burras do Abdias

Clube C.M A Arte do Circo

Clube C.M Arrasta Tudo

Clube C.M Gato Preto

Escola de Samba Águia Dourada

Escola de Samba Unidos da Mangueira

G.R.E.S Acadêmicos do Jordão

Maracatu Almirante do Socorro (Rural)

Maracatu Cambida Estrela (Baque Virado)

O Boi do Alexandre

T.C.M A Turma da Macaca

T.C.M. Águia Dourada

T.C.M. Bagagem em Folia

T.C.M  Birinaite em Folia

T.C.M Boneco Jovem

T.C.M Divinas e Maravilhosas da Muribeca

T.C.M Dó, Ré, Mi, Fá

T.C.M O Agente Funerário em Folia

T.C.M Sarapó no Seco Anda

T.C.M. Tira Teima em Folia

T.C.M Zé Pereira

T.C.M Boi Estrela

Tribo de Índio Pele Vermelha

Urso Língua de Ouro

Urso Polo Sul


Urso Teimoso da Torre

Rua Dom Helder Câmara, 123 – Curado V

Jaboatão dos Guararapes - PE

Fone: (81) 99931 1237 / 3249 6018

Outras informações:

Ensaios todos os domingos a tarde a partir do mês de janeiro até a semana pré-carnavalesca.


Urso Velho de Angola

 

Artesanato Típico, Decorativo e Utilitário

Fonte: Prefeitura


 -

Inserção Invtur-PE


Artesanato em Madeira

Artesanato em Papel

Cerâmica

Escultura em Pedra


Artistas Populares

 -

Inserção Invtur-PE


Pjes

BR 232 s/n Curado I

Jaboatão dos Guararapes - PE

Fone: (81) 9991.0807/ 9901.4174


Mercados Públicos e Privados

 

Mercado das Mangueiras

Av. Barreto de Menezes – Prazeres

Av. Barreto de Menezes, S/N – Prazeres

Fone: (81) 3476 4707

Outras informações:

Segunda à Sábado das 5h às 19h e Domingo das 5h às 13hs

https://jaboatao.pe.gov.br/mercados-publicos/

https://www.instagram.com/mercadodasmangueiras.oficial/

-

Inserção Invtur– PE em 29/ 05/ 2023 - Gustavo Pacheco


 Mercado de Cavaleiro

Av. Governador Agamenon Magalhães, S/N – Cavaleiro

Fone: (81) 3455 9568

Outras informações:

Segunda à Sábado das 7h às 18h e Domingo das 7h às 13h

https://jaboatao.pe.gov.br/mercados-publicos/

-

Inserção Invtur– PE em 29/ 05/ 2023 - Gustavo Pacheco


Mercado de Jaboatão Centro

Rua Lauro Montenegro, 178 – Jaboatão Centro

Fone: (81) 3482 8230

Outras informações:

Segunda à Sábado 5h às 18h e Domingo das 5h às 13h

https://jaboatao.pe.gov.br/mercados-publicos/

-

Inserção Invtur– PE em 29/ 05/ 2023 - Gustavo Pacheco


Mercado de Jardim Jordão

Rua Silvestre Augustino Sales, S/N – Jardim Jordão

Outras informações:

Segunda à Sábado 5h às 18h e Domingo das 5h às 13h

https://jaboatao.pe.gov.br/mercados-publicos/

-

Inserção Invtur– PE em 29/ 05/ 2023 - Gustavo Pacheco


Mercado de Prazeres (Feira Velha)

Rua Almirante Dias Fernandes, S/N – Prazeres

Outras informações:

Segunda à Sábado das 5h às 18h e Domingo das 5h às 12h

https://jaboatao.pe.gov.br/mercados-publicos/

-

Inserção Invtur– PE em 29/ 05/ 2023 - Gustavo Pacheco



Monumentos 

 

Igrejas Históricas, Capelas, Catedrais, Conventos e Mosteiros

 

Basílica Santuário de N. Sra. Auxiliadora/Gruta de N. Sra. de Lourdes

O Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora foi construído em 1915, pelo padre italiano Antônio Vellar, a pedido de Dom Bosco. Foi erguido sobre um monólito, uma grande pedra, medindo 36,50m de comprimento, 22m de largura e de aproximadamente 11 metros de altura, localizada no antigo Engenho Suassuna, hoje colônia dos Padres Salesianos. O Santuário é de estilo românico com forma externa bizantina. No frontispício, encontra-se a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora com 4m de altura, cuja forma, feita em gesso, foi reproduzida em cimento armado "in loco".

No altar-mor existe um belo nicho onde está a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, que o Padre Antônio Vellar mandou confeccionar no Tirol, Áustria. O Santuário está vinculado à Basílica de São Pedro, no Vaticano, e concede às pessoas que o visitam as mesmas indulgências propiciadas pela Basílica Romana. Destaque para os quadros das estações da Via Sacra, ladeando o Santuário. Em 1918 deu-se a inauguração da escadaria com 52 degraus, que leva a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em baixo da pedra, na qual foi erguida a Basílica. Pode ser visitada diariamente das 07:00 às 18:00h ou no horário da missa aos domingos às 10:00h. Situa-se no alto do monte de onde se tem uma bela visão da mata e dos canaviais.

 -

Inserção Invtur-PE


Igreja de Senhora Nossa Senhora da Piedade

A Igreja Nossa Senhora da Piedade data de 1683. Sua referência mais antiga está inscrita sobre o jazigo de Francisco Gomes Salgueiro - seu fundador, que doou a capela à Ordem Carmelita. Sofreu várias reformas e melhoramentos ao longo da sua história. Seu estilo é maneirista. É uma construção em alvenaria de pedra, com anexo de um convento erguido no século XVIII. Encontra-se em regular estado de conservação, sendo tombada por lei municipal e a nível federal. Situa-se à beira mar de Piedade tendo em seu entorno construções de edifícios altos, bares e restaurantes.

Fone: (81) 34682177

Horário de visitação: Terça, quarta e quinta-feira a partir das 6:30h. Sábado, a partir das 7:00h.

-

Inserção Invtur-PE


Igreja de Nossa Senhora do Livramento

Construída no final do século XVIII, possui partido de planta de nave única com corredor lateral, além de capela-mor profunda. Seu interior é adornado por falsas janelas, fazendo composição com as aberturas do corredor lateral. O frontispício é marcado pelo frontão triangular com pináculos laterais, As portas e janelas superiores são emolduradas por arco pleno. A última reforma modificou a sua cobertura, utilizando telhas de fibro cimento. Para visitá-la somente mediante solicitação das chaves na casa ao lado ou no horário da missa que se realiza no dia 18 de cada mês às 16:30h. Situa-se em rua enladeirada em meio a casas residenciais.

-

Inserção Invtur-PE

-

27 / 12 / 2023 – Atualização - Gustavo Pacheco 






Igreja de Nossa Senhora do Loreto

Essa antiga igreja tem no seu frontispício a data de 1660. Pela data é de supor que tenha sido edificada por promessa feita por algum proprietário de terras daquela época, após a guerra holandesa. É uma capela maneirista, construída em alvenaria de pedra e coberta com telhado em duas águas, sustentando por tesouras de madeira e cachorros de pedra, acabados em beira, sobeira e bica. Seu partido de planta retangular, simétrico, em nave única, com capela-mor profunda e coro, foi acrescido posteriormente de corredores laterais em dois pavimentos, alpendrados, no andar superior - o que a particulariza por ser provavelmente a única no Estado com esse detalhe. Não se tem referência de quem a fundou. Sabe-se que passou para a propriedade da Ordem dos Beneditinos, quando sofreu reformas e melhoramentos. É tombada a nível municipal. Tem missas aos sábados às 16:00 hs. Ocupa uma quadra isolada, distante das demais construções do entorno que é composto por casas residenciais, chamando atenção o belo jardim que a circunda.

 -

Inserção Invtur-PE




Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, levou mais de 25 anos para ser construída e o seu projeto, cujo original sofreu várias modificações, foi concluído em 1960. Sua fachada é composta por uma grande portada ladeada por duas portas menores. No seu frontão estão três janelas na parte central e duas janelas nas partes laterais. Seu interior é simples tendo nave única, dois altares laterais e um altar-mor em mármore com imagem de Nossa Senhora do Rosário. Por toda extensão da nave estão janelas com vitrais. Pode ser visitada nos horários de missa. Situa-se na parte baixa, em frente à Praça do Rosário, no local mais antigo de Jaboatão Centro, em meio ao núcleo comercial. Fone: (081) 3481 0263

 -

Inserção Invtur-PE



Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Muribeca)

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi erguida no século XVII, pela Irmandade S. Sacramento. Durante a invasão holandesa foi depredada e transformada em fortificação, sendo reconstruída em 1781 pelo proprietário do Engenho Santo André, Felipe Campelo. No frontispício, portas e janelas em arcos abatidos, emoldurados com cercaduras e adornos. A igreja destaca-se, no conjunto, por sua proporção e imponência. Encontra-se em processo de restauração pela paróquia.

 -

Inserção Invtur-PE




Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

Em regozijo pela vitória alcançada e "para perpetuar a memória e atestar a posterioridade, de que a vitória da Batalha de Guararapes fora devida ao eficaz auxílio da Mãe de Deus" o mestre de campo General Francisco Barreto de Meneses mandou construir, às suas custas, uma capelinha de pedra e cal, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres, com 36 palmos de comprimento e 24 de largura e com a abóboda de tijolo. A atual igreja é oriunda de três fases de construções distintas e cada uma delas foi sucessivamente aproveitada nas ampliações da primitiva capela que constitui hoje a capela-mor da atual. A primeira ampliação foi feita entre os anos de 1676 e 1680 com a construção da nave e dois altares laterais, o do Senhor Bom Jesus à esquerda e, a direita o da Senhora Santana. Em 1755 foram iniciadas novas reformas. Em 1801 foi colocada no fundo da nave uma cópia do grande painel histórico, representando aspectos da Batalha dos Guararapes. No altar-mor da Igreja repousam os restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, os heróis da Restauração Pernambucana. A Igreja foi tombada em 1937.

Situa-se no topo do Morro da Ferradura, tendo em seu entorno árvores frutíferas e um grande gramado. Chama atenção o belo cruzeiro em frente à igreja, todo ele em pedra e cal.

Horário de visitação: de 3ª a sábado das 8 às 12h e das 14 às 17h

Fone: (81) 3476 3944

-

Inserção Invtur-PE






Fonte: Prefeitura


Igreja de Santo Amaro

A Igreja Matriz de Santo Amaro foi erguida em 1598, quando os proprietários do Engenho Bulhões - Antigo Engenho São João Batista, doou o terreno para a sua construção. Em 1691, a Igreja, já bastante avariada e distante do centro do povoamento, foi transferida para o local atual. Em 1852, passou por uma completa reforma e ampliação de sua área para as proporções atuais. Sua fachada é composta por cinco portas na parte inferior e cinco portas-janelas protegidas por gradil de ferro na parte superior. Seu interior é simples, destacando-se o altar-mor. Está situada em uma das áreas mais elevadas da cidade, o que lhe confere posição de destaque em relação aos outros monumentos do centro.

Para visitação, solicitar chaves na casa da zeladora, ao lado da Igreja.

-

Inserção Invtur-PE

 




Ruínas

 Casa do Engenho Megaípe de Baixo

Jaboatão dos Guararapes – PE

-

Inserção Invtur-PE


Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

A antiga igreja foi erguida provavelmente no século XVIII, pela Irmandade dos Pretos, pois consta de um relatório sobre a Capitania de Pernambuco, datado de 1774. Após 1856, registra-se o desaparecimento de sua confraria. A igreja está inserida no conjunto a níveis estadual e municipal. Encontra-se em processo de tombamento, classificada tipologicamente como ruína pela FUNDARPE. A Igreja localiza-se na extremidade mais baixa do povoado, formando um eixo longitudinal com a Igreja do Rosário. As edificações térreas acentuam a sua monumentalidade, e a sua condição de ruína é peculiar no povoado.

-

Inserção Invtur-PE






Santuários

 

Monumento de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

O Santuário em homenagem a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa foi erguido em 1949 e inaugurado em 1950. Foi mandado erguer pelas irmãs da Ordem de Paula Francinete, quando tinha como superiora a Irmã Isabel Anesi. O Santuário tem aproximadamente 30 metros de altura. É composto por uma capelinha onde há um altar. Por sobre a capela está uma grande base em alvenaria de 20 metros de altura. No alto, está a imagem da Santa (em cimento branco), com 10 metros de altura. Todo dia 27 de novembro há missa no local e romaria dos fiéis, para comemorar o dia da Santa. Para visitação é preciso se identificar na portaria do convento no seguinte horário: diariamente das 07:30 às 11:30 h e das 13:00 às 17:00h. Encontra-se situado em um local elevado e isolado no sítio, de onde se tem uma bela visão da cidade de Jaboatão e dos canaviais. Fone: (081) 3251 4402 

-

Inserção Invtur-PE



Sítios Históricos e Científicos


Parque Histórico Nacional dos Guararapes

É um dos mais importantes locais históricos do Brasil. Foi palco das batalhas decisivas travadas entre luso-brasileiros e holandeses, na Guerra da Restauração Pernambucana. Nas encostas dos seus morros, os holandeses foram derrotados em 1648 e 1649 pelos nossos combatentes. Após a rendição dos flamengos, o Governador de Pernambuco, Francisco Barreto de Meneses, mandou erguer uma capela votiva a Nossa Senhora dos Prazeres, em ação de graças pelas duas vitórias alcançadas. O Parque tem uma área total de 363 ha. O relevo acidentado, é formado por três elevações, denominados Oitizeiro, Telégrafo e Ferradura (Montes Guararapes). No Morro da Ferradura está situada a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres que se destaca na paisagem. Foi considerado Parque Histórico Nacional em 1971, pelo IPHAN. O seu entorno é marcado por excelentes mirantes da praia, de Jaboatão e da cidade do Recife.

Destaque para o belvedere principal, onde o visitante poderá observar uma maquete do Parque, com simulação das batalhas ocorridas e painéis explicativos. Esse espaço dispõe de sanitário em bom estado de limpeza. Todos os anos, realiza-se na primeira segunda-feira após a Páscoa, a trissecular Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, conhecida como Festa da Pitomba.

-

Inserção Invtur-PE

  

Institutos Históricos e Geográficos

 

Instituto Histórico de Jaboatão- IHJ

Tendo trinta e quatro anos de existência, possui biblioteca, museu, galeria de arte, auditório e sala de leitura, cursos de artesanato.

O IHJ viveu 33anos sem rede própria, porém em setembro do de 2006 recebeu do Governo do Estado um comando para utilizar o prédio da antiga cadeia pública de Jaboatão, construída em 1923, que estava abandonada e parcialmente destruída.

 -

Inserção Invtur-PE


Praças

 

Praça Dantas Barreto

Atrativo Urbano

Localização: Avenida Dantas Barreto

 -

Inserção Invtur-PE


Praça de Nossa Senhora do Rosário

A praça foi construída em local elevado. É bastante frequentada pela população local e situa-se em meio ao núcleo comercial. Possui calçamento em pedras portuguesas e no momento está sendo toda gradeada. Apresenta-se sob configuração retangular e longitudinal. Possui grandes canteiros paralelos de cada lado, todos gramados e com árvores de médio e grande porte. Presença de uma fonte moderna construída em blocos superpostos em alvenaria revestidos de granito. À noite, quando ligada, transforma-se numa bela fonte luminosa. Possui bancadas em cimento e luminárias modernas. Encontra-se em frente à Igreja do Rosário, em meio ao núcleo comercial. 

Localização: Jaboatão Centro

-

Inserção Invtur-PE




Praça Marechal Floriano Peixoto

Atrativo Urbano

Localização: Avenida Marechal Floriano Peixoto

 -

Inserção Invtur-PE


 

Praça Osvaldo Machado

Equipamento Urbano

Localização: Em Frente do Clube Rebeldes do Samba.

 -

Inserção Invtur-PE


Praça Santos Dumont

Equipamento Urbano

Localização: Rua Nobre de Lacerda (Antiga 13 De Maio)

 -

Inserção Invtur-PE


Última atualização em: 

25/ 02/ 2024

 

Empetur

Inventário Turístico de Pernambuco – Invtur - PE

(081) 3182 8170

invtur@gmail.com

http://inventariope.blogspot.com/

https://www.facebook.com/InvturPE/

 


Jaboatão dos Guararapes: Outras informações