OLINDA - MIRANTE - FOTO: ARQUIMEDES SANTOS - www.empetur.pe.gov.br/galeria-de-fotos?page=1

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

 

GARANHUNS

INVENTÁRIO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO

 

 ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Naturais 

 

Hidrografia 

Cachoeiras 

Cachoeira de Inhumas

Sua ambiência é fortemente marcada pela barragem de mesmo nome e por pequenos caldeirões formados pela erosão fluvial nos afloramentos rochosos pelos quais correm suas águas. A vegetação de entorno é composta por um   capoeirão, gramíneas (pasto), bromélias e palmáceas espaçadas. Situado à 300m da jusante da barragem a cachoeira é formada por três quedas: a 1ª, com Aproximadamente 3m, a segunda, 1,5m e a 3ª e última queda, com cerca de 15m, Possui uma largura média de 10m. A cachoeira é balneável em seu trecho superior em forma de piscinas naturais e no seu trecho inferior em forma de ducha e piscinas naturais. Encontra-Se em bom estado de conservação e limpeza. Existência de ocupação humana próximo ao atrativo.

-

Registros Invtur – PE/Empetur

1° Inserção: Década de 90

 







Mirantes

 

Mirantes das Sete Colinas

 A cidade de Garanhuns foi fundada e cresceu entre sete colinas, cada uma delas   apresentando ângulos diferentes da sede municipal. A melhor maneira de identificar as sete colinas de Garanhuns é da Colina Magano onde de frente para a cidade identificamos a primeira colina de Garanhuns que é a colina Monte Sinai, onde funcionou o hotel Monte Sinai, atualmente sede 9º Batalhão de Polícia Militar daí, em sentido horário a segunda é a colina Triunfo, onde está localizado o santuário de mãe rainha três vezes admirável de shoenstatt. A terceira colina é a Columinhoonde fica a estação de tratamento da Compesa e a maioria das antenas de comunicação da cidade. No local temos uma via sacra com as 15 estações e uma imagem de Jesus ressuscitado, contemplamos uma bela vista panorâmica da cidade. A quarta colina é a Ipiranga obelisco erguido em comemoração ao centenário da independência do Brasil. A quinta colina é a Antas. A sexta colina é a Magano com 1030m de altitude é o ponto mais alto da cidade e a sétima colina é a Quilombo onde está localizada a Universidade de Pernambuco, com os cursos de formação de professores, psicologia e medicina.

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

27/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco











Mirante do Alto do Magano – Ponto mais alto de Garanhuns

Do alto tem-se uma visão de uma porção da microrregião Garanhuns. A leste, em primeiro plano, avista-se toda a cidade e seus mirantes. Ao Norte, Sul e Oeste, a movimentação do relevo da região intercala formas suavemente onduladas. Seu entorno é marcado por uma vegetação rasteira e arbustiva e por trechos de malha urbana da cidade. Complementa sua ambiência, uma rosa dos ventos em pedra portuguesa em seu piso, e o monumento do Cristo do magano, que do terraço do seu pedestal, contempla-se várias paisagens. Um pequeno teatro ao ar livre. Por está a 1030 metros de altitude as antenas das empresas de comunicação Telemar e Embratel.

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

27/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco







Unidades de Conservação


Parque Municipal (Parque Público – Equipamentos e Serviços Turísticos)*


Parque Euclides Dourado

O Parque Euclides Dourado, popularmente conhecido como Parque dos Eucaliptos por ser rodeado por eles, é o maior da cidade, com cerca de 8 hectares. Ele foi batizado com o nome de um político que foi vice-prefeito do município.  O parque conta com vários equipamentos esportivos como pistas de caminhada e quadras, além de uma biblioteca. Devido à sua grande extensão, costuma receber periodicamente circos e parques de diversões.

Outras informações:

https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/turismo-de-valor/2021/08/13019957-garanhuns-parques-euclides-dourado-e-ruber-van-der-linden.html

-

Inserção Invtur-PE em: 23/03/2023 – Gustavo Pacheco

  

Parque Ruber Van der Linden (Pau Pombo) *

Construída por Ruber Van der Linden, engenheiro, eletrotécnico, jornalista e historiador quando foi gerente de abastecimento de água e luz de Garanhuns. Chama-se pau pombo e era local de piqueniques. Foi reformado em 1994 é um belo parque arborizado, com arvores de pequeno, médio e grande porte, sendo inclusive Algumas Catalogadas. Na entrada existem várias colunas em alvenaria todas enfileiradas e uma fonte de pedras e o busto do construtor do parque. Em plano baixo encontra-se um bar e um pavilhão em alvenaria lembrando as construções romanas, que serve para apresentações musicais e retretas. Há também um coreto e bancos de cimento em meio aos canteiros. Em sua Ambiência Existem Cabanas Feitas Em Bambu E Palha De Coqueiro, Com Bancos De Bambu, Que Foram Confeccionados Com Matéria Prima Produzida No Parque. A parte baixa existe uma nascente do rio mundaú, onde suas águas servem para manutenção do parque e das praças existentes em toda a cidade, sendo transportadas através de carros pipas. Na época do festival de inverno é montado o palco instrumental, bem como uma infra - estrutura de barracas gastronômicas. As apresentações durante o festival de inverno dão início às 18h e encerram-se as 21h.  

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

04/08//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 














ATRATIVOS TURÍSTICOS 

  Atrativos Turísticos Histórico-Culturais

 

Açudes, Banhos, Barragens, Bicas e Canais construídos

 

Açude Lages

Suas águas são originadas da nascente do rio mundaú. Conhecido também açude novo, serve de abastecimento para a cidade. Sendo a água tratada pela compensa. Existe no local a infraestrutura de bombeamento da água até a estação de tratamento localizada na colina columbino no bairro de Heliópolis. Suas margens encontram-se praticamente desnudas. Apenas com alguns pequenos trechos de pasto para a criação de subsistência. A vegetação que lhe entorna, apresenta-se bastante degradada, com ocorrência de arvoredos e árvores bem espaçadas. No açude há existência de pesca artesanal, com captura de peixes como tilápia e traíras. Encontra-se em regular estado de conservação e limpeza. Existência de ocupação humana próximo ao atrativo.

-

1° Inserção: Década de 90

Registros Invtur – PE/Empetur


 


 


Barragem Cajueiro

Maior barragem de abastecimento de Garanhuns, com 14,5 milhões de metros cúbicos de água.

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

22/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Imagem: Elio Rocha

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco


Barragem de Inhumas

Formada pelo represamento do rio inhumas, suas margens são compostas por trechos de pasto para o gado, de culturas de subsistência e de mata. A vegetação que domina seu entorno é de gramíneas (capim para o gado) e em alguns trechos, pequenos arbustos, árvores espaçadas e resquícios de mata, ocorrendo ainda a presença de hidrófilas. Encontra-se em bom estado de conservação e limpeza, existindo ocupação humana próximo ao atrativo.

-

1° Inserção: Década de 90

Registros Invtur – PE/Empetur

 





Barragem Mundaú

A barragem possui uma capacidade de 2 milhões de metros cúbicos. Em torno não existe vegetação nativa, avista-se apenas plantação de pastagem de capim utilizado para alimentação de bovinos criados na região. Seu rio é o mundaú com nascente no bairro Manoel Cheu. É responsável por 30% do abastecimento de água da cidade de Garanhuns.

Conhecido também açude novo, serve de abastecimento para a cidade. Sendo a água tratada pela compensa. Existe no local a infraestrutura de bombeamento da água até a estação de tratamento localizada na colina columbino no bairro de Heliópolis. Suas margens encontram-se praticamente desnudas. Apenas com alguns pequenos trechos de pasto para a criação de subsistência. A vegetação que lhe entorna, apresenta-se bastante degradada, com ocorrência de arvoredos e árvores bem espaçadas. No açude há existência de pesca artesanal, com captura de peixes como tilápia e traíra. Encontra-se em regular estado de conservação e limpeza. Existência de ocupação humana próximo ao atrativo.

Localizado no Sítio Lages

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

Atualização: 23/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco



Bica do Timbó

Está ambientada em meio a um cultivo de bananas para subsistência. A bica é formada pelas águas de uma nascente, conhecida localmente por "Grota do Timbó". Complementa sua ambiência a Igreja do Timbó. Tem altura aproximada de 1,5m e é balneável através de dois dutos d'água. Encontra-se em bom estado de conservação e limpeza, ocorrendo existência de ocupação humana próximo ao atrativo.

-

1° Inserção: Década de 90

Registros Invtur – PE/Empetur

 



Arquitetura Civil, Rudimentar, Conjunto Arquitetônico e Modernista

 

Planetário Digital Mauro Souza Lima

Instalado no Parque Euclides Dourado, o planetário que possui uma estrutura geodésica e permite a visualização de projeções de mais de 100 estrelas, constelações, planetas, cometas, eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos. A cápsula tem capacidade para 40 pessoas acomodadas em poltronas reclináveis e confortáveis. O planetário possui tecnologia e ambiente digital, entretenimento também utilizado por professores como ferramenta de ensino e aprendizagem dos alunos. Os agendamentos para visitas devem ser realizados pelas instituições de ensino por meio do telefone (87) 3762 7060 ou na sede da Secretaria Municipal de Educação – localizado na rua Siqueira Campos, n° 43, centro -, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Maiores informações:

http://www.garanhuns.pe.gov.br/planetario/

https://www.facebook.com/planetario.gus

-

Últimas Atualizações em:

04/08/2022

Registros Invtur – PE/Empetur

 

Prédio da Prefeitura de Garanhuns – Palácio Celso Galvão

Sede do governo municipal, inaugurado no ano de 1943, tendo sua edificação concluída no governo de Celso Galvão. O prédio conserva suas linhas arquitetônicas originais em Art Decó.

Av. Santo Antônio, 126 – Santo Antônio

Garanhuns - Pernambuco CEP: 55293-000

Fone: (87) 3761 7002

-

1° Inserção: Década de 90

Atualização: 29/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Imagens: Prefeitura de Garanhuns

Fonte: https://garanhuns.pe.gov.br/

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 



Casa do Barão do Café

Este casarão pertenceu à família Pedrosa. Foi construído pelo seu chefe, o Major Pedrosa, um dos mais sólidos cafeicultores da região, no período de 1929 a 1934. É um belo exemplar da arquitetura da época. Todo o material foi importado da Inglaterra. Possui portas e janelas com vitrais coloridos e vidros em cristal bicotado, assoalhos e tetos em madeira. Ao lado da casa um santuário com altar, destinado às orações da família. Toda circundada por jardins com a alameda de entrada formada por árvores de grande porte. O casarão continua porém em seu entorno foi construindo o residencial João e Júlia.

-

Últimas Atualizações em:

23/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 






Castelo de João Capão

Seu idealizador, João Ferreira da Silva conhecido como João Capão, era eletricista e encanador, tinha desde seus 08 anos de idade o sonho de construir um reinado, quando a mãe lhe perguntou o que era um reinado, ele não soube explicar. Aos 10 anos de idade, juntou dinheiro carregando frete nas feiras e foi ao cinema, no dia estava em exibição um filme de época e ele ao assistir, chegou em casa entusiasmado falou para sua mãe como era, pegou um caderno e desenhou seu castelo, que ficou guardado por 39 anos, porém não esquecido da sua memória um dia se quer. Aos 25 anos aprendeu a profissão de pedreiro, encanador, eletricista. Juntou dinheiro e comprou o terreno. Aos poucos foi comprando material e foi erguendo com recurso próprio e sua mão de obra, o seu sonho.

Trabalhou incansavelmente por 34 anos na construção, até seus últimos dias de vida. Mesmo com a idade avançada, todos os dias ele ia até o castelo para dar continuidade à obra e recepcionar com muita alegria e entusiasmo os turistas e visitantes, fazendo questão de fotografa-los por todas as dependências do castelo, era seu maior prazer.

Em 2016, realizando um trabalho na torre do seu castelo foi acometido por um enfarte, onde foi socorrido pelo seu neto e levado ao hospital Regional Dom Moura, de lá, transferido para Recife, passou por cirurgia, mas após a cirurgia vieram outras complicações e ele aos 81 anos de idade veio a falecer no exato dia 12 de maio de 2016. 

Após sua morte, o Castelo de João Capão, continua recebendo turistas e visitantes. Mora no local sua filha Selma, que segue com o legado do pai, junto aos seus irmãos, com a intenção de finalizar a obra. No espaço funciona uma loja de artesanato. 

Situa-se nas imediações da BR-424 (entrada ao lado do Posto Nogueirão), 2ª Travessa Canhotinho, 280 – Heliópolis.

Mídias Sociais: https://www.youtube.com/watch?v=YSTGz13ylUs

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

23/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco






Estação Ferroviária de Garanhuns

O prédio data do século XIX, provavelmente da década de 80, pois em 1887 chegou à Garanhuns o primeiro trem. Constitui um exemplar de arquitetura importada inglesa, com as mesmas características e os moldes padrões das edificações da Rede Ferroviária. Foi construída em calçada alta, sendo bastante imponente, diferenciando-se de outras estações mais modestas. Sua fachada é composta por três portas e quatro janelas, todas com treliças no alto, sendo protegidas por meia grade de ferro batido. Possui um terraço de onde se avistava a chegada do trem. Este terraço é suportado por colunas de ferro com um rico beiral também em ferro trabalhado. Foi completamente restaurada pelo Prefeito Luís Souto Dourado e transformada em Centro Cultural em 27 de março de 1971, com espaço para teatro, Sala da História da Imprensa, Museu de Arte Didática, Sala da Memória Iconográfica de Garanhuns. Funciona nas dependências do prédio a Casa do Artesão e um espaço para exposições. Aberto de segunda a sexta-feira das 08h às 14h e no sábado das 8:00 às 12:00.

Ao lado do Centro Cultural, temos a praça de eventos Mestre Dominguinhos, onde é montado o palco principal para os shows do maior evento do calendário Estadual, que é o Festival de Inverno de Garanhuns, que reúne um público de 70 mil pessoas por noite.

Situada na rua Afonso Pena, s/n em frente à praça Dom João Moura.

Outras informações:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/pernambuco/garanhuns.htm

-

1° Inserção: Década de 90

Atualização: 23/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco / Atualização em: 27/01/2023 




Artes Plásticas

 

Artesãos

 

Mestre Serginho

Rua Jornal do Comercio nº 905 Heliópolis

Garanhuns – PE

Fone: (87) 9614.9023

Esculturas em madeira 

                   

Ateliê de José Veríssimo

Rua Clara Nunes, 61 - Vila Lacerdópolis.

Garanhuns – PE

Fone: 87 9 9912 3426 / 3761 7873

jverissimo10@hotmail.com 

 

Ateliê Marcos Siqueira

Rua Padre Adriano Bsckx, 239 - Heliópolis.

Garanhuns – PE

Fone: 87 9 9924 0943

marcossiqueiraartes@ig.com.br

 

Casa do Artesão

Praça Dom Moura, 120 – Centro.

Garanhuns – PE

Fone: (87) 3767 9547

casadoartesao@globo.com

-

Últimas Atualizações em:

23/04//2021

Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

Bibliotecas

 

Biblioteca da Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns

Avenida Caruaru - Heliópolis

Fone: (87) 3761 1579

Horário de Funcionamento: 08:00 As 22:00

 

Biblioteca do Parque Euclides Dourado - Luiz Brasil

Horário de Funcionamento: 08:00 As 12:00 E 13:00 As 18:00

Fone: (87) 3761 9611

 

Casas de Farinha

 

Casa de Farinha do Castainho

Típica casa de farinha artesanal. Funciona em pavimento único, onde se encontram os objetos utilizados para o fabrico da farinha. São eles: uma caixa de madeira, denominada "cevador”, a prensa, o rodeto e o forno em formato circular, construído em alvenaria e o rodo utilizado para mexer a farinha enquanto torra. É uma casa de farinha comunitária. Situa-se em meio a nucleação do povoado. Atualmente a casa de farinha possui equipamentos elétricos, o que facilitou o fabrico dos alimentos aumentando assim a produção.

-

1° Inserção: Década de 90

Registros Invtur – PE/Empetur

 










Cruzeiros e Vias Sacras

Cristo do Magano

Trata-se de uma escultura da imagem de cristo na cruz medindo, aproximadamente quatro metros de altura, que foi esculpida em 1954 pelo artista Renato Pantaleão. À 1.030m de altitude, a escultura está assentada sobre uma base em forma de fortaleza construída em pedra, a qual serve como mirante, oferecendo uma das mais belas vistas da cidade e da planície que se estende em direção ao sertão. Completando sua eminência encontra-se uma rosa do ventos feita em cerâmica portuguesa, bancos de cimento em volta. Durante a semana santa, próximo ao atrativo, ocorre o espetáculo teatral " jesus alegria dos homens “, um palco com quatro cenários fixos, em pedra, imitando a velha Jerusalém. 

 -

1° Inserção: Década de 90

Registros Invtur – PE/Empetur





Espaços Culturais

 

Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti

O centro cultural está localizado na antiga estação ferroviária, funciona como tal deste de 27 de março de 1971. No local funciona o teatro Luz Souto Dourado, a Secretaria de Turismo e a Casa do Artesão. O prédio é tombado desde 2015. Encontra-se em processo de restauração.

Praça Dom Moura

Garanhuns – PE

Fone: (87) 3762 7063

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

26/04//2021

Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

 









Espaço Cultural Luís Jardim

Homenagem a Luís Jardim, Pintor, Poeta, Escritor e Jornalista, Possui um mural em alto relevo que conta a história da cidade desde os seus primórdios, num trabalho do artista plástico já falecido Armando Rocha, conhecido por suas obras em alto relevo. Na parte inferior um poema de Maurílio Matos e ao centro um mini palco para apresentações culturais do nosso Folclore. Além de uma estátua esculpida por Armando Rocha, contendo um poema de Manuel Bandeira, o autor de renome nacional homenageia o garanhuense Luís Jardim.

-

1° Inserção: Década de 90

Registros Invtur – PE/Empetur







Mãos da Terra

A Galeria de Arte Mãos da Terra é um espaço cultural dedicado a valorizar a criação dos artistas locais, envolvendo-se também com a preservação das tradições culturais da nossa região do Agreste Meridional.

O projeto da galeria contemplou um espaço dedicado ao memorial do café em Garanhuns; galeria de arte popular; salão de artes plásticas; galpão para oficinas culturais e eventos, uma pinacoteca e o Café Cultural, com programações aos sábados.

A galeria foi aberta ao público em julho de 2007 e desde então tem recebido uma constante visitação de turistas dos estados circunvizinhos.

Funcionamento: diariamente, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h

Fone: (87) 3761 1429

 

Feiras Livres

 -

Inserção Invtur-PE


Beco do Fumo

Feira livre da Cecília Rodrigues

Feira livre e central de abastecimento de Garanhuns - CEAGA

Feira livre da Boa Vista

Feira livre da Oliveira Lima

Feira livre da Santa Terezinha

Feira livre da Cohab II

 

Folclore

 -

Inserção Invtur-PE


Aboio

Banda de Pífano

Blocos Carnavalescos

Embolada

Forró

Literatura de Cordel

Maracatu de Representação

Pastoril

Quadrilha

Reisado

Samba de coco

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

28/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

Gastronomia Típica

 -

Inserção Invtur-PE


Beiju

Bode Assado

Bolo de Milho Verde

Buchada

Canjica

Carne de Sol

Chambaril

Cozido

Cuscuz

Fava

Feijão de Corda

Galinha de Cabidela

Galinha de Capoeira

Licor

Mão de Vaca

Mungunzá

Pamonha

Queijo Coalho

Queijo Manteiga

Rapadura

Sarapatel

Tapioca

Xerém

-

Atualização: 27/04//2021

Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

Institutos Históricos e Geográficos

 

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE

Fone: (87) 3761 3468  

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 12h e das 13h às 17h

 -

Inserção Invtur-PE


Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns

Fone: (87) 98814 0957

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

27/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

Manifestações Populares

 

Agremiações Carnavalescas

 -

Inserção Invtur-PE


Desfile das Virgens

Escola de Samba Unidos de Santa Teresinha

Bloco camisa azul

Bloco pé no saco

Bloco o coveiro

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

28/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

  

Artesanato Típico, Decorativo e Utilitário 

-

Inserção Invtur-PE


Artesanato em Cabaça

Artesanato em Madeira

Escultura em Seixo

Objetos em osso/Chifre/Conchas/Mariscos/Sementes

 

Grupos Folclóricos 

-

Inserção Invtur-PE


Grupo Folclórico Mestre Cândido – Grupo de reisado

Reisado Garanhuns Cultural – Mestre Gonzaga de Garanhuns – Patrimônio vivo de Pernambuco

Grupo Cultural Reisado Mestre João Tibúrcio

Grupo de Dança Xaxado da Comunidade Quilombola Caluête

A banda de pífano do Castainho – Folclore Verde

Coco de roda do Mestre Juarez da Comunidade Quilombola do Timbó

Grupo Afro Estrela da Comunidade Quilombola Tigre 

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

28/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

Monumentos   

Esculturas, Obeliscos, Letreiros, Marcos, Pórticos e Memoriais


Cristo do Magano

Monumento instalado no Alto do Magano, na coluna mais alta de Garanhuns (1030 m de altitude). Oferece aos visitantes uma bela vista panorâmica e as mais baixas temperaturas da cidade das flores.

-

1° Inserção: Década de 90

Registros Invtur – PE/Empetur

Últimas Atualizações em:

04/08//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Fonte: Prefeitura


Monumento ao Ipiranga

Em forma de obelisco (daí ser chamado de "pirulito") foi construído em 1922 tendo sua inauguração pelo prefeito Luiz de Barros Correia Brasil no dia 07 de setembro, quando se comemorava o centenário da Independência do Brasil. Oferece uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade. 

-

Últimas Atualizações em:

26/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco


Pórtico de Entrada da Cidade

Uma das obras viárias do município que alavancou definitivamente as atividades do turismo " a indústria sem chaminés", e, certamente colocou Garanhuns no rol das cidades turísticas do Brasil, foi construído no ano de 2004.  O Pórtico possui uma arquitetura moderna, em cerâmica   porcelanato. Completando sua ambiência canteiros em gramado, formando em alto relevo o nome de Garanhuns e diversas espécies de flores. Possui uma infra - estrutura de informações turísticas que encontra-se em manutenção. 

-

Últimas Atualizações em:

26/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

04/08//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Fonte: Prefeitura



Rosa dos Ventos

É um monumento feito pelo arquiteto Armando Holanda, no governo Nilo Coelho. Foi inaugurado em novembro de 1970 pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagens). Construído em concreto, é composto por duas paredes paralelas, contorcidas, com doze metros de altura. É interessante sua construção, porque muda o formato da figura a medida que se caminha ao seu redor, como se também estivesse em movimento. Está assentada sobre uma grande base de cimento, possuindo bancos de concreto e eucaliptos. Situa-se às margens da rodovia, oferecendo uma bela vista da cidade.

Encontra-se em mal estado de conservação.

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em: 26/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 




Igrejas Históricas, Capelas, Catedrais e Conventos

Capela e Mosteiro de São Bento

Construído em 1940 em tijolo aparente, lembra os antigos mosteiros beneditinos. Tem na entrada uma grande torre que chama a atenção, pela sua cruz em relevo. Possui claustro, cripta e uma capela moderna. A capela foi projetada por Cláudio Patos um paulista conhecido por suas obras arrojadas. Também são de sua autoria os vitrais e o grande painel com desenhos alusivos ao apocalipse. A mesa de celebração é em mármore preto, assim como a pia batismal. A capela data de 1990 e é bastante utilizada para casamentos e outras cerimônias religiosas. Além de funcionar como escola de formação de monges, salão para recepção, alojamento e loja onde são vendidos os produtos fabricados pelos beneditinos, tais como: sírios, ícones, pinturas e licores artesanais de jenipapo, chocolate, e passas. Situa-se em meio ao núcleo urbano, tendo em seu entorno árvores de grande porte como pinheiros e flamboyant. Pode ser visitado de segunda a sábado das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30 h.  Fone: (87) 3761 1592

-

Últimas Atualizações em:

04/08//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco







Igreja de Nossa Senhora de Nazaré do Timbó

É a mais antiga igreja de Garanhuns. A origem de sua construção está associada a uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, trazida da Bahia por um negro escravo fugido do cativeiro, em fins do século XVII. Segundo os registros históricos existentes no local, o referido escravo juntou-se a outras famílias negras também fugitivas de fazendas e engenhos, que viviam escondidas nas matas próximas, para juntos erguerem a pequena e singela igrejinha, em homenagem a Santa. Foi construída num plano elevado, em tijolo artesanal, possuindo uma escadaria de acesso com dezessete largos degraus. Sua fachada é retangular, tendo apenas uma porta de madeira. O frontão é triangular com um pequeno nicho centrado onde se localiza o sino, tendo, no alto, uma pequena cruz de madeira. Toda ela é recoberta com telha canal. Não possui forro e tem nave única. No altar-mor apenas um grande santuário em tijolo rebocado com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, no centro.  Para visitá-la, basta pedir aos moradores locais. Encontra-se em regular estado de conservação tendo ao redor casas de taipa conjugadas e uma pequena praça toda cercada e com fruteiras. 

-

1° Inserção: Década de 90

Registros Invtur – PE/Empetur


Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Datando do século XX (1959/62) sua construção, uma iniciativa dos Padres Redentoristas, é em estilo moderno, com pequena escadaria de acesso. O projeto arquitetônico é do engenheiro Albert Reithler e do seu filho, o arquiteto Pierre Reithler.  Possui cúpula abobadada e pintada em prata, o que lhe valeu o apelido de "Cuscuz". Suas três portas de entrada têm proteção saliente. A torre sineira, construída em 1970, está localizada na parte externa do lado da igreja. No interior, presença de dois altares laterais, painéis com azulejos, a imagem de Santo Afonso, fundador da Congregação Redentorista (a quem é confiada a Pastoral da Paróquia desde 1949) e crucifixo com a imagem de Cristo. No fundo do presbitério, um painel conjunto de 5 cenas retratando os elementos fundamentais da Espiritualidade Redentorista. Situada em frente à Praça Dom Expedito Lopes, rodeada de casas residenciais, pontos comerciais e serviços médico hospitalar.

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

26/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco



Igreja de Santa Terezinha

Primeira igreja católica erguida no município. Sua construção terminou em 1859, porém, foi reconstruída em 1872, por esforços do frei Caetano de Messina   sobrinho, quando Garanhuns ainda era uma fazenda de gado. Construção em planta retangular tem a torre centrada. Sua fachada é composta por cinco portas em madeira com arcaduras de massa e elementos decorativos em massa.  Possui duas janelas à altura do coro e dois óculos com vitrais. A torre é   quadrangular, com um grande campanário, semelhante a uma cúpula, tendo, no   alto, a imagem de Santo Antônio que foi esculpida em concreto, no próprio local, por João Bina, artista do município de Quipapá. Situa-se em meio ao núcleo urbano no centro comercial horário de visitação: 08h às 12h e 14h as 17h celebração eucarística: quarta -feira as 07h; sexta-feira as 19:30h; sábado as 19:30h e aos domingos as 07h, 1:001h e 19:30h.

 -

1° Inserção: Década de 90

Registros Invtur – PE/Empetur

 

Igreja de São Sebastião 

Sua construção foi idealizada em 1895 pelo Padre Pedro Pacífico de Barros Bezerra e alguns cidadãos desta cidade, incluindo Pascoal Lopes.

A ideia da construção da igreja teve como origem o pagamento de uma promessa. Na época uma peste assolou a cidade. Durante o período da doença a população se dirigia até o local, onde existia apenas o cruzeiro, para rezar.

A planta da igreja de São Sebastião foi criada por Ruben Van der Linden. Sua construção teve início em agosto de 1922 e a inauguração com a primeira torre e a imagem de São Sebastião em 7 de setembro do mesmo ano, em comemoração ao Dia da Pátria. Só em 1947 foram concluídas as duas outras torres. Hoje, essa mesma imagem de São Sebastião encontra-se na fachada de sua igreja. Por volta de 1932 havia, no centro da escadaria, uma gruta com a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora. Já passaram pela paróquia vários padres, em sua maioria holandesa, belga e italiana. De todos se destaca o Padre Matias Lemes que teve como principais obras a criação do Centro Social Padre Dehon e o Hospital Infantil Palmira Sales.

Celebração eucarística: quarta - feira as 07h; sexta-feira as 19:30h; sábado as 19:30h e aos domingos as 07h, 11h e 19:30h.

Datas festivas: 20 de janeiro dia do padroeiro; 19 a 28 de janeiro festa de são Sebastião; 07 de setembro aniversário da paróquia 

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

26/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

Igreja Matriz de Santo Antônio

Primeira igreja católica erguida no município. Sua construção terminou em 1859, porém, foi reconstruída em 1872, por esforços do frei Caetano de Messina   sobrinho, quando Garanhuns ainda era uma fazenda de gado. Construção em planta retangular tem a torre centrada. Sua fachada é composta por cinco portas em madeira com arcaduras de massa e elementos decorativos em massa.  Possui duas janelas à altura do coro e dois óculos com vitrais. A torre é   quadrangular, com um grande campanário, semelhante a uma cúpula, tendo, no   alto, a imagem de Santo Antônio que foi esculpida em concreto, no próprio local, por João Bina, artista do município de Quipapá. Situa-se em meio ao núcleo urbano no centro comercial horário de visitação: 08h às 12h e 14h as 17h celebração eucarística: quarta -feira as 07h; sexta-feira as 19:30h; sábado às 19:30h e aos domingos as 08h, 10:30h e 19:30h.

-

1° Inserção: Década de 90

Registros Invtur – PE/Empetur

 








Seminário São José

Casa de Formação dos Seminaristas do Propedêutico

Outras informações:

https://www.instagram.com/seminariosaojosegaranhuns/

https://www.youtube.com/watch?v=40pDX9JidUs

-

Inserção Invtur– PE em 27/ 03/ 2023: Gustavo Pacheco


Santuários

Alto Columinho

Situado em uma das sete colinas de Garanhuns, encontra-se um santuário dedicado a São Cristóvão. O santuário é composto por duas grandes paredes perpendiculares de tijolos vazados, tendo no alto uma cruz de cimento. Entre elas o Cristo crucificado e um pequeno oratório com a imagem de São Cristóvão. No acesso até o alto, existe uma via sacra, com as quinze estações. São imagens de 50 cm colocadas em pequenos canteiros redondos, construídos em brita. No dia de São Cristóvão é realizada procissão motorizada. Como se encontra em local elevado, do alto se descortina uma bela paisagem da cidade e das outras colinas, avistando-se ao longe, o Alto do Magano. No seu entorno, a COMPESA e a torre de televisão. 

-

1° Inserção: Década de 90

Registros Invtur – PE/Empetur

 







Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt

O primeiro Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt está localizado em Schoenstatt, na cidade de Vallendar, na Alemanha. No mundo inteiro há mais de 200 Santuários, iguais ao Original. Uma característica específica do Santuário de Schoenstatt está na livre cooperação humana como condição para que Maria permaneça ali de modo atuante. O lema do Movimento de Schoenstatt, “Nada sem vós, nada sem nós”, nos desperta para que nos empenhemos seriamente pela santidade, vivendo fielmente nossa Aliança batismal.

A origem do Santuário efetuou-se por meio de uma Aliança de Amor realizada pelo Pe. Kentenich e os seminaristas com a Mãe de Deus. A frutuosidade de sua existência está relacionada à fidelidade a esta Aliança. Cada pessoa que sela a Aliança de Amor se insere nesse compromisso mútuo e se dispõe a colaborar para que a Mãe de Deus continue a operar prodígios de transformação nos corações e tornar essa pequena Capelinha um Santuário de graças. Essa colaboração humana chamamos de contribuições ao Capital de Graças.

 As graças especiais dos Santuários de Schoenstatt:

Abrigo espiritual – Todos os que visitam o Santuário, ou acolhem com fé a Imagem Peregrina da Mãe e Rainha de Schoenstatt, experimentam, aos poucos, a graça de sentirem-se acolhidos, por ela, como filhos. Por meio de seu coração materno, vivenciam o quanto Deus os ama, e colocam-se a seu serviço, confiantes na sua Providência Divina.

Transformação interior – É decorrente da graça do abrigo. Se crermos que somos amados por Deus, o amor nos impulsiona a vivermos de acordo com seus ensinamentos. Maria implora a Jesus as graças que necessitamos para o seguimento do Evangelho. Como o Pai lhe confiou a educação humana de seu Filho, assim também acreditamos que ela nos ajuda a formar nossa vida à sua semelhança.

Eficácia no apostolado – Se as palavras comovem e os exemplos arrastam, a transformação de nosso interior faz com que, por meio de nós, muitos encontrem o caminho de volta à casa do Pai. Nosso apostolado torna-se uma expressão de amor, por isso, generoso, humilde e acompanhado com as bênçãos de Maria.

O santuário de Shoenstatt em Garanhuns teve sua inauguração em 18 de abril de 2004, com uma festividade religiosa que atraiu um público estimado em 50 mil pessoas oriundas de todas as regiões do Brasil e de todos os estados do nordeste.

-

1° Inserção: Década de 90

Registros Invtur – PE/Empetur

27/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

25/ 09/ 2023 – Atualização - Gustavo Pacheco 

Fonte: Prefeitura

Fonte: Daniela Alecrim - Empetur


Fonte: Daniela Alecrim - Empetur



Fonte: Daniela Alecrim - Empetur


Murais e Painéis

 

Espaço Cultural Luiz Jardim

Painel pintado em alto relevo pelo artista plástico armando rocha, retratando a história de Garanhuns do início quando era uma fazenda de café passando pela pecuária até o comercio. Nesse espaço encontra-se um poema de Maurílio Matos em homenagem a Garanhuns.

-

1° Inserção: Década de 90

Registros Invtur – PE/Empetur

 

 

Fonte: Arquivo Invtur-PE


Fonte: Arquivo Invtur-PE


 Painel Redentorista

Cinco painéis pintados por artistas plásticos da cidade de Garanhuns, retratando a história da congregação redentorista.

 

Povos e Comunidades Tradicionais

Quilombolas 

Povoado de Castanho

Castanho é uma comunidade negra, remanescente do quilombo dos palmares cuja história é anterior a própria história de Garanhuns. Tem uma área de 186,4473 hectares. As áreas são exploradas pelos membros da comunidade com culturas de milho, feijão, mandioca e fruteiras. Todos são trabalhadores rurais. São 180 famílias, que preservam tradições culturais, costumes e a experiência do trabalho coletivo, sendo reconhecidos produtores de farinha de goma e de massa puba de mandioca. Vivem em residências de alvenarias e ainda em alguns casos, moradias de taipas. O resgate da tradição cultural é feito através de danças como samba de coco, e festas como a da mãe preta. Durante o festival de inverno são oferecidas oficinas da cultura afro-brasileira, uma forma de incentivar e promover a cultura local, sendo bastante visitada pelo turista. A comunidade possui escola de ensino primário, posto telefônico, posto de saúde e área eletrificada. A igreja existente é dedicada ao coração de Jesus onde são celebradas as missas.       

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

27/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco





Praças e Esplanadas

  

Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos

Antigamente era conhecida como a Praça Guadalajara, um espaço para atividades multiesportivas, físicas e culturais. Uma homenagem a Seleção Brasileira Tri Campeã do Mundo em 1970, na cidade de Guadalajara no México. Depois por ocasião da criação do Festival de Inverno de Garanhuns, em 1991, se tornou na Praça de Eventos Guadalajara.

Outras informações:

https://www.facebook.com/EuAmoGaranhuns/posts/1141502635900197/?locale=pt_BR

-

Inserção Invtur-PE em: 23/03/2023 – Gustavo Pacheco


Praça da Bandeira (Praça do Diocesano)

Outras informações:

https://www.youtube.com/shorts/pIA5BTL0pDU

-

Inserção Invtur– PE em 14/ 04/ 2023: Gustavo Pacheco


Praça da Bíblia


Por iniciativa do reverendo Gerson da Rocha Gouveia com o apoio do poder público municipal teve o lançamento da pedra fundamental na semana da bíblia de 1980. Situada entre duas importantes instituições religiosas da cidade, a praça somente foi construída em 2002, contando hoje com uma bela iluminação, além de sete colunas que estão representando as sete colinas da cidade, tem também uma escultura em forma de uma bíblia com o seguinte texto: " tudo posso naquele que me fortalece" o projeto de lei, deu a esta praça o nome de José brasileiro vila nova.
 

-

1° Inserção: Década de 90

Registros Invtur – PE/Empetur


Praça Dom João Moura

A praça recebeu este nome em homenagem ao primeiro Bispo de Garanhuns Dom João Moura, cujo busto em bronze se encontra no local sobre um pedestal de granito sendo uma praça de grande dimensão, muito arborizada, com árvores de médio e grande porte, com piso intertravado e canteiros floridos. Ao centro um caramanchão com grossas colunas de cimento em uma base arredondada assemelhando-se há um palco romano. Encontra-se entre o centro cultural Alfredo Leite Cavalcanti e a casa de artesão.

Outras informações:

https://www.youtube.com/watch?v=UQy7fZ-8W8E

-

Inserção Invtur-PE

Atualização em: 14/04/2023 – Gustavo Pacheco

 






Praça Monsenhor Adelmar da Mota Valença

Esta é uma praça de grande dimensão, possui vários canteiros baixos bastante floridos com arvores de médio e grande porte que dão a praça muita sombra. No centro encontra-se um caramanchão de Bugaville, construindo com cimento com volumosas colunas. Em meio aos canteiros estão bancos de cimento e várias luminárias modernas. Em uma das extremidades existe uma sala que abriga o Memorial Monsenhor Adelmar da Mota Valença. Na parte superior um terraço onde os jovens costumam reunir-se. Encontra-se em perfeito estado de conservação.  

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

27/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 




Praça Souto Filho (Praça da Fonte Luminosa)

Nome dado em homenagem a souto filho ex-prefeito de Garanhuns, que também foi deputado e senador. Conhecida popularmente como a praça da fonte luminosa, possui grande dimensão e devida a sua localização é bastante frequentada pela população local e por visitantes. Encontra-se toda calçada com lajotas de ardósia, tendo seus canteiros baixos bastantes floridos, com árvores de grande porte. Tem no centro uma fonte luminosa, passeios e bancos em vários recantos e luminárias modernas. Em uma das extremidades, o busto de Souto filho. Existe um monumento perpendicular com a função de relógio solar. Situado em rua de ladeira cercada por casas residências. Durante a realização do Evento A Magia do Natal a praça recebe uma linda decoração natalina, o que a deixa encantadora.

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

27/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Atualização em: 14/04/2023 – Gustavo Pacheco

 





Praça Souto Filho (Praça da Fonte Luminosa)

Nome dado em homenagem a souto filho ex-prefeito de Garanhuns, que também foi deputado e senador. Conhecida popularmente como a praça da fonte luminosa, possui grande dimensão e devida a sua localização é bastante frequentada pela população local e por visitantes. Encontra-se toda calçada com lajotas de ardósia, tendo seus canteiros baixos bastantes floridos, com árvores de grande porte. Tem no centro uma fonte luminosa, passeios e bancos em vários recantos e luminárias modernas. Em uma das extremidades, o busto de Souto filho. Existe um monumento perpendicular com a função de relógio solar. Situado em rua de ladeira cercada por casas residências. Durante a realização do Evento A Magia do Natal a praça recebe uma linda decoração natalina, o que a deixa encantadora.

Outras informações:

https://www.youtube.com/watch?v=JVYATACbdk0

-

1° Inserção: Década de 90

Últimas Atualizações em:

27/04//2021 - Pesquisa: Ana Nery Azevedo – Prefeitura de Garanhuns

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Atualização em: 14/04/2023 – Gustavo Pacheco

 

Fonte: Prefeitura

Última atualização em: 

25/ 09/ 2023

 

Empetur

Inventário Turístico de Pernambuco – Invtur - PE

(081) 3182 8170

invtur@gmail.com

http://inventariope.blogspot.com/

https://www.facebook.com/InvturPE/