OLINDA - MIRANTE - FOTO: ARQUIMEDES SANTOS - www.empetur.pe.gov.br/galeria-de-fotos?page=1

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

 

TRIUNFO

INVENTÁRIO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Naturais

  

Hidrografia 

 

Cachoeiras

 

Cachoeira das Pingas

Com mais de 50m de altura suas águas saltam por 6 quedas. Seu entorno é fortemente marcado por blocos de rochas desnudas, de onde brotam gramíneas, arvoredos e árvores. Complementa seu entorno uma corredeira por onde escoam suas águas. Há possibilidade para banho, a montante da cachoeira, em forma de piscinas naturais. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. Existência de ocupação humana próximo ao atrativo. É interessante a visitação aos engenhos de rapadura em seu percurso. A cachoeira, no período da estiagem, mostra toda a sua morfologia com o surgimento de pequenas bicas. No período das chuvas forma-se um véu d'água de aproximadamente 10m de largura. Do seu alto avista-se, em primeiro plano, um pequeno vale por onde corre o riacho que forma a cachoeira e, em segundo plano, avista-se trecho do Vale do Pajeú.

-

Inserção Invtur-PE





Cachoeira do Brocotó, do Crispim ou do Escorregador

Localizada entre a PE-350 e a Serra do Brocotó, a cachoeira está ambientada por um trecho de mata degradada em sua margem esquerda e na sua margem direita a serra do Brocotó. A vegetação em seu entorno é complementada por vegetação rasteira e gramíneas. A sua altura é de aproximadamente 20m e a sua largura varia de 07 a 10m. Não é balneável, devido a sua morfologia com quedas abruptas, mas é bastante interessante para contemplação. Apenas em pequenos trechos próximos às margens é possível banho em forma de bica. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. Existência de ocupação humana próximo ao atrativo. A cachoeira só corre com grande volume d'água no período das chuvas, que pode variar de janeiro a junho. 

-

Inserção Invtur-PE




Cachoeira do Grito

Situada em uma grande fenda em blocos rochosos, com uma altura aproximada de 8m e cerca de 1,5m de largura, apresenta cinco quedas. A cachoeira derrama suas águas em um poço de aproximadamente 12m de comprimento e 5 de largura.

Sua ambiência é singular, formada por um pequeno abrigo natural de onde brotam samambaias e toda uma formação rochosa superposta de forma harmônica. A vegetação circundante é dominada por arbustos e arvoredos que surgem entre as rochas. O poço da Cachoeira do Grito é balneável com trechos de pequena e grande profundidade, permitindo saltos das rochas que ficam sobre o mesmo a mais de 4m de altura. Encontra-se em excelente estado de preservação e limpeza. Existência de ocupação humana próxima ao atrativo.

-

Inserção Invtur-PE





Caldeirões e Piscinas Naturais

Poço Dantas

Trata-se de uma pequena cachoeira que derrama suas águas em um poço, formando uma piscina natural. Seu entorno é dominado pela encosta de uma suave ondulação, salpicada por afloramentos rochosos. Sua altura é de aproximadamente 5m, com três pequenas quedas com largura média de 1m. É balneável em forma de piscina natural.

-

Inserção Invtur-PE




Poço das Tabocas

Situado após uma pequena corredeira que o separa do poço do Tunico, encontra-se encaixado entre blocos rochosos. Seu entorno é dominado por uma capoeira, algumas fruteiras, bambus e cultivos de banana. É balneável e encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. A ocupação humana ocorre através dos moradores do sítio São José dos Vianas, localizado próximo ao atrativo.

 -

Inserção Invtur-PE


Poço do Tunico

O Poço do Tunico trata-se de um pequeno salto onde suas águas correm para a formação uma piscina natural. Seu entorno é marcado por um capoeirão, fruteiras e vegetação rasteira. Complementa a sua ambiência afloramentos rochosos pelos quais corre o riacho. É  balneável em forma de piscina natural, encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. Existência de ocupação humana próxima ao atrativo.

-

Inserção Invtur-PE

 



Grutas, Cavernas e Furnas

 

Furna das Lages

Conhecida também como Furna dos Holandeses, é formada pela superposição de blocos rochosos. A Furna das Lages tem seu entorno marcado por trechos de capoeira e áreas de cultivos de subsistência. Em seu interior encontra-se uma nascente que abastece algumas famílias que vivem no sítio. A sua forma assemelha-se a um arco, estreitando-se em direção às extremidades. A sua área interna tem largura aproximada de 30m, altura de 2m no centro e extensão de 10m. A sua visibilidade interior é grande e apresenta vários blocos de rochas distribuídos de maneira irregular. No fundo da furna existe uma passagem estreita com cerca de 8m de extensão dando acesso a uma segunda furna (esta não possuindo visibilidade interior) com a altura e largura aproximadamente de 2m  e extensão de 3m. É percorrida com segurança em um trecho de aproximadamente 7m.  Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. Existência de ocupação humana através dos moradores do sítio onde está localizada.  

-

Inserção Invtur-PE



Mirantes

 

Belvedere

Do seu ponto de observação tem-se uma vista panorâmica da cidade de Triunfo, destacando-se as duas torres das igrejas, o açude público, Cine Teatro Guarany e o Cruzeiro do Alto da Boa Vista. Ao fundo da paisagem, avista-se ainda a movimentada morfologia do relevo da região. A vegetação que domina o seu entorno é rasteira, trechos de gramíneas, árvores e arvoredos espaçados. O atrativo encontra-se em regular estado de conservação e limpeza. Existência de equipamentos e serviços turísticos e existência de ocupação humana.

-

Inserção Invtur-PE


Mirante da Pedra do Letreiro

Localizado no topo de um afloramento rochoso nos limites dos estados de Pernambuco e Paraíba, tem-se uma visão panorâmica da movimentação do relevo do estado vizinho. Sua paisagem é complementada por propriedades rurais com áreas de cultivo de subsistência. Em sua porção mais alta há ocorrência de cactáceas, bromélias e alguns arbustos espaçados. Em seu entorno domina uma vegetação rasteira, pequenos trechos de mata degradada e áreas de cultivo. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. Existência de ocupação humana próximo ao atrativo. Na sua porção superior, em abrigo natural, encontram-se gravadas algumas inscrições rupestres.

-

Inserção Invtur-PE




Mirante do Cruzeiro do Alto da Boa Vista

Localizado em área urbana, o mirante do cruzeiro encontra-se em um grande afloramento rochoso no qual foi erguido um cruzeiro onde está a última estação da Via Sacra. Comtempla-se, ao norte, a entrada principal da sede do município, ao sul e a oeste trechos da malha urbana da cidade e a leste, ao fundo da paisagem, o Pico do Papagaio bem marcado pela antena do DETELPE. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. Existência de equipamentos e serviços turísticos e ocupação humana (área urbana).

 -

Inserção Invtur-PE


Mirante do Pico do Papagaio

O Pico do Papagaio revela uma das mais belas paisagens da região sertaneja pernambucana. Ao Norte avista-se as cidades de Princesa Izabel e São José dos Patos no Estado da Paraíba, ao sul aparecem as cidades de Triunfo e Calumbi, ao leste surgem Carnaíba, Flores e Afogados da Ingazeira e ao oeste porção do relevo que lhe circunda. Marca ainda seu entorno, em primeiro plano trechos do vale do Pajeú. Em seu topo encontra-se ainda vários afloramentos, entre eles a Pedra da Cachorra, bloco rochoso que está assentado em um outro pequeno bloco de pedra e uma antena e base do DETELPE. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza.

 -

Inserção Invtur-PE


Mirante do Sesc

Localizado na área urbana do município, tem como primeiro plano o açude público de Triunfo, a torre das duas igrejas e todo casario da cidade. E, em segundo plano, avista-se toda movimentação do relevo em torno da sede do município inclusive avistando-se o Pico do Papagaio. Por ser um mirante urbano a vegetação que o circunda já está bastante degradada, surgindo trechos com árvores espaçadas e trechos com vegetação rasteira. O mirante encontra-se em regular estado de conservação e limpeza. Existência de equipamentos e serviços e de ocupação humana.

-

Inserção Invtur-PE


Rochedos e Pedras

 

Pedra do Letreiro

Localizados no topo de um grande afloramento rochoso, três grandes blocos de pedras graníticas formam um abrigo natural. Uma das faces da pedra, apresenta inscrições rupestres da tradição agreste. As figuras, em cores vermelhas, assemelham-se a carimbos. Foram realizados estudos no local pela equipe da UFPE.

Encontra-se em estado regular de preservação, pois como é de fácil acesso, existem inúmeras pichações sobre as inscrições dificultando sua leitura. Em sua ambiência encontram-se cactáceas, bromélias e alguns arbustos espaçados. Em seu entorno domina uma vegetação rasteira, pequenos trechos de mata degradada e áreas de cultivos.

-

Inserção Invtur-PE






Picos

 

Pico do Papagaio

O Pico do Papagaio, segundo informações da Prefeitura local, teto do Estado de Pernambuco com 1.260 m de altitude, não citando fonte referencial, revela uma das mais belas paisagens da região do sertão de Pernambuco. Ao Norte avista-se as cidades de Princesa Isabel, e São José dos Patos no Estado da Paraíba; ao sul aparecem as cidades de Triunfo e Calumbi; ao leste surgem Carnaíba, Flores e Afogados da Ingazeira e a oeste formas de relevo que lhe circunda. Marca ainda seu entorno, em primeiro plano ao sul, os maciços residuais e em segundo plano trechos do vale do Pajeú. Em seu topo encontra-se ainda vários afloramentos, entre eles a Pedra da Cachorra; bloco rochoso que se encontra assentado em um outro pequeno bloco de pedra e a antena e base do DETELPE, esta construída em alvenaria. A vegetação instalada em seu topo é constituída por cactáceas, bromélias, vegetação rasteira e arbustos espaçados. Em seu entorno a vegetação alterna com trechos de mata de altitude, de culturas de subsistência, fruteiras e gramíneas (cana-de-açúcar e capim para gado).

Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza.  Existência de ocupação humana.

-

Inserção Invtur-PE






ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Histórico-Culturais

 

Açudes, balneários, barragens, bicas, chafarizes, poços e canais construídos

 

Açude João Barbosa

Trata-se de um lago que passou por várias intervenções de caráter urbanístico. Localizado na principal entrada da cidade tem o seu entorno marcado por construções residenciais, comerciais e públicas. Complementam, ainda, a sua ambiência, calçadas para passeio, jardins, bancos e coreto. Em segundo plano aparece o mirante do SESC e o Alto do Cruzeiro, além do Cine Teatro Guarany. Existência de equipamentos e serviços turísticos e ocupação humana.

-

Inserção Invtur-PE

 






Imagem: Prefeitura


Barragem de Canaã

Trata-se de uma pequena barragem do Riacho Canaã. É balneável em forma de piscina e bica. Sua ambiência é totalmente tomada por uma ponte da RFFSA, e pela rodovia PE-320. Ao fundo da paisagem surge a Serra do Brocotó com pequenos afloramentos rochosos. A altura da barragem é de aproximadamente 3m e sua largura é de 30m. A vegetação que domina seu entorno é composta por gramíneas e arbustos espaçados. Encontra-se em bom estado de conservação e limpeza.

-

Inserção Invtur-PE



Cacimba de João Neco

Trata-se de um poço com aproximadamente 25m de profundidade, que foi cavado para o fornecimento d'água aos proprietários da área. Conta-se que o Sr. João Neco, já falecido, por achar muito cansativo a rotina de puxar as latas d'água todos os dias do fundo do poço, resolveu escavar um túnel perpendicular ao mesmo, de maneira que lhe fosse possível acessar o seu fundo, alcançando a linha d'água, e assim o fez escavando um túnel de aproximadamente 30m de percurso até o fundo da cacimba. Seu entorno é marcado por cercas de pedras e vegetação rasteira, de árvores e fruteiras espaçadas. Sua morfologia é estreita e alongada (forma de túnel, com apenas uma entrada). Sua largura é de aproximadamente 1,20m, com altura de cerca de 2,5m. A visibilidade interior é grande. Encontra-se em bom estado de conservação e limpeza. Inexistência de ocupação humana próximo ao atrativo.   

-

Inserção Invtur-PE




Arquitetura Civil, Rudimentar, Conjunto Arquitetônico e Modernista

 

Posto de Saúde da Família 1 (PSF) / (Antigo Albergue Aninha Mocó)

Tem fachada retangular, tendo uma porta no meio, ladeada por 2 janelas que se assemelha a pequenos nichos em forma ogival e o telhado ainda conserva o tribeiral. Encontra-se em bom estado de conservação situado em meio ao núcleo urbano.

O antigo albergue recebeu este nome para homenagear "Aninha Mocó" uma preta que morava em Livramentos (comunidade remanescente de quilombo) trabalhando em uma bolandeira para fiar o algodão. Mudou-se para Triunfo e no dia do seu casamento, durante a festa, o seu noivo faleceu. Ela jamais casou-se novamente. O município certa vez prestou-lhe uma homenagem convidando-a para desfilar em carro alegórico, como escrava, em uma festividade do 7 de setembro. Segundo relatos, para ela foi sua única alegria. 

-

Inserção Invtur-PE


Arruado da Toinha

O arruado da Toinha recebeu este nome, em homenagem a mais antiga moradora do local. Hoje as casas são residências, sem nenhuma relação com a época. Apenas pelo fato de Lampião ter passado por tal ponto diversas vezes, é considerado marco importante na cidade. É uma construção de cinco casas conjugadas de meia porta, ladeada por uma janela. Todas construídas em alvenaria de tijolo e cimento, em calçada alta. Todas têm telhados em platibandas, porém não existe divisão entre a fachada e telhado. 

-

Inserção Invtur-PE


Arruado Dr. Cordeiro

O arruado Dr. Cordeiro recebeu este nome em homenagem ao médico que atendeu Lampião, quando este foi ferido à bala certa vez. Seu pai, porém, o Sr. João Cordeiro era proprietário da Fazenda São Vicente, frequentada pelo cangaceiro. A casa ainda existe, é a primeira de um conjunto de seis casinhas conjugadas de meia porta e janela. Ficando três casas de cada lado de um pórtico de entrada da antiga fazenda São Vicente. 

-

Inserção Invtur-PE


Arruado Padre Ibiapina

O arruado Padre Ibiapina tem esse nome em homenagem a esse missionário, que andava pelo sertão fundando casas de caridade para órfãs. Ele viajava muito e se tornou lenda. Todas as meninas que eram recolhidas neste orfanato aprendiam trabalhos manuais. Junto ao orfanato existe a capela de São Luís Gonzaga, local onde Lampião por diversas vezes ia rezar.  Hoje as casas pertencem à  Paroquia e estão sendo utilizadas como escola para bordados e costura. 

-

Inserção Invtur-PE

 


Fábrica de Criação Popular / (Antiga Cadeia Pública)

O prédio data de 1893 e sofreu reforma em 1993 conservando sua fachada original que é simples, sendo composta por 3 portas na parte central, uma janela em cada bloco lateral, e telhado com platibanda recortada. Uma pequena escadaria construída na época da reforma dá acesso a sua entrada principal. Encontra-se em regular estado de conservação situado próximo à capela de Nossa Senhora do Rosário em frente à Praça da Bandeira.  Após uma concessão com o SESC, atualmente funciona a Fábrica de Criação Popular.   

-

Inserção Invtur-PE

 


Casa Grande das Almas

Localizada no Sítio das Almas que faz divisa com o município de Princesa Isabel, no estado da Paraíba. A casa que data do final do século XIX conserva sua estrutura original toda em pedra com barro. Seu interior também conserva o reboco em barro. Possui um sótão em madeira. A casa com cerca de 14 cômodos é uma relíquia da época e mantém vários objetos do início do século, como um telefone com base de madeira, um gramofone, fotografias antigas que decoram os ambientes, arca, cama, mesa, oratório, santos de madeira. Tudo da época do cangaço. Entre suas roseiras Lampião passou muitas noites foragido e protegido por seu amigo, o alferes João Timóteo de Lima, proprietário do local, que oferecia grandes festas ao cangaceiro. A cumieira da casa é a linha de divisão entre os municípios de Triunfo e Princesa Isabel. Quando a polícia procurava Lampião em Pernambuco, ele corria para a Paraíba e não era preso pois tinha proteção de um coronel da polícia paraibana. O sítio possui uma capela votiva a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É propriedade do Sr. Assis de Lima, neto do alferes amigo de Lampião. 

Obs.: Não é permitida a visita ao interior da casa.

-

Inserção Invtur-PE




Casa Paroquial

Construída no ano de 1875, chama a atenção por ser uma construção ainda original, com riquíssimos detalhes decorativos, típico do século passado. É uma construção em alvenaria de tijolo de apenas um pavimento, com fachada de formato retangular ao nível do chão. Tem apenas uma porta à direita e cinco grandes janelões à esquerda, todos em formato ogival, os vãos são ricamente contornados por massa em relevo. O telhado é em platibandas retas, sendo o friso com elementos decorativos em massa.

É utilizada como casa residencial e só pode ser visto externamente.

-

Inserção Invtur-PE

 


Casarão do Sr. João Capité

O casarão chama atenção por ser uma construção ainda original com riquíssimos detalhes decorativos, típico do início do século. Construção em alvenaria de tijolo, ao nível do chão, com fachada quadrangular. Tendo a base alta em cimento e pedra. Destaque para as colunas dóricas que emolduram os vãos e sobre cada vão elementos decorativos. Telhado em platibandas recortadas, tendo no centro uma abertura circular. Como a casa fica em uma esquina, vê-se a fachada lateral que tem apenas uma porta e nove janelas emolduradas. No alto um sótão com 2 janelas. O telhado é em platibandas com ricos detalhes em massa. Pertence à família Capité desde sua construção. Como é utilizada como residência, pode ser vista somente externamente.

-

Inserção Invtur-PE


Theatro Cinema Guarany

Sua construção teve inicio em 1919 por iniciativa dos irmãos Manoel e Carolino Siqueira Campos, comerciantes da cidade que custearam as obras, marcando uma fase próspera que o município passou. Em 1922 o imponente prédio foi inaugurado como cinema e teatro onde exibiam-se peças de sucesso da época. Com o declínio político e econômico ainda na década de 20, o majestoso prédio perdeu seus balcões interiores e passou a funcionar como bar. Posteriormente a irmandade franciscana o adquiriu por algum tempo, voltando a ser Cine Teatro. Porém, mais tarde voltou a funcionar como bar. Em 1988, o casarão foi adquirido pela FUNDARPE e restaurado em 1994. O prédio é uma edificação de grande porte localizado no centro urbano da cidade, tendo a sua frente um grande açude. Destaca-se pela sua monumentalidade. Possui 12 janelas avarandadas na parte superior e 12 na inferior. No centro duas portas com varandas em alvenaria. Apesar das transformações ocorridas, o edifício exerce grande influência na paisagem urbana do município, como elemento de referência que o faz símbolo da cidade.

-

Inserção Invtur-PE

 



Museu do Cangaço

Neste prédio funcionava uma escola, a Escola Barbosa Lima, fundada em 1893 e permanecendo como tal até 1993. Guarda ainda detalhes das construções do século passado. Construção em calçada alta, tendo na frente um avarandado um pouco mais avançado do corpo do prédio. Sua fachada é retangular de apenas um pavimento. De cada lado da varanda duas janelas, sendo todos os vãos em madeira contornados por massa imitando azulejos. As vigas de sustentação destacam-se decorando o conjunto. No interior 6 cômodos de piso cimentado e encerado. Pode ser visitado internamente de terça ao domingo.

-

Inserção Invtur-PE



Bibliotecas


Biblioteca Professora Marli Ferreira Diniz

Biblioteca pública formada por livros em sua maioria didáticos, em número aproximado de 11.700.

 -

Inserção Invtur-PE


Casas de Farinha

 

Casa de Farinha do Sr. Higino Bezerra

Típica casa de farinha sertaneja, de construção bem diferenciada daquelas existentes na zona da mata. Toda fechada, é construída em tijolo com telhado e janelas. O forno é alimentado à lenha ou bagaço que é colocado pelo lado de fora da casa, ao nível do chão. No seu interior vemos peças usadas para o fabrico da farinha, são elas: um sevador, prensa de madeira, caixa para peneirar a massa, o forno redondo feito de cimento e o rodo para mexer a farinha enquanto cozinha.

-

Inserção Invtur-PE


Cruzeiros, Nichos e Vias Sacras

 

Cruzeiro do Alto da Boa Vista

O espírito religioso do sertanejo é acentuado no temor a Deus. Todo o mal é castigo do pecado. E o pior dos castigos é a seca. Vários são os cruzeiros encontrados em terras do sertão. O de Triunfo é uma construção do século passado, em alvenaria de tijolo e cimento. Sua base é quadrangular com cinco níveis num total de 3 metros. Sobre esta pilastra há uma cruz de madeira medindo também 3 metros. Encravada na base do mesmo encontra-se a última estação da Via Sacra. A cena é em azulejo pintado, fixada numa pequena gruta de pedra.  É para o cruzeiro que se dirige a Procissão da Paixão, que reúne os fiéis da cidade na festa religiosa da Semana Santa. Encontra-se em bom estado de conservação, situado em um grande afloramento rochoso de onde se tem a visão da entrada da cidade.

 -

Inserção Invtur-PE


Nichos da Via Sacra de Triunfo

Belos nichos em pedra envernizadas fixadas em vários muros da cidade. Tendo cada um aproximadamente 1,50 m. No seu interior um painel de azulejo pintado com cenas das quinzes estações da Via Sacra. A primeira estação está localizada ao lado da igreja matriz e vai se estendendo pelas demais ruas até o Alto do Cruzeiro, onde está a última estação. Durante a Semana Santa os fiéis fazem a Procissão da Paixão, passando por cada uma delas. Encontra-se em bom estado de conservação em meio ao núcleo urbano. 

-

Inserção Invtur-PE


Engenhos de Aguardente / Rapadura

 

Engenho do Sr. Aluísio Timóteo de Lima 

Trata-se de um engenho artesanal. As etapas para o fabrico de rapadura são os seguintes: a cana de açúcar chega no engenho e vai direto para a moenda. O caldo segue para o parol, por uma canaleta subterrânea até os tachos colocados sobre a fornalha que funciona à lenha ou bagaço. Na fornalha, o caldo é apurado e se transforma em mel, perdendo as impurezas. Esse mel é colocado em tachos até dar o ponto da rapadura. Depois é colocado em gamelas de madeira, onde vai esfriar, só depois será colocado, ainda morno, em formas quadradas de madeira. Quando seca é desenformada e empilhada, esperando ser embalada para comercialização. O engenho encontra-se em bom estado de conservação e moendo.

-

Inserção Invtur-PE

 


Engenho do Sr. Higino Bezerra 

Trata-se de um engenho artesanal. As etapas para o fabrico de rapadura são os seguintes: a cana de açúcar chega no engenho e vai direto para a moenda. O caldo segue para o parol, por uma canaleta subterrânea, até a fornalha que funciona à lenha ou bagaço. Na fornalha, o caldo é apurado e se transforma em mel, perdendo as impurezas. Esse mel é colocado em tachos até dar o ponto da rapadura. Depois é colocado em gamelas de madeira, onde vai esfriar, só depois será colocado, ainda morno, em formas quadradas de madeira. Quando seca é desenformada e empilhada, esperando ser embalada para comercialização. O engenho encontra-se em bom estado de conservação e moendo.

 -

Inserção Invtur-PE


Engenho do Sr. Manuel Diniz 

Trata-se de um engenho artesanal. As etapas para o fabrico de rapadura são os seguintes: a cana-de-açúcar chega no engenho e vai direto para a moenda. O caldo segue para o parol por uma canaleta subterrânea, até os tachos colocados sobre a fornalha que funciona à lenha ou bagaço. Na fornalha, o caldo é apurado e se transforma em mel, perdendo as impurezas. Esse mel é colocado em tachos até dar o ponto da rapadura. Depois é colocado em gamelas de madeira, onde vai esfriar, só depois será colocado, ainda morno, em formas quadradas de madeira. Quando seca é desenformada e empilhada, esperando ser embalada para comercialização. O engenho encontra-se em bom estado de conservação e moendo.

-

Inserção Invtur-PE


Engenho do Sr. Sandoval

Trata-se de um engenho artesanal. As etapas para o fabrico de rapadura são os seguintes: a cana de açúcar chega no engenho e vai direto para a moenda. O caldo segue para o parol, por uma canaleta subterrânea, até os tachos colocados sobre a fornalha que funciona a lenha ou bagaço. Na fornalha, o caldo é apurado e se transforma em mel, perdendo as impurezas. Esse mel é colocado em tachos até dar o ponto da rapadura. Depois é colocado em gamelas de madeira, onde vai esfriar, só depois será colocado, ainda morno, em formas quadradas de madeira. Quando seca é desenformada e empilhada, esperando ser embalada para comercialização. O engenho encontra-se em bom estado de conservação e moendo.

-

Inserção Invtur-PE




Engenho Paraíso 

Trata-se de um engenho artesanal. As etapas para o fabrico de rapadura são os seguintes: a cana de açúcar chega no engenho e vai direto para a moenda. O caldo segue para o parol, por uma canaleta subterrânea, até os tachos colocados sobre a fornalha que funciona a lenha ou bagaço. Na fornalha, o caldo é apurado e se transforma em mel, perdendo as impurezas. Esse mel é colocado em tachos até dar o ponto da rapadura. Depois é colocado em gamelas de madeira, onde vai esfriar, só depois será colocado, ainda morno, em formas quadradas de madeira. Quando seca é desenformada e empilhada, esperando ser embalada para comercialização. O engenho encontra-se em bom estado de conservação e moendo.

-

Inserção Invtur-PE





Engenho Ramos 

Trata-se de um engenho artesanal. As etapas para o fabrico de rapadura são os seguintes: a cana de açúcar chega no engenho e vai direto para a moenda. O caldo segue para o parol, por uma canaleta subterrânea, até os tachos colocados sobre a fornalha que funciona a lenha ou bagaço. Na fornalha, o caldo é apurado e se transforma em mel, perdendo as impurezas. Esse mel é colocado em tachos até dar o ponto da rapadura. Depois é colocado em gamelas de madeira, onde vai esfriar, só depois será colocado, ainda morno, em formas quadradas de madeira. Quando seca é desenformada e empilhada, esperando ser embalada para comercialização. O engenho encontra-se em bom estado de conservação e moendo.

-

Inserção Invtur-PE


Engenho Retiro 

Trata-se de um engenho artesanal. As etapas para o fabrico de rapadura são os seguintes: a cana de açúcar chega no engenho e vai direto para a moenda. O caldo segue para o parol, por uma canaleta subterrânea, até os tachos colocados sobre a fornalha que funciona a lenha ou bagaço. Na fornalha, o caldo é apurado e se transforma em mel, perdendo as impurezas. Esse mel é colocado em tachos até dar o ponto da rapadura. Depois é colocado em gamelas de madeira, onde vai esfriar, só depois será colocado, ainda morno, em formas quadradas de madeira. Quando seca é desenformada e empilhada, esperando ser embalada para comercialização. O engenho encontra-se em bom estado de conservação e moendo.

-

Inserção Invtur-PE

Engenho São Pedro

O Engenho São Pedro é localizado a 1km de Triunfo, data de meados do século XX e foi restaurado   no ano de 1999. Funciona diariamente tendo aos sábados degustação dos produtos   e forró pé de serra. Conta com bodega para receber os visitantes que podem conhecer o ritual de produção, acompanhados por um monitor que explica todo o processo de fabricação da cachaça, rapadura e licores. Alguns de seus produtos são a Cachaça Triumpho (a 1a do Brasil com certificado de qualidade do Inmetro), o exclusivo licor de cana de açúcar e o licor de rosas (herança das freiras alemães do Convento Stella Maris), além da rapadura tradicional e de diversos sabores, e o mel de engenho. A Cachaça é destilada em alambiques e envelhecida em barris de   carvalho, possuindo características singulares como o aroma e o sabor. As características particulares da Cachaça Triumpho são propiciadas pelo cultivo da cana em brejos atitude, com altitude de 1.000 M. O nome da cachaça tem origem na grafia antiga do nome da cidade, Triumpho.

-

Inserção Invtur-PE

 

Engenho Siqueira 

Trata-se de um engenho artesanal. As etapas para o fabrico de rapadura são os seguintes: a cana de açúcar chega no engenho e vai direto para a moenda. O caldo segue para o parol, por uma canaleta subterrânea, até os tachos colocados sobre a fornalha que funciona a lenha ou bagaço. Na fornalha, o caldo é apurado e se transforma em mel, perdendo as impurezas. Esse mel é colocado em tachos até dar o ponto da rapadura. Depois é colocado em gamelas de madeira, onde vai esfriar, só depois será colocado, ainda morno, em formas quadradas de madeira. Quando seca é desenformada e empilhada, esperando ser embalada para comercialização. O engenho encontra-se em bom estado de conservação e moendo.

-

Inserção Invtur-PE

 


Engenho Soares 

Trata-se de um engenho artesanal. As etapas para o fabrico de rapadura são os seguintes: a cana de açúcar chega no engenho e vai direto para a moenda. O caldo segue para o parol, por uma canaleta subterrânea, até os tachos colocados sobre a fornalha que funciona a lenha ou bagaço. Na fornalha, o caldo é apurado e se transforma em mel, perdendo as impurezas. Esse mel é colocado em tachos até dar o ponto da rapadura. Depois é colocado em gamelas de madeira, onde vai esfriar, só depois será colocado, ainda morno, em formas quadradas de madeira. Quando seca é desenformada e empilhada, esperando ser embalada para comercialização. O engenho encontra-se em bom estado de conservação e moendo.

-

Inserção Invtur-PE


Engenho Trindade 

Trata-se de um engenho artesanal. As etapas para o fabrico de rapadura são os seguintes: a cana de açúcar chega no engenho e vai direto para a moenda. O caldo segue para o parol, por uma canaleta subterrânea, até os tachos colocados sobre a fornalha que funciona a lenha ou bagaço. Na fornalha, o caldo é apurado e se transforma em mel, perdendo as impurezas. Esse mel é colocado em tachos até dar o ponto da rapadura. Depois é colocado em gamelas de madeira, onde vai esfriar, só depois será colocado, ainda morno, em formas quadradas de madeira. Quando seca é desenformada e empilhada, esperando ser embalada para comercialização. O engenho encontra-se em bom estado de conservação e moendo.

-

Inserção Invtur-PE


Folclore

 -

Inserção Invtur-PE


Bacamarteiro

Cambinda

Capoeira

Caretas

O careta de Triunfo é uma figura folclórica centenária, tombado pelo governo de Pernambuco. Comemorando seu dia na segunda-feira de carnaval. Essa maior manifestação cultural da cidade encanta os visitantes e turistas com sua beleza, alegria e irreverência, nunca perdendo seus tradicionais elementos: máscaras, chapéus, tabuleiro e chicote. No carnaval, 500 caretas se reúnem em trecas (nome popular dos grupos de caretas) nas ladeiras da cidade.

-

Últimas Atualizações em:

10/10//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

Fonte: Prefeitura


Cirandas

Coco

Cutilada

Xaxado

 

Gastronomia Típica

 -

Inserção Invtur-PE


Alfenin de Rapadura

Angu Salgado

Arroz Vermelho

Arrubacão

Batida

Biscoito Nicolau

Bode

Cafofa

Carne de Sol

Farofa de Cuscuz

Garra

Guandu

Licor de Rosas

Munguzá Salgado

Rapadura

 

Manifestações Populares

 

Artesanato Típico, Decorativo e Utilitário

 -

Inserção Invtur-PE


Artesanato em madeira

Artesanato em papel

Cestaria e Trançados

Serigrafia

 

Agremiações Carnavalescas

 -

Inserção Invtur-PE


Bloco Careta Baby – Bloco das Crianças

Bloco da Galinha

Bloco da Língua Firina ( Do Bom Dia Brasil )

Bloco das Virgens

Bloco do Cariri

Bloco do Urso

Bloco do Zé Pereira

Escola de Samba do Bom Jesus

Treca da Encruzilhada (Caretas)

Treca da Rua da Saudade (Caretas)

Treca da Rua do Ginásio (Caretas)

Treca do Alto da Boa Vista (Caretas)

Treca do Bairro do Rosário (Caretas)

Turma da Amac

 

Grupos Folclóricos

 -

Inserção Invtur-PE


Ambrosino Martins

Batalhão de Bacamarteiro do Sítio Santa Luzia

Batalhão de Bacamarteiro do Sítio Caldeirão

Coco de Livramento

Cutilada ou Esquenta Mulher

Grupo Oasis de Capoeira

Xaxado Luiz Pedro 

 

Monumentos 


Esculturas, Obeliscos, Marcos, Pórticos e Memoriais

 

Caretas

-

Últimas Atualizações em:

10/10//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Fonte: Prefeitura


Parque das esculturas El Shaday - Corredor dos Ventos

Fone: (81) 99911 3374

Outras informações:

https://www.youtube.com/watch?v=srvyUdS2kYA

https://www.instagram.com/elshadaytriunfo/

https://goo.gl/maps/iwbv7PEQXLQX3Qdm9

-

Inserção Invtur– PE em 05 09/ 2023 - Gustavo Pacheco


Igrejas Históricas, Capelas, Catedrais, Conventos e Mosteiros

 

Capela de Nossa Senhora do Rosário

Em 1876 o capuchinho Estevam Maria da Hungria, assinalando sua passagem em Triunfo, fez passar por nova reconstrução a capela de Nossa Senhora do Rosário. Situada em rua enladeirada em frente à praça da Bandeira, sua construção original data do ano de 1812. Seu frontispício é encimado por uma cruz em madeira. Seu altar é em alvenaria em forma de pedestal onde está a imagem de Nossa Senhora do Rosário em um nicho. Existem 2 pequenos altares laterais com imagens de São Sebastião e São Judas Tadeu. Tem coro em madeira. Horário de visitação: segunda à sexta das 17:00 às 18:00h. Nela encontra-se uma das passagens da Via Sacra, localizada na sua parede lateral externa.   

 -

Inserção Invtur-PE


Igreja de Nossa Senhora das Dores

Construída em local da antiga capela dedicada a Nossa Senhora das Dores que era toda em taipa e em 1874 sofreu reparos. Nos anos seguintes levantaram a torre da parte posterior da atual igreja matriz e reconstruíram a primitiva  igreja. Em 1876  passou por nova reforma e só em 1926, foi edificada a atual igreja tendo sido sagrada em 02.12.28. Uma escadaria dá acesso à nave e aos corredores laterais. Possui coro em madeira. No altar-mor três imagens sendo uma de Nossa Senhora das Dores. Suas laterais possuem colunas arqueadas, trabalhadas e pintadas em dourado. A torre sineira é localizada em posição de destaque sobre um terraço de entrada. Existem 4 imagens localizadas nas extremidades laterais externas em gesso com detalhe em prata. Vitrais na cimeira das paredes laterais da nave. É realizada a festa de Nossa Senhora  das Dores de 24 a 31de dezembro em seu pátio. Situada em frente à praça 15 de Novembro cercada por ruas comerciais e residenciais. Missa aos domingos às 09:00 e às 19:00 e sábados às 14:00h. 

-

Inserção Invtur-PE



Igreja e Convento de São Boa Ventura

Construído em 1947 por franciscanos, servindo de colégio, com regime de internato para a formação inicial de religiosos até 1973. Uma pequena escadaria dá acesso ao vão de entrada que é todo azulejado. Sua nave é única sendo acessada através de 03 arcos. Possui imagens pelas paredes laterais da igreja. Horário de visitação: segunda à sexta das 08:00 às 18:00h. Atualmente, funciona no convento a Rádio FM Comunitária São Boa Ventura, fundada pelo reverendo frei Lucas Dolle. Na  Igreja há missas aos domingos às 17:00h.

 -

Inserção Invtur-PE


Museus e Exposições Permanentes

 

Museu Casa do Careta de Triunfo

Museu Casa do Careta, localizado no Bairro do Alto da Boa Vista, iniciou as atividades em 04 de março 2019. O espaço traz um acervo significativo sobre a figura do careta. São indumentárias antigas, máscaras, livros, matérias de jornais e material audiovisual.

O personagem enigmático surgiu no ano de 1917.

Praça Dr. Arthur Viana Ribeiro – Triunfo - PE

Outras informações:

https://www.mapacultural.pe.gov.br/espaco/651/

https://www.youtube.com/watch?v=fJdZRIaC4Wk

https://goo.gl/maps/Tyf8Jh1wTwrnMhEy8

-

Inserção Invtur– PE em 05 09/ 2023 - Gustavo Pacheco


Museu da Cidade de Triunfo

Foi fundado no dia 11 de junho de 1975, como sociedade mantedora do Museu do Cangaço em Triunfo, sem fim lucrativos e finalidade estritamente cultural. Atualmente funciona no prédio da antiga escola Barbosa Lima, datado de 1893. Possui um acervo de mais de 500 peças. As peças foram doadas e compradas em andanças pelo sertão, nos lugares frequentados e habitados por Lampião e seus cangaceiros. Fazem parte do seu acervo objetos pertencentes à época do cangaço, como punhais, armas, cartucheiras, roupas, munições, retratos. Destaque para o pilão da casa da avó de Lampião e panelas em ferro, chaves da casa do próprio Lampião, e cópia da sua certidão de nascimento. Faz parte também do acervo objetos pertencentes aos antigos engenhos de Triunfo como, louças do século XVIII, moenda, padiola de carregar bagaço, paqueta, formas de rapadura, roda, prensa e moinho de milho. Estes objetos estão expostos em uma sala a parte denominada "Museu do Engenho". Horário de funcionamento: segunda a sábado das 08:00 às 12:00h e 14:00 às 17:00h e domingos das 08:00 às 12:00h.

-

Inserção Invtur-PE


Museu do Cangaço

Av. José Bezerra - Centro

Triunfo – PE

Outras informações:

https://www.mapacultural.pe.gov.br/espaco/620/

https://www.youtube.com/watch?v=tph7IpRBUOs

https://goo.gl/maps/UgCgUXVp9Vf3f2g3A

-

Inserção Invtur– PE em 06 09/ 2023 - Gustavo Pacheco


Museu Elezier Xavier

Rua Cel Olímpio Wanderley, 116

Triunfo - PE

Fone: (87) 3846 1415

Outras informações:

https://triunfo.pe.gov.br/museu-elezier-xavier/

https://www.aldirblanchomolog.mapacultural.pe.gov.br/espaco/621/

https://www.youtube.com/watch?v=3gJJ9Dm157I

https://www.youtube.com/watch?v=TyzXZUxuP2Y

https://goo.gl/maps/ehBT4TCrCSHmot5V7

-

Inserção Invtur– PE em 06 09/ 2023 - Gustavo Pacheco


Povos, Comunidades Tradicionais e Remanescentes


Quilombolas

 

Comunidade do Livramento

Ser remanescente de quilombo não significa necessariamente descender de negros que se rebelaram e fugiram da escravidão. Segundo a Associação Brasileira de Antropologia, o termo designa " uma herança cultural de grupos que desenvolveram práticas cotidianas de resistência na manutenção e reprodução de modos de vida típicos e na consolidação dos próprios territórios". Em Pernambuco, muitos quilombos foram formados por negros, índios e brancos pobres que, fugidos ou não, se afastavam do litoral em busca de terras livres no sertão e no agreste. No livramento, conta-se que a comunidade originou-se de um engenho que outrora funcionava naquele local. Os trabalhadores que ali viviam, mesmo após a extinção do engenho, ali ficavam, bem como seus descendentes. Negros, na sua maioria, uniam-se para uma vida em comum, mantendo seus costumes e tradições. Hoje a comunidade é composta por 30 casas, vive da cultura de subsistência, tem como padroeiros São José e Nossa Senhora do Livramento. O coco é dançado nas principais datas festivas.

-

Inserção Invtur-PE

 



Praças

 

Praça 15 de Novembro

A praça XV de Novembro está localizada em frente à igreja de Nossa Senhora das Dores. Possui 2 planos, sendo o superior semi cercado por uma bancada de concreto de onde pode-se observar a parte inferior. Na parte elevada há bancos de madeira e ferro, luminárias com lampiões, árvores de médio porte, canteiros altos com gramíneas e algumas plantas ornamentais, tendo as bordas largas servindo como banquetas. Observa-se ainda uma pequena elevação que em dias de festa é utilizado como palco para pequenas bandas, ladeado por duas escadarias. Seu piso é de pedra. Em seu plano inferior, por onde se desce através de uma escadaria localizada no centro de parte superior encontra-se bancos de madeira, luminárias como lampiões. A praça possui em seu entorno, casas residenciais e comerciais, além de uma galeria com 8 lojas.

-

Inserção Invtur-PE




Praça Carolino Campos

A praça Carolino Campos encontra-se em local de destaque no cenário da cidade, localizada às margens do açude e em frente ao Cine Teatro Guarany, formando assim, o tripé de beleza postal da cidade. Possui canteiros elevados com pinheiros, gramíneas, flores e plantas ornamentais, tendo também bancos de madeira e ferro, luminárias com lampiões. Em sua parte central há um coreto cercado por flores e plantas ornamentais. À noite, a praça transforma-se no ponto de encontro das jovens da cidade, e é nela que acontecem as principais festividades do município. Seu entorno é formado por casas residenciais, bares e lojas comerciais, além do açude João Barbosa e o Cine Teatro Guarani.       

-

Inserção Invtur-PE


Sítios Históricos e Científicos

 

Sítio Arqueológico da Pedra do Letreiro

Localizado no topo de um afloramento rochoso, encontram-se três grandes blocos de pedras graníticas formando um abrigo natural. Uma das faces da pedra, apresenta inscrições rupestres da tradição agreste. As figuras, em cores vermelhas assemelham-se a carimbos. Foram realizados estudos no local pela equipe da UFPE. Encontra-se em estado regular de preservação, pois como é de fácil acesso, existem inúmeras pichações sobre as inscrições dificultando sua leitura.

-

Inserção Invtur-PE





 

Últimas atualizações em:

06/ 09/ 2023

 

Empetur

Inventário Turístico de Pernambuco – Invtur - PE

(081) 3182 8170

invtur@gmail.com

http://inventariope.blogspot.com/

https://www.facebook.com/InvturPE/




Triunfo: Outras informações