OLINDA - MIRANTE - FOTO: ARQUIMEDES SANTOS - www.empetur.pe.gov.br/galeria-de-fotos?page=1

quarta-feira, 2 de março de 2022

 

IPOJUCA

INVENTÁRIO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS 

Atrativos Turísticos Naturais

 

Grutas, Cavernas e Furnas

 

Furna dos Holandeses

O entorno da furna é formado por vegetação arbórea espaçada, fruteiras, arbustiva, de palmáceas (coqueiros) e rasteira. É composta por blocos de pedras, com largura aproximada, na entrada, de 2,5m e altura de 1,8m, apresentando média visibilidade no seu interior. Sua extensão é desconhecida uma vez que seu percurso interno não é explorado. No percurso, é interessante a visita ao Neck (chaminé de vulcão extinto) na Usina Ipojuca. Apresenta bom estado de preservação e limpeza. Nos fins de semana, moradores da região costumam visitar o local.

-

Inserção Invtur-PE


Hidrografia

 

Cachoeiras


Cachoeira da Matinha

O entorno da cachoeira é composto por vegetação rasteira, arbustiva, arbórea, espaçada, de troncos finos e gramíneas (cana-de-açúcar). Possui altura aproximada de 15m, e largura aproximada de 5m. Presença de afloramentos rochosos formando pequenas piscinas naturais. Balneável no verão, com possibilidade de banhos nas piscinas e nas bicas artificiais. Apresenta bom estado de preservação e limpeza. É frequentada por moradores locais, exceto no inverno, quando o acesso torna-se impróprio.

-

Inserção Invtur-PE

 


Cachoeira de Santa Clara

O entorno da cachoeira é composto por uma vegetação rasteira, arbustiva, arbórea, espaçada e de palmáceas (coqueiros). Possui seis saltos com altura de 20m. Os afloramentos rochosos existentes formam piscinas naturais, escorregos e duchas. Apresenta bom estado de preservação e limpeza.

-

Inserção Invtur-PE


Cachoeira do Crauaçu

Sua ambiência é marcada por uma sucessão de afloramentos rochosos, por onde corre o Rio Ipojuca, formando várias corredeiras com diversas quedas d'água. Complementando seu entorno, avista-se a encosta de uma barreira onde é cultivada cana-de-açúcar. É balneável, em forma de piscina e em um trecho chega a formar uma pequena praia. Sua queda principal tem uma altura de aproximadamente 3m e largura aproximada de 5m. O atrativo encontra-se em sofrível estado de preservação e limpeza.

-

Inserção Invtur-PE

 


Cachoeira Furnas dos Holandeses

O entorno da cachoeira é composto por vegetação rasteira, arbórea, espaçada, arbustiva, de palmáceas (coqueiros), gramíneas (cana-de-açúcar), e hidrófilas. Os afloramentos rochosos que compõem seu entorno são de beleza peculiar, formando inúmeras piscinas naturais. Também compõem seu entorno, cavernas formadas por blocos de pedras, denominadas furnas, presentes ao seu redor.  É uma cachoeira de várias quedas, com largura aproximada de mais de 40m. Balneável em forma de piscinas naturais, duchas e escorregos. Apresenta áreas perigosas e possui corredeiras. No percurso, é interessante visitar o "Neck" (chaminé de vulcão extinto), na usina Ipojuca. Apresenta bom estado de preservação, necessitando de limpeza. Nos fins de semana, moradores da região utilizam o local para lazer.

Localização: A sudeste da sede do Engenho Maranhão, próximo à PE-042.

-

Inserção Invtur-PE


Rios, Riachos e Cursos de água

Rio Ipojuca

-

Últimas Atualizações em:

12/09//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

Fonte: Prefeitura

Ilhas e Arquipélagos

 

Ilha da Cocaia

A ambiência está marcada pelo estuário dos Rios Tatuoca e Massangana, avistando-se, ao norte, o Cabo de Santo Agostinho, a Praia de Paraíso e a Praia de Suape (município de Cabo de Santo Agostinho), destacando-se, nesta última, as edificações do Eco Resort do Cabo e barcos ancorados ao largo da praia. Ao sul, o Complexo Industrial Portuário de Suape; a oeste, a Ilha de Tatuoca e a leste, o Oceano Atlântico e um retilíneo cordão de arrecifes que se estende por mais de 1km. Apresenta morfologia plana, com uma significativa ondulação central. Sua vegetação é rasteira, arbustiva e de coqueiros, estes, mais concentrados em sua porção interior; Ao sul e a oeste domina uma vegetação de mangue em recuperação. Sua praia (do Francês) tem uma extensão de aproximadamente 2km. Balneável, na baixa mar, é pouco profunda, com pequenas marolas, surgindo bancos de areia ao seu largo. Média intensidade das marés com recuo de aproximadamente 30m na maré baixa. Na preamar as areias expostas são finas e claras, e na baixa-mar, surge uma faixa de areias finas e douradas. A ilha apresenta em regular estado de preservação e limpeza. Comércio informal nos finais de semana.

-

Inserção Invtur-PE


Ilha Tatuoca

A ambiência está marcada pelo estuário dos Rios Massangana e Tatuoca, avistando-se, ao norte, o Cabo de Santo Agostinho e a Praia do Paraíso; a leste, em primeiro plano, a Ilha da Cocaia e, em segundo plano, um retilíneo cordão de arrecifes que se estende por mais de 1 km e bancos de areia que surgem na baixa mar. Em morfologia plana e ondulada, sua vegetação ao sul é de mangue bem desenvolvido e de porte arbustivo e arbóreo e espécies de restinga; ao norte, domina uma vegetação rasteira, arbustiva, de coqueiros espaçados e pequenos trechos remanescentes de mangue. Sua praia tem uma extensão de aproximadamente 400m. Balneável, na baixa mar, é pouco profunda, com pequenas marolas. Média intensidade das marés com recuo de aproximadamente 50m na maré baixa. Na preamar, as areias expostas são finas e claras, na baixa-mar surge uma faixa de lama. A ilha apresenta regular estado de preservação e limpeza, embora se observe, ao norte, um desmatamento em sua área de mangue. A ocupação humana se dá através de casas de pescadores e do comércio informal.

-

Inserção Invtur-PE

 

Manguezais

 

Mangue da Camboa

Sua ambiência é totalmente dominada pela foz do Rio Ipojuca, avistando-se, ainda, o Complexo Portuário de Suape e a Praia da Camboa. Trata-se de um mangue de porte arbóreo, apresentando várias camboas. A pesca artesanal e de subsistência é realizada durante todo o ano. Atualmente encontra-se em bom estado de preservação e limpeza, apresentando pequenos trechos de desmatamento.

-

Inserção Invtur-PE

 


Mirantes

 

Mirante do Outeiro

O mirante natural, com uma altitude de aproximadamente 90m, tem em seu topo a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Outeiro. Em sua paisagem avista-se a leste, o Oceano Atlântico e a foz do Rio Maracaípe; a oeste, mares de morro cobertos por canaviais; a nordeste, a Vila de Porto de Galinhas e ao sul, a Ilha de Santo Aleixo. A vegetação no entorno da igreja é arbustiva e rasteira, a que circunda o mirante é formada, ao nascente, por resquícios de Mata Atlântica e trechos de coqueiros; ao poente, o domínio é das gramíneas através de cana-de-açúcar. O atrativo encontra-se em razoável estado de preservação e limpeza.

Atualmente, as terras do entorno do mirante fazem parte de uma RPPN da Ordem Franciscana.

-

Inserção Invtur-PE



Neck Vulcânico

Neck, ou chaminé de um vulcão extinto localizado a leste da Usina Ipojuca, com altura aproximada de 30m. A vegetação do mesmo é composta principalmente por gramíneas (cana-de-açúcar) palmáceas, vegetação rasteira e arbórea espaçada e fruteiras. Apresenta bom estado de preservação e limpeza. A ocupação humana se dá através da vila dos funcionários da usina. Apesar da erosão, apresenta textura bem preservada. Mirante com paisagem marcada pela Usina Ipojuca, Rio Ipojuca e um relevo suavemente ondulado.

 -

Inserção Invtur-PE


Praias

 

Fonte: Prefeitura

Praia da Enseadinha                     

A paisagem é marcada pela foz do Rio Maracaípe, por uma pequena enseada e casas de veraneio com seus diques para contenção da erosão marinha. Sua extensão é de aproximadamente 2,5km, em praia ondulada e quebrada, de areias finas e claras. Vegetação rasteira e de coqueiros espaçados. Boa para banho, principalmente na baixa-mar, quando emergem os arrecifes ao seu largo, formando piscinas naturais. Também na baixa mar, surgem bancos de areia nos arredores da foz do Rio Maracaípe. Águas pouco profundas, com ondas fracas na baixa-mar e médias na preamar. Média intensidade das marés com recuo de aproximadamente 50m na maré baixa. Sofre influência das águas do Rio Maracaípe. Possibilidade de ancoragem natural para pequenas e médias embarcações.

Embora estejam em bom estado de preservação e limpeza, apresenta longos trechos com sinais de erosão marinha. A ocupação humana se dá através das belas casas de veraneio do condomínio que, por ser fechado, torna o acesso à praia possível apenas no período da baixa mar, por travessia a pé, através da foz do Rio Maracaípe.

-

Inserção Invtur-PE

 


 Praia das Cacimbas

Sua paisagem é marcada pela presença de arenitos que durante a maré baixa formam pequenas piscinas naturais. Há, também, pequenas grutas esculpidas pelas ondas. No arenito, ao sul, observamos a Praia de Toquinho e a Ilha de Santo Aleixo e ao norte o Pontal de Serrambi. Praia com extensão de 1,5km e morfologia quebrada. Sua orla é composta por vegetação rasteira e de coqueiros, areias com granulometria média de cor dourada. Balneável na maré baixa, pouco profunda, apresenta piscinas naturais, ondas médias e pequena intensidade de maré, com recuo de aproximadamente 20m. Ancoradouro natural para pequenas embarcações. A praia apresenta-se em bom estado de preservação necessitando de limpeza num pequeno trecho. A ocupação humana se dá através de casas de veraneio. Presença de comércio informal feito através de bares e ambulantes. Ocorrência de erosão marinha.

-

Inserção Invtur-PE



Praia de Camboa

Sua paisagem é marcada ao norte pelo porto de Suape e ao sul pela praia de Muro Alto. É uma praia fluvio-marinha, recebendo influência do rio Ipojuca. Extensão aproximada de 800 m, com morfologia ondulada, vegetação rasteira, coqueiros e mangues predominando em quase toda sua extensão. Suas areias são finas com trechos de tonalidade escura. Balneável, pouco profunda, com pequenas marolas. Pequena   intensidade de maré, com recuo de aproximadamente 6m. Presença de arrecifes que formam uma grande piscina natural. Ancoradouro natural para pequenas embarcações. Integra-se ao atrativo, a praia de Muro Alto. A praia apresenta-se em bom estado de preservação e limpeza. Existência de erosão marinha; ausência de comércio informal. Pode ser explorado passeios de barco pelo rio Ipojuca.

-

Inserção Invtur-PE


Praia de Maracaípe

Consagrada para a prática de surf, integra o calendário de campeonatos nacionais e internacionais. Em sua paisagem, emoldurada por um compacto coqueiral, sempre aparecem surfistas deslizando nas ondas. Sua extensão é de 2,5 km, em praia de morfologia ondulada, de areias finas e douradas. A vegetação, que é de denso coqueiral em todo seu comprimento, apresenta alguns trechos com vegetação rasteira. Praia de mar aberto, não adequada para banho por sua grande profundidade e ondas fortes. Não apresenta possibilidade de ancoragem. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza e em alguns trechos observa-se sinais de erosão marinha.

A ocupação humana se dá através de casas residenciais e de veraneio, comércio formal e informal, equipamentos e serviços turísticos, sendo atualmente uma das mais badaladas praias do litoral sul pernambucano.

-

Inserção Invtur-PE

 




Fonte: Prefeitura


Praia de Muro Alto

A paisagem é dominada por terraços que chegam até a praia, daí a denominação de Muro Alto, e por dois extensos e retilíneos cordões de arrecifes que se estendem por mais de 1km formando uma grande piscina natural. Ao norte, avista-se o Complexo Portuário de Suape e ao sul a Praia do Cupe. Sua extensão é de aproximadamente 2,5km em praia de morfologia quebrada, areias grossas e douradas. A vegetação é rasteira com presença de coqueiros espaçados ao norte e mais densos ao sul. Ainda ao sul aparecem algumas árvores de maior porte. Um pequeno trecho com espécies de mangue completam sua paisagem vegetal. Boa para banho, pouco profunda, com ondas fracas na maré alta e inexistência de ondas na maré baixa. Média intensidade das marés, com recuo de aproximadamente 25m na baixa-mar. Possibilidade de ancoragem natural para pequenas embarcações. O atrativo apresenta bom estado de preservação e limpeza. Em alguns trechos, observa-se sinais de erosão marinha. O comércio informal é praticado apenas nos finais de semana. Seu acesso é feito pela Praia do Cupe, na maré baixa, através de bugre, moto ou a pé.

-

Inserção Invtur-PE

 




Praia de Pau Alto

Praia particular cuja paisagem é marcada pela presença de arrecifes que, na maré baixa, formam grandes piscinas naturais. Ao sul, observamos a Ilha de Santo Aleixo e ao norte o Pontal de Serrambi. Extensão de 2Km. Sua morfologia é quebrada com vegetação de intenso coqueiral, areias finas e douradas. Balneável, pouco profunda, tem ondas médias e média intensidade de maré, com recuo de aproximadamente 50m. Ancoradouro natural para pequenas e médias embarcações. A praia apresenta-se em bom estado de preservação e limpeza. Ocupação humana marcada por casas de veraneio. Ocorrência de erosão marinha. O acesso só é feito quando a maré está baixa, pela orla de Serrambi.

-

Inserção Invtur-PE




Praia de Porto de Galinhas

Maior polo turístico do litoral pernambucano, tem sua paisagem marcada por trechos de mar aberto e outros protegidos por arrecifes que, na maré baixa, formam belas piscinas naturais. Complementa sua ambiência a Vila de Porto de Galinhas, as velas das jangadas para passeios às piscinas naturais e barcos de pesca ancorados ao seu largo. Sua extensão é de aproximadamente 6,3 km em praia ondulada e quebrada, de areias finas e douradas. Vegetação rasteira e de coqueiros espaçados. Boa para banho em seu trecho mais próximo ao núcleo da vila que é protegido por arrecifes, de pequena profundidade e média intensidade das ondas.

Já a área sem arrecifes é de grande profundidade e ondas fortes. As marés são de média intensidade, com recuo de aproximadamente 50m na baixa mar. Possibilidade de ancoragem natural para pequenas e médias embarcações. O atrativo apresenta bom estado de preservação e limpeza, com exceção da área próxima à Vila que se encontra em situação regular.

Além de Recife, Porto de Galinhas concentra o maior e mais bem estruturado grupo de equipamentos e serviços turísticos do estado. São resorts, hotéis, pousadas, uma magnífica oferta de bares, restaurantes complementada por agitada vida noturna transforma a vila num dos mais procurados destinos de praia do país.

-

Inserção Invtur-PE



Fonte: Prefeitura


Praia de Serrambi

A paisagem é marcada por uma enseada, destacando-se ao sul, os arenitos que formam a Praia das Cacimbas e ao norte o Pontal de Serrambi. Complementando sua ambiência, casas de veraneio e a visão da Ilha de Santo Aleixo, (município de Sirinhaém). Sua extensão é de aproximadamente 2km em praia ondulada, de areias finas e douradas. Vegetação de coqueiros espaçados, apresentando trechos com vegetação rasteira. Balneável na baixa-mar. Existência de arrecifes ao seu largo, no trecho mais ao norte. Praia de águas profundas com ondas fracas na baixa-mar e fortes na preamar. Média intensidade das marés com recuo de aproximadamente 30m na maré baixa. Possibilidade de ancoragem natural para pequenas e médias embarcações. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. A ocupação humana se dá através de casas residenciais e de veraneio, existindo, ainda, comércio formal e informal, equipamentos e serviços turísticos.

-

Inserção Invtur-PE


Praia de Toquinho

Praia particular cuja paisagem é marcada, ao norte, pela Ponta de Serrambi e, ao sul, pela Barra de Sirinhaém e a foz do Rio Sirinhaém. Presença marcante em sua paisagem é a vista da Ilha de Santo Aleixo. Extensão de 1,8 km. Sua morfologia é quebrada e ondulada, e a vegetação é rasteira e de coqueiros. Possui areias finas e douradas. É balneável, pouco profunda, de ondas médias, e média intensidade das marés, com recuo de aproximadamente 40 metros. Apresenta influência do Rio Sirinhaém. Há presença de arrecifes distantes da orla. Possibilidade de ancoragem natural para pequenas e médias embarcações. No percurso, é interessante a Praia de Cacimbas e Praia de Pau Alto.

-

Inserção Invtur-PE


Praia do Cupe

A praia apresenta duas paisagens diferentes entre si. Seu trecho ao norte é marcado por um denso coqueiral, arrecifes que formam piscinas naturais, e mais ao fundo da paisagem, avista-se o Porto de Suape e os terraços da Praia de Muro Alto. Ao sul, a paisagem é dominada por casas de veraneio, grandes hotéis, pousadas e prives de veraneio. Sua extensão é de aproximadamente 4,5km em praia ondulada quebrada, de areias finas e douradas.

A vegetação é predominante de coqueiros e vegetação rasteira. Boa para banho em seu trecho central e norte que são protegidos por arrecifes e que, na maré baixa, tem pequena profundidade e ondas fracas. já a área sem arrecifes é de grande profundidade e ondas fortes. Média intensidade das marés com recuo de aproximadamente 30m na baixa mar. Possibilidade de ancoragem natural, para pequenas embarcações, nos trechos defendidos por arrecifes. Apresenta bom estado de preservação e limpeza. A ocupação humana se dá através de casas de veraneio, comércio informal nos fins de semana, equipamentos e serviços turísticos. A praia concentra grande parte dos hotéis e pousadas do complexo de Porto de Galinhas.

-

Inserção Invtur-PE



Praia do Pontal de Maracaípe

Praia fluvio-marinha que se forma na foz do Rio Maracaípe. Sua paisagem é marcada pela presença de mangue, coqueiros e o Pontal de Serrambi. Sua extensão é, de aproximadamente 800m, com morfologia plana e areias claras e finas. Balneável, pouco profunda, com ondas médias. Grande intensidade das marés com recuo aproximado de 150m. Presença de arrecifes ao seu largo e bancos de areia na foz do rio. Possibilidade de ancoragem natural para pequenas e médias embarcações. A praia apresenta bom estado de preservação e limpeza. Presença de erosão marinha. O pontal é local de pesquisas sobre cavalos-marinho, que ocorrem com certa abundância. Há barcos para passeios no Rio Maracaípe, onde se contempla paisagem estuarina.

-

Inserção Invtur-PE


Praia dos Franceses

Situada na face norte da Ilha da Cocaia, sua ambiência é fortemente marcada pela área estuarina dos Rios Tatuoca e Massangana. De suas areias, avista-se ao norte a formação do Cabo de Santo Agostinho e as praias do Paraíso e de Suape (município do Cabo de Santo Agostinho), a leste, um retilíneo cordão de arrecifes, que se estende em direção ao norte por mais de 1 km. A oeste, aparece a Ilha de Tatuoca. Sua extensão é de aproximadamente 2 km em praia ondulada e quebrada. Balneável, na baixa-mar é pouco profunda, apresentando pequenas marolas. Média intensidade das marés, com recuo de aproximadamente 30m na baixa-mar. Nos períodos de preamar suas areias são finas e claras, quando a maré baixa, surge uma faixa de areias finas e douradas. A vegetação ocorrente é rasteira, arbustiva e de coqueiros espaçados. Possibilidade de ancoragem natural para pequenas embarcações. Apresenta bom estado de preservação e limpeza. Há ocupação humana através do comércio informal nos finais de semana.

-

Inserção Invtur-PE


Trilhas Ecológicas

                                  

Trilha Ecológica da Pedra Selada

A Pedra Selada, formação rochosa existente no topo da serra de mesmo nome, está localizada em terras do Engenho Gaipió. com cota de 301m de altitude, é ponto culminante da região. Dela se pode ter a visão das praias de Serrambi, Porto de Galinhas, chegando-se a ver no horizonte, a cidade de Recife. Desde o início da colonização, serviu como referência geográfica para navegadores. Em 1587, o português Gabriel Soares de Souza, em expedição de reconhecimento da costa, faz referência à pedra no "Tratado Descritivo do Brasil". A trilha ecológica com cerca de 3km, a partir da casa grande, passa por antigos "carreiros" ainda existentes e por picadas abertas nas matas e capoeiras remanescentes de Mata Atlântica, rumo ao topo da serra.

-

Inserção Invtur-PE


Trilhas da Mata do Outeiro

Realizada num trecho de mata próximo à Serrambi. Seu entorno é formado por vegetação rasteira, arbustiva, arbórea com árvores de troncos finos, fruteiras e de palmáceas. No seu final, encontra-se um extenso coqueiral. O percurso pode ser feito de bugre, com duração aproximada de 15 minutos, ou através de caminhadas. Extensão de 2,5km na trilha principal, com opções de variantes diversas. Apesar de degradada é uma área agradável e apresenta bom estado de limpeza.

-

Inserção Invtur-PE





Unidades de Conservação

Parque Estadual

Parque Natural Estadual de Suape

Parque Estadual conforme decreto 6.727 de 22.09.80. Com uma área de 1.608 ha, a reserva é formada por resquícios de Mata Atlântica em seus trechos mais elevados, por áreas de cultivos em suas terras intermediárias, e pelas águas da represa de Utinga, em seus trechos centrais e inferiores. A fauna predominante é composta por aves e répteis. Pesquisas na área da reserva são realizadas pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento, da Universidade Federal de Pernambuco (FADE-UFPE), sobre a caracterização fitofisionômica da vegetação terrestre nativa e sobre a hidrobiologia da represa de Utinga. Atualmente o parque vem sofrendo ocupações irregulares de camponeses, ocorrendo desmatamentos. Apresenta regular estado de preservação e bom estado de limpeza. Para visitação é necessário solicitação prévia à diretoria da entidade responsável pela administração da reserva: SUAPE - Complexo Industrial Portuário, telefone 81 3527 5000, no horário das 07:00 às 13:00.

-

Inserção Invtur-PE


ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Histórico-Culturais


Arquitetura Civil, Rudimentar, Conjunto Arquitetônico e Modernista

Casario antigo em Nossa Senhora do Ó

Ipojuca – PE

-

Inserção Invtur-PE

 

Fonte: Marcos Lôbo


Artes Plásticas

Artesãos

Joseano Pereira de Santana (Mestre Dido)
Ipojuca - PE

Fone: (81) 99106 1263

lia2@ig.com.br 

-

Inserção Invtur-PE


Casas de Farinha

Casa de Farinha do Engenho Maranhão

É uma casa de farinha artesanal, toda ela manual. Possui o forno, a prensa, o rodeto, a roda e o cevado. Suas instalações são precárias e pequenas. Localiza-se em uma pequena colina e para se chegar até a mesma atravessa-se um riachinho de águas claras que corre sobre pedras. Ao seu redor, árvores frutíferas como bananeiras, mangueiras, e o canavial. Pode ser visitada a qualquer hora.

-

Inserção Invtur-PE


Aquários

Aquário Porto dos Tubarões

O local funciona como Centro de Informações Científicas e Pesquisas para o público. Com um programa de educação ambiental e aplicação, e tendo com objetivo informar a população sobre os tubarões e arraias.

Realizando pesquisas nestes animais em cativeiro.

Horário de Visitação:

Seg. à Sex. das 14:00 às 20:00 h

Sab., Dom. e Feriado das 12:00 às 20:00 h

Fone: (81) 3552.2926

-

Inserção Invtur-PE


Centros de Pesquisas e Estações Experimentais

 

Projeto Hippocampus

Pioneiro no Brasil, o Projeto Hippocampus luta pela conservação dos cavalos-marinhos brasileiros desde 1995.

PE 60, Km 10, Engenho Massangana

Centreino - SUAPE

Ipojuca – PE

Fone: (81)  98791 2677 / 99387 3215

http://www.projetohippocampus.org/

https://www.facebook.com/projetohippocampus

-

Inserção Invtur-PE


Engenhos

 

Engenho Canoas

Fundado em 1786, pertenceu ao Tenente Cel. Antônio Juvêncio Pires Falcão, líder rebelde da vila de Nossa Senhora do Ó. Hoje pertence à família Souza Leão

Da sua construção restam a Casa Grande, bastante descaracterizada e  "engenho". Na moita do engenho funciona o fabrico de rapadura, mel e cachaça. Possui uma bomba que puxa o caldo para os tanques de cimento onde o mel vai sendo apurado em gamelas de madeira e formas.

É um dos poucos engenhos da zona da mata sul que ainda fabrica cachaça, mel e rapadura.

Normalmente tem seu ciclo de moagem entre setembro e março, período da safra de cana-de-açúcar. Possui ainda plantação de frutas regionais como caju, manga, cajá, jaca, milho verde, além de mandioca e feijão de corda.

Visita: Segunda a sábado, das 9h às 17h

Fone: (81) 9955 2420

Obs.: O Engenho apenas cobra taxa de grupos de turismo pedagógico. Neste caso, sempre que é agendado um grupo, o engenho moe no dia da visita, independentemente do período da safra, para demonstrar o processo de fabricação.

-

Inserção Invtur-PE

 

Fonte: Lucas Mateus

Engenho Gaipió

O engenho ficou famoso durante a Revolução Praieira, quando se travou uma batalha em suas terras. A sua sede é composta pelas seguintes edificações: a Casa-Grande, a Capela, os restos da Moita e o Armazém. A Casa-Grande foi construída, segundo data na fachada, em 1863, caracterizando um importante monumento de traços neoclássicos. Edificação de três pavimentos, construída em alvenaria de tijolos. Sua fachada é pintada com tinta a cal, com partes revestidas de azulejos decorados e antigos. É um típico solar do séc. XIX. Existe significativa quantidade de móveis bem conservados. A capela foi construída em 1853 é usada para cultos esporádicos. Sua estrutura é de alvenaria e tijolo, com nave única, sem modificação. Há algumas imagens antigas de valor artístico, como a de São José, a de Nossa Senhora da Conceição e a de Sant'Ana. Possui a pia batismal em mármore marrom e lavabo em pedra de cantaria. Atualmente, o engenho destina-se unicamente ao fornecimento de cana-de-açúcar para as usinas próximas. A Casa-Grande serve como habitação, mantendo suas feições originais, cercada por bosques e plantas ornamentais. Resta, ainda, a roda d'água do engenho, enferrujada, em meio ao mato. Situa-se no alto de uma colina de onde se avista o canavial, cercado por árvores frutíferas e palmeiras imperiais.

-

Inserção Invtur-PE

 


Folclore

 -

Inserção Invtur-PE


Blocos Carnavalescos

Quadrilha

Troças

 

Gastronomia Típica

 -

Inserção Invtur-PE


Caldo de Cana

Farinha de Castanha

Fritada de Carangueijo

Geleia de Araçá

Licor

Mel de Engenho

Passa de Caju

Passa de Mangaba

Tapioca de Castanha

  

Manifestações Populares

 

Artesanato Típico, Decorativo e Utilitário

 -

Inserção Invtur-PE


Artesanato em Couro

Artesanato em Madeira

Cestaria e Traçados

Peças em Cerâmica

Tapeçaria

 

Agremiações Carnavalescas

 -

Inserção Invtur-PE


Bloco Amigos de Porto

Bloco da Sucata

Bloco Zé Pojuca

Escola de Samba José Joaquim da Silva

Troça Homem da Meia Noite e Teredecia

 

Grupos Folclóricos

 -

Inserção Invtur-PE


Calumba – Grupo de dança

Quadrilha 40 Graus

 

Mercados Públicos e Privados

 

Mercado Municipal

Rua Luís Costa, 308-368 - Nossa Sra. do O.

Ipojuca - PE

Data de inserção: 28/04/2020 – Gustavo Pacheco

-

Inserção Invtur-PE


Miradouros e Belvederes

 

Farol Turístico

Com uma arquitetura semelhante a um farol de orientação marítima, possui 14 metros de altura e foi instalado dentro da área do Muganga Bistrô. Lá de cima observa-se as piscinas naturais e arredores de Porto em 360 graus.

Galeria Caminho da Praia.

Av. Beira Mar, 32 - Porto de Galinhas.

Ipojuca – PE

Data de inserção: 07/05/2020 – Gustavo Pacheco

 -

Inserção Invtur-PE

Fonte: Prefeitura



Monumentos 

 

Igrejas Históricas, Capelas, Catedrais, Conventos e Mosteiros

 

Capela de Nossa Senhora das Mercês

A capela é construída em alvenaria de tijolo, em calçada alta. É bastante singela. Tem planta quadrangular e frontispício triangular, encimada por uma cruz. Possui pequena torre sineira, recuada, ao lado esquerdo. O telhado é em telha de amianto. Tem nave única e não possui forro. No altar-mor três nichos em cimento, tendo a imagem de Nossa Senhora das Mercês ao meio. Encontra-se em estado regular de conservação, pois o elemento está parcialmente alterado, necessitando de pequenas obras de conservação e/ou restauração. Ao seu redor, coqueiros, casa de moradores e canavial.

-

Inserção Invtur-PE


Capela de Santa Luzia

Construída em tijolo, com frontão retangular. Frontispício com pequena voluta, encimado por uma cruz de ferro construída em calçada baixa. Na fachada uma porta ladeada por duas janelas em madeira. Possui na frente um cruzeiro pequeno, que tem a base em cimento com cruz de madeira. A Igreja é cercada por um muro de tijolos rebocados. Encontra-se em estado regular de conservação, pois o elemento está parcialmente alterado, necessitando de pequenas obras de conservação e/ou restauração. São realizadas missas de ano em ano. Ao seu redor árvores frutíferas como: fruta-pão, bananeira, coqueiro e uma gameleira que está danificando as paredes e o alicerce da capela. Como situa-se em uma colina, pode-se avistar a Estação de Piscicultura Dr. Paulo Viegas.

 -

Inserção Invtur-PE


Capela dos Santos Cosme e Damião

A capela é bastante singela. Foi construída em alvenaria de tijolo, em planta quadrangular. Tem frontispício triangular e coberta com telha canal. Possui apenas uma porta e nenhuma janela. Do lado esquerdo, um pequeno nicho coberto com telhado de proteção. Toda cercada de muro baixo de tijolo, pintado de branco, com um pequeno portãozinho de ferro. É utilizada como escola. Pode ser vista da rodovia e para visitação solicitar na escola. Ao seu redor, árvores frutíferas de médio e grande porte. Está situada ao lado da casa dos proprietários da Usina Ipojuca.

-

Inserção Invtur-PE


Convento Igreja de Santo Antônio

Fundado em 1606, o convento franciscano de Ipojuca foi abandonado durante os anos de domínio holandês e restaurado na década de 1650. Tratase de um exemplar arquitetônico de imensa importância, desde logo porque preserva várias das suas características originais, tendo apenas a capelamor sido substituída, já no século XX, na sequência de um fogo. Além disso, nele fixaramse uma série de soluções arquitetônicas que se repetiriam em todos os conventos da Ordem em Pernambuco e respectiva esfera de influência, como sejam um modelo de fachada (galilé de três arcos a que correspondem outras tantas janelas no primeiro andar encimadas por um pedimento triangular, sem decoração, porta única de acesso à nave – as duas laterais são do século XX), um modelo de claustro (com arcos de volta perfeita no piso térreo e cobertura de madeira sobre colunas no primeiro andar), e um ideal de pobreza no edificado, que se traduz por uma quase total ausência decorativa em todos os espaços do convento. Notese ainda que a sacristia se mantém na localização original, junto ao claustro, e não atrás da capelamor, como as sacristias novas de muitos outros conventos da região. Finalmente, o claustro parece ter sobrevivido à invasão holandesa e deve datar dos anos de 1610, sendo assim uma das mais antigas estruturas edificadas remanescentes no Brasil.

Fone: (81) 3551 1154

Outras informações:

http://www.ipatrimonio.org/ipojuca-convento-e-igreja-de-santo-antonio/#!/map=38329&loc=-8.398978999999983,-35.064673000000006,17

https://pt.wikipedia.org/wiki/Convento_de_Santo_Ant%C3%B4nio_(Ipojuca)

-

Inserção Invtur-PE

-

Últimas Atualizações em:

12/09//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Fonte: Prefeitura

Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Outeiro

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Outeiro data provavelmente do começo deste século. Em estilo maneirista, não tem torre sineira e sua fachada apresenta apenas uma porta e duas janelas na parte superior. Seu frontispício é completado por uma cruz em alvenaria. Do lado direito, um pequeno portão dá acesso ao cemitério.

Aberta à visitação. Encontra-se em estado regular de conservação, pois o elemento está parcialmente alterado, necessitando de pequenas obras de conservação e/ou restauração. A Igreja está localizada no Morro do Outeiro, em um mirante, de onde se descortina as Praias de Serrambi, Toquinho, Maracaípe e Pontal de Maracaípe.

-

Inserção Invtur-PE

 


Igreja de Nossa Senhora da Penha                                                                                        

Construção em tijolo. É uma igreja simples e sem adornos. Tem planta quadrangular e telhado triangular, não tendo divisória entre o corpo e o telhado. O telhado é encimado por uma cruz em madeira. A fachada é composta por três portas e na altura do coro três janelas quadrangulares. Todos os vãos são emoldurados. É composta de nave única, o coro ruiu. Possui telhado em brasilit sem forro. Presença de púlpito em madeira. Rodeando a nave para-corpos na altura do coro.

O altar-mor em madeira, na cor escura, muito danificado, possui alguns túmulos. Seu estado é de pré-ruína. Ao seu redor, casa de moradores do engenho, e árvores de pequeno e médio porte.

 -

Inserção Invtur-PE


Igreja de Nossa Senhora do Ó

A Igreja de Nossa Senhora do Ó foi construída em 1906, em estrutura de alvenaria de tijolos. Sua fachada é composta por seis janelas avarandadas. Tem nave única, púlpito em madeira trabalhada, altar-mor em madeira pintada de branco e dourado, três altares laterais e três lustres de cristal. Em frente à Igreja há um Cruzeiro em alvenaria encimado por uma cruz sobre uma base quadrangular abaulada.

Aberta à visitação: das 06:00 às 08:00 e das 15:00 às 17:00 h. Missa aos domingos: às 07:00 h. A Capela está voltada para uma praça, cercada de ruas residenciais.

-

Inserção Invtur-PE











Fonte: Marcos Lôbo

 



Igreja de São Miguel

A igreja de São Miguel data de 1919. Em estilo colonial, sua estrutura é de alvenaria de tijolos. Sua fachada é composta por três janelas na parte superior e uma única porta. Apresenta nave única, abrigando seteiras com vidros fixos e translúcidos. Internamente, já foram feitas inúmeras modificações. Apenas o altar-mor encontra-se parcialmente conservado e, dos altares laterais, nada mais resta que suas imagens. Vale lembrar que os beirais são tríplices. O altar-mor é todo entalhado em cores brancas e douramento com a imagem de São Miguel ao centro e, à direita, a imagem de São Benedito em madeira. Situada num ponto alto da cidade próxima à igreja do Santo Cristo, a Igreja tem ao seu entorno casas residenciais e, em frente, um pequeno jardim com árvores de médio e pequeno porte.

Fazendo parte do Conjunto Franciscano, São Miguel dá seu o nome à paróquia.

Visita: Terça a domingo, das 8h às 12 e das 14h às 17h

Missas: sexta, às 19h Endereço: Rua Frei Vicente Salvador.CEP:55.590-000 Fone: (81) 3551 1154

Obs.: A Igreja de São Miguel permanece fechada durante a semana, abrindo apenas para a missa da sexta-feira, porém para visitá-la deve-se procurara a secretaria do Convento de Santo Antônio que providenciará a abertura do templo. 

-

Inserção Invtur-PE


Igreja e Convento do Senhor Santo Cristo

O Conjunto Franciscano de Ipojuca, formado pelo convento e pela igreja do Senhor Santo Cristo datam do séc. XVII. O convento é de 1606, enquanto que a igreja teve a sua pedra fundamental lançada em 1608 e já em 1609 estava parcialmente erguida.

Em 1639 os holandeses saquearam o convento e instalaram no local um quartel militar. Em 1654 com a expulsão dos mesmos, o convento voltou às suas origens.

A construção é de alvenaria de pedra e de tijolos, com claustro de ordem toscana (tradicional claustro quadrado dos conventos franciscanos). A igreja é em estilo maneirista, com nave única, apresentando no frontispício, arcada em três vãos com cercadura em pedra e três janelas de vergas retas, na altura do coro. Seu interior foi destruído por um incêndio em 1935, ficando totalmente descaracterizado. Na igreja, destaca-se o mobiliário antigo, que escapou do incêndio. Ao lado direito, está a Capela dos Milagres, na qual se depositam os mais diversos tipos de ex-votos, e um senhor morto em tamanho natural, deitado sob estandarte de procissão.  O conjunto está situado no ponto mais alto da cidade em meio a casas residenciais.

Visita: Terça a domingo, das 8h às 12 e das 14h às 17h

Missas:

Domingo, ás 6h, 8h, às 19h; terça às 19h; sexta, as 19h (na Igreja de São Miguel)

Fone: (81) 3551 1154

Veja também "Festa de Santo Cristo de Ipojuca", no tópico Festas Populares e Religiosas; "Santuário de Santo Cristo", no tópico Santuários e "Igreja de São Miguel" no tópico Igrejas.

-

Inserção Invtur-PE


Santuários

 

Santuário do Senhor Santo Cristo de Ipojuca

O santuário data do séc. XVII. O convento é de 1606, enquanto que a igreja teve a sua pedra fundamental lançada em 1608. Em 1639 os holandeses saquearam o convento e instalaram no local um quartel militar.

A construção é de alvenaria de pedra e de tijolos, com claustro de ordem toscana (tradicional claustro quadrado dos conventos franciscanos). A igreja é em estilo maneirista. Seu interior foi destruído por um incêndio em 1935, ficando totalmente descaracterizado.  Ao lado direito, está a Capela dos Milagres, na qual se depositam os mais diversos tipos de ex-votos, e um senhor morto em tamanho natural, deitado sob estandarte de procissão. A sagração do convento como santuário milagroso se dá por volta de 1663. Naquele ano o capitão Francisco Dias Delgado, senhor do engenho Trapiche, manda buscar em Portugal uma imagem do Cristo para substituir a antiga que se desfazia em pó. Seu Procurador esquece a compra, mas no dia anterior à sua volta lhe é oferecida uma imagem, o Cristo é entregue, mas o vendedor não volta para cobrar. Compelido pelo mau tempo, o navio que se destinava ao porto do Recife atracou em Porto de Galinhas, terras de propriedade do capitão. Este, percebendo que a dimensão da imagem excedia ao nicho que se destinava, ofereceu-a a outra igreja existente nas vizinhanças. Colocou-se o Divino sobre um carro de bois, mas os animais se recusaram a obedecer ao carreteiro, fazendo o capitão ordenar deixá-los seguir o rumo que escolhessem.

Os bois rumaram para o convento, seguidos por grande cortejo que se formou pelo caminho. Desde então começaram as romarias ao santuário perpetuando-se até os dias de hoje.

Visita: Terça a domingo, das 8h às 12 e das 14h às 17h

Fone: (81) 3551 1154

-

Inserção Invtur-PE


Museus e Exposições Permanentes

Museu de Cera de Porto de Galinhas

Rua Esperança, 163, Porto de Galinhas

Ipojuca-PE

Outras informações:

https://grupodreams.com.br/loja/porto-de-galinhas/

-

Inserção Invtur-PE

26/01/2023 – Gustavo Pacheco

 


Praças

 

Praça 18

-

Inserção Invtur-PE

10/01/2023 – Gustavo Pacheco

Fonte: Marcos Lôbo


Praça Capitão Antônio Braz Pereira

A Praça Capitão Antônio Braz Pereira possui postes com luminárias em seu redor e bancos em granito. Em um dos lados está um cruzeiro e do outro, sobre uma base triangular, o busto em bronze do Capitão Antônio Braz Pereira, datando de 31/01/77. Em uma das extremidades da praça está um pequeno coreto ajardinado com poste central. Está ambientada pela Igreja de Nossa Senhora do Ó, bem à sua frente, e árvores como palmeiras, castanholas além de casas residenciais.

-

Inserção Invtur-PE

 




Praça do Baobá

Árvore centenária, possivelmente plantada pelos escravos africanos, o Baobá é atração turística do destino Porto de Galinhas. Possui o tronco de 4,5 metros de diâmetro, localizada na praça do Baobá, no distrito de Nossa Senhora do Ó, 11 quilômetros do centro de Porto de Galinhas. Uma verdadeira aula de história que nos faz voltar aos tempos da descoberta do Brasil.

Nossa Senhora do Ó

Data de inserção: 23/10/2020

-

Inserção Invtur-PE



Praça José Cláudio

É uma praça pequena que delimita a entrada do município. Tem um pequeno canteiro ajardinado e no meio uma escultura em pedra granito do escultor José Cláudio intitulada "Mulher de Sargaço" inspirada no poema de Carlos Pena Filho. Tem aproximadamente 2,5 de altura. Tem como paisagem circundante a PE-60, bar e uma madeireira.

 -

Inserção Invtur-PE


Última atualização em: 

26/01//2023


Empetur

Inventário Turístico de Pernambuco – Invtur - PE

(081) 3182 8170

invtur@gmail.com

http://inventariope.blogspot.com/

https://www.facebook.com/InvturPE/

 


Ipojuca: Outras informações