BREJO DA MADRE
DE DEUS
INVENTÁRIO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS
NATURAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO
ATRATIVOS TURÍSTICOS
Fontes Hidrominerais e Termais
Fonte hidromineral de Fazenda Nova
Localizada na sede do distrito
de Fazenda Nova a estância hidromineral conta com uma estrutura de alvenaria e
azulejo. No local estão instalados 18 chuveiros, sendo 09 femininos e 09
masculinos. O acesso ao banho é feito mediante pagamento de uma taxa.
Funcionando diariamente das 08:00 às 18:00 h. No seu entorno observa-se a
existência de vários afloramentos rochosos. Existência de ocupação humana
através do distrito de Fazenda Nova. Os equipamentos e serviços turísticos
existentes são o Hotel de Fazenda Nova, o Teatro de Nova Jerusalém e o Parque
das Esculturas.
-
Inserção Invtur-PE
Grutas, Cavernas e Furnas
Furna da Pedra do Cachorro (Serra Grande)
Com sua entrada e interior de forma
ogival, a Furna da Pedra do Cachorro, tem largura aproximada de 5m, extensão de
12m e altura de cerca de 3m no seu salão, atingindo os 8m na sua abertura. Seu
interior é plano e pode ser percorrido com boa luminosidade. A furna apresenta
uma abertura lateral em forma de janela voltada para noroeste podendo ser
atravessada, de onde se tem uma vista dominada por um relevo bastante ondulado.
Formada no granito, a vegetação que lhe entorna é composta por arbustos,
trechos de caatinga e cactáceas e por bromélias espaçadas. Encontra-se em bom
estado de preservação e limpeza, se dando a ocupação humana através de
propriedades rurais situadas nas encostas da Serra do Cachorro.
-
Inserção Invtur-PE
Furna do Estrago
Localizada na encosta nordeste da Serra do Estrago, a furna, com uma abertura em semi-arco tem aproximadamente 20m de largura, 10m de fundo e 4m de altura em sua parte mais externa. A medida que se penetra na furna a altura vai diminuindo, até chegar aos 5m. Em seu interior repousam blocos de granito distribuídos de forma aleatória e prospecções arqueológicas. Toda sua área pode ser percorrida com boa visibilidade. A furna era utilizada por grupos pré-históricos como cemitério. Hoje, em seu interior, são desenvolvidas pesquisas arqueológicas pela Universidade Católica de Pernambuco. Sua ambiência é marcada por vários afloramentos graníticos e por uma vegetação arbustiva. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. Existência de ocupação humana através dos moradores do Sítio Lagoa.
-
Inserção Invtur-PE
Hidrografia
Cachoeiras
Cachoeira da Arara
Ambientada em meio a superposições de
blocos graníticos e circundada por uma vegetação arbustiva com ocorrência de
algumas cactáceas e gramíneas próximo ao curso d'água, a cachoeira tem largura
aproximada de 1m apresentando dois pequenos saltos que serpenteiam por entre
blocos rochosos formando meandros e piscinas naturais, onde o banho é possível.
Apresenta bom estado de preservação e limpeza. Ocupação humana através dos moradores
do Sítio Arara.
-
Inserção Invtur-PE
Cachoeira de São Francisco
Não perene, que nos meses de chuva
jorra água em abundância. Um ótimo passeio com a família.
Brejo da Madre de Deus - PE
-
Inserção Invtur-PE
Cachoeira do Sobradinho
Com uma altura aproximada de 10m e largura de 2m a Cachoeira do Sobradinho apresenta uma única queda com a formação de um poço abaixo dela. A montante da cachoeira há ocorrência de trecho de corredeira. O banho é em forma de piscina natural, o que só é possível em época de chuva pois a cachoeira é temporária. Sua ambiência é marcada pelos afloramentos rochosos pelos quais correm suas águas e por uma vegetação degradada, existindo uma associação de gramíneas com culturas de subsistência, havendo ainda algumas árvores e arvoredos espaçados. Encontra-se em regular estado de preservação e limpeza, existindo ocupação humana através de moradores rurais em suas proximidades.
-
Inserção Invtur-PE
Corredeiras
Corredeira do Escorrego
Ambientada nos granitos pelos quais suas águas correm, a corredeira tem uma largura média de 2m. O banho é possível com segurança nas piscinas e bicas existentes, havendo ainda o banho em forma de escorrego. Uma estrutura composta de bar e bateria de sanitários, complementam sua ambiência. A vegetação que lhe entorna é arbustiva com a presença de árvores espaçadas. Encontra-se em regular estado de preservação e limpeza. Existência de ocupação humana nas proximidades do atrativo.
-
Inserção Invtur-PE
Mirantes
Mirante da Pedra da Compadecida
O Mirante localiza-se no alto da
Pedra da Compadecida que é um grande afloramento granítico onde encontra-se na
sua superfície pequenos caldeirões e blocos rochosos de formas exóticas. Do seu
alto, a sudeste, avista-se, ao fundo da paisagem a Pedra do Cachorro,
localizada nos limites dos municípios de Brejo da Madre de Deus, Tacaimbó e São
Caetano. Ao leste e ao norte pode-se observar as formas enrugadas do relevo da
região que lhe circunda. Ao oeste pode-se contemplar um belo pôr-do-sol. Seu
entorno é marcado por vegetação dominada pela caatinga arbustiva e pela
existência de outros pequenos afloramentos graníticos. Encontra-se em bom
estado de preservação e limpeza. O Teatro de Nova Jerusalém, o Parque das
Esculturas e o Hotel de Fazenda Nova, são os equipamentos e serviços turísticos
que estão próximos ao atrativo.
-
Inserção Invtur-PE
Mirante da Pedra do Cachorro
Do seu topo têm-se uma visão panorâmica de toda região, onde o cenário é dominado pela movimentação do relevo da Borborema. O sudeste, ao fundo da paisagem, pode-se avistar o Município de Caruaru. Ao sul avista-se o Açude da Onça. A vegetação que lhe entorna é composta por caatinga arbustiva, bromélias e vegetação rasteira. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. Existência de ocupação humana na base da Pedra do Cachorro através do Sítio Barra do Jucá. Os equipamentos e serviços turísticos existentes são o Hotel de Fazenda Nova, o Teatro de Nova Jerusalém e o Parque das Esculturas. Seu acesso dá-se através de escalada com alto grau de dificuldade. É necessário pedir autorização ao Sr. Trindade pelo telefone (081) 3732 1101. Aconselhável o acompanhamento de guia da região (procurar Sr. Didiu no Sítio Barra do Jucá).
-
Inserção Invtur-PE
Mirante da Serra da Boa Vista (Serra do Ponto)
Localizado no topo da Serra da Boa Vista, conhecida localmente como Serra do Ponto (teto de Pernambuco), em meio a um afloramento granítico e jardins naturais de bromélias, o mirante propicia uma visão panorâmica de toda região. Ao norte, em primeiro plano, destaca-se a Serra do Maquiné e a Barragem dos Oitis e em segundo plano o Vale do Capibaribe. A nordeste, ao fundo da paisagem, avista-se os municípios de Santa Cruz do Capibaribe e de Taquaritinga do Norte. A leste, observa-se a Serra da Prata que pertence a mesma formação da Serra da Boa Vista, em segundo plano contempla-se o relevo enrugado da região. A sudeste, ao fundo da paisagem, surge a Pedra do Cachorro, nos limites dos municípios de Brejo da Madre de Deus, Tacaimbó e São Caetano. A oeste observa-se também a movimentação do relevo que lhe circunda. Complementando sua ambiência, próximo ao topo da Serra, encontra-se as ruínas de uma antiga pirâmide, cujo projeto é atribuído a Louis Vauthier, que servira como sinalização para as pessoas que viajavam para o interior, sendo utilizada também, quando realizado os trabalhos preparatórios para o levantamento topográfico do Estado de Pernambuco. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza, dando-se a ocupação humana através de propriedades rurais situadas em suas encostas.
-
Inserção Invtur-PE
Mirante da Serra da Prata
Do seu alto têm-se, a oeste, uma visão panorâmica da cidade de Brejo da Madre de Deus em primeiro plano e, em segundo plano no trecho de serras, um belo pôr-do-sol. Ao norte observa-se a movimentação do relevo com ocorrência de vários afloramentos rochosos em primeiro plano e a cidade de Santa Cruz do Capibaribe ao fundo da paisagem. A sudeste avista-se a Serra do Ponto (Serra da Boa Vista), teto do Estado de Pernambuco. A leste, ao fundo da paisagem avista-se a Pedra do Cachorro, localizada nos limites dos municípios do Brejo da Madre de Deus, Tacaimbó e São Caetano. A vegetação que lhe entorna encontra-se degradada com ocorrência de árvores espaçadas e arbustos. Encontra-se em bom estado de conservação e limpeza. Existência de ocupação humana através da presença de funcionário DETELPE que mantém a segurança do local. Cruzeiro, belo ponto de observação do mirante e uma pequena estrutura em alvenaria.
-
Inserção Invtur-PE
Mirante Secundário da Serra da Boa
Vista (Serra do Ponto)
Localizado em um afloramento granítico intermediário da Serra de Boa Vista (Serra do Ponto), o mirante proporciona uma visão totalmente direcionada para o norte, podendo-se observar, em segundo plano, trecho do Vale do Capibaribe. Seu entorno próximo é marcado pela porção mais alta da serra, a leste e a oeste por outro grande afloramento rochoso. Sua ambiência é complementada por um jardim natural de bromélias e por pequeno trecho de mata localizada abaixo do seu ponto de contemplação, além de uma área dominada por gramíneas. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. Existência de ocupação humana em alguns trechos da encosta da serra.
-
Inserção Invtur-PE
Rochedos e Pedras
Pedra da Bicuda
Brejo da
Madre de Deus - PE
-
Inserção Invtur-PE
Serras
Serra da Prata
Nos proporciona uma vista espetacular do BREJO, com seus 900 metros de altitude em ralação ao nível do mar. A partir do mirante é possível enxergar as montanhas do entorno. Para subir a Serra da Prata, é possível ir de carro tipo TOYOTA até o cume. Para os amantes da escalada e do rapel, estes são ideais para conquistar a montanha. Brejo da Madre de Deus - PE
-
Inserção Invtur-PE
Serra do Estrago
Brejo da
Madre de Deus - PE
-
Inserção Invtur-PE
Serra do Ponto
Confere toda a grandiosidade do seu nome: é segundo o IBGE, o ponto mais alto em relação ao nível do mar em Pernambuco, com 1212 metros de altitude. No século XIX, o arquiteto Louis Vauthier construiu a pirâmide de pedra no alto da Serra do Ponto, para servir de marco de localização para os viajantes que por ali passavam. Brejo da Madre de Deus - PE
-
Inserção Invtur-PE
Unidades de Conservação
Área de Proteção Ambiental – APA
APA Serras e Brejos do Capibaribe
A Área de
Proteção Integral (APA) Serras e Brejos do Capibaribe, Unidade de Conservação
(UC) de Uso Sustentável, criada através do Decreto Estadual nº 49.976, em 16 de
dezembro de 2020. A Unidade de Conservação abrange uma área de 73.781,65 ha
(setenta e três mil, setecentos e oitenta e um hectares e sessenta e cinco
ares) e compreende as serras e brejos situados em cinco municípios de Brejo da
Madre de Deus, Belo Jardim, Taquaritinga do Norte e Vertentes, na Bacia
Hidrográfica do rio Capibaribe, na porção nordeste do estado de Pernambuco.
Outra informações: http://www2.cprh.pe.gov.br/uc/apa-serras-e-brejos-do-capibaribe/#:~:text=A%20%C3%81rea%20de%20Prote%C3%A7%C3%A3o%20Integral,16%20de%20dezembro%20de%202020
-
Inserção Invtur-PE
Refúgio da Vida Silvestre
RVS Bitury
"Preservar a natureza é a única esperança que podemos deixar para as gerações futuras". Foi com essa afirmação que Paulo Amorim, procurador da RPPN Fazenda Bituri, localizada no município de Brejo da Madre de Deus (220Km do Recife), definiu a iniciativa da sua família de transformar em reserva particular uma área de 110,21 hectares da fazenda.
O título de reconhecimento foi
entregue pela CPRH em agosto de 1999. Entre os principais atributos conferidos
pelos técnicos do órgão ambiental durante o processo de reconhecimento, merece
destaque, além da biodiversidade e do patrimônio histórico, a presença de um
ecossistema especial encontrado no agreste e sertão de Pernambuco: o brejo de
altitude. Os brejos de altitude são reconhecidos como ecossistemas associados ao
bioma Mata Atlântica. Ocorrem entre os Estados de Pernambuco e Paraíba, na
porção oriental do maciço da Borborema. Sua principal característica é a
presença da mata úmida, além de apresentar peculiaridades quanto ao clima úmido
e com temperaturas amenas, altitude acima dos 700 metros (a Fazenda Bituri
encontra-se a 1.050 metros) e grande diversidade de vegetação. Essas
características fazem com que os animais da região semiárida, no entorno dos
brejos, procurem refúgio nas serras durante os grandes períodos de estiagem.
A RPPN abriga a mata preservada em
muitos trechos, contrastando com áreas onde os desmatamentos ainda ocorrem na
região, com a finalidade alimentar os fornos das casas de farinha e a
construção de residências. O levantamento das espécies da flora realizado na
fazenda "constitui a mais expressiva relíquia vegetal do Estado de
Pernambuco, com alta diversidade florística", segundo a professora e
pesquisadora Margareth Sales, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O
estudo "Plantas Vasculares das Florestas Serranas de Pernambuco - Um
checklist da Flora Ameaçada dos Brejos de Altitude", revelou que, nos
limites da RPPN, existem 200 espécies, entre elas dois novos registros para a
ciência: a Byrsonima pedunculata e a Bunchosia pernambucana.
No levantamento da fauna existente na
fazenda, foram encontradas espécies raras na natureza, como a jia-pimenta e o
galo-de-campina. Segundo Paulo Amorim, animais como o tatu e o gato-do-mato
também são encontrados na região.
Café e cana-de-açúcar: memórias do
agreste pernambucano
Nos anos 70, as culturas do café e da
cana-de-açúcar foram bastante significativas para a manutenção da Fazenda
Bituri. Produziu-se café em grande quantidade até meados dos anos 60. A safra
anual chegava a 25 toneladas e era vendida aos comerciantes de Bezerros (PE) e
Campina Grande (PB) e de lá seguia para o Recife, de onde era exportada. Hoje,
o café que sai da propriedade chega apenas a três sacas ao ano, cerca de 180
quilos.
A cana-de-açúcar cultivada era
utilizada na fabricação da rapadura. Ali funcionavam dois engenhos de cana, com
moendas puxadas a tração animal (por "dois bois de carro", lembra
Jurandiy Araújo, pai de Paulo Amorim).
Ecoturismo e patrimônio histórico. Os
proprietários da fazenda pretendem obter recursos para a implantação de
projetos que explorem o patrimônio natural da fazenda, como o de ecoturismo,
que prevê a instalação de trilhas ecológicas, o turismo científico, além da
restauração da casa sede, que poderá funcionar como pousada ou centro de apoio
aos turistas e pesquisadores. Além da diversidade da fauna e flora, a fazenda
possui uma outra riqueza: o seu patrimônio histórico. A casa grande do engenho,
construída em 1730, por um antepassado da família Amorim, ilustra a importância
da cultura do café e da cana-de-açúcar. Na sala de estar encontra-se um
santuário em madeira, pintado a mão, que abriga uma imagem de Nossa Senhora do
Perpétuo Socorro. A ilustração da virgem tem a mesma data da construção da casa
e é assinada pelo artista francês M.L. Bosredon, onde há a inscrição: "La
vierge de lumière" (A virgem da luz). Os moradores da região acreditam que
a imagem é milagrosa e sempre visitam o santuário para pagar promessas e
acender velas à santa.
Os projetos de utilização da RPPN
deverão constar do Plano de Utilização da Reserva, que é uma das obrigações do
proprietário na gestão da unidade de conservação. A implementação dos projetos
e os usos pretendidos devem ser submetidos à aprovação da CPRH.
(Texto: Flávia Bezerra Cavalcanti)
-
Inserção Invtur-PE
ATRATIVOS TURÍSTICOS
Açudes, Banhos, Barragens, Bicas e
Canais construídos
Barragem do Pacote
Tendo como pano de fundo a Serra do
Ponto, a barragem, formada pela retenção do Riacho Pacote, tem em um
afloramento granítico a sua principal paisagem. Suas águas abastecem a
população da Vila do Cavalo Ruço. Abaixo do muro de contenção existe um tanque
onde a água é retida e utilizada para lazer, além do banho de bica que ocorre
quando a barragem está sangrando. Seu entorno é marcado por vegetação arbustiva
com ocorrência de palmáceas e bromélias, além de algumas fruteiras. Existência
de ocupação humana próximo ao atrativo.
-
Inserção Invtur-PE
Bica do Bitury
Localizada nos arredores da Mata do Bitury, a bica originou-se de um pequeno salto do riacho Bitury. Sua altura é de aproximadamente 3m e a vegetação que lhe entorna é arbustiva com ocorrência de algumas fruteiras. Complementa sua ambiência as bordas da mata do bitury e os afloramentos rochosos que dão forma ao salto e a bica. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza, sendo suas águas de boa qualidade para banho. Existência de ocupação humana próximo ao atrativo.
-
Inserção Invtur-PE
Arquitetura Civil, Rudimentar, Conjunto Arquitetônico e Modernista
Casa de Câmara e Cadeia
Sua construção é de meados do século
XIX, e o término da construção foi realizado pelo arquiteto francês Louis L.
Vauthier. A fachada da mesma é composta por quatro portas e duas janelas na
parte inferior, tendo na parte superior três janelas frontais. Situada em
posição elevada, em rua enladeirada, próximo à Biblioteca Municipal.
-
Inserção Invtur-PE
Casario da Rua José Mariano e Praça Cel. Agnelo Campos.
A Arquitetura Civil é o elemento mais
marcante da sede do município. Mantendo construções típicas do século XIX, a
maior parte é térrea, geminada e sem recuo frontal. Existem também vários
elementos do princípio deste século e, obviamente, construções mais recentes.
Três sobrados, construídos em dois pavimentos, são destaque nesta área: Os
sobrados de nº 30 e 40 são geminados. O primeiro possui fachada recoberta por
azulejos, todos os vãos em arco abatido, cornijas e cercaduras em massa, e
platibanda recortada. Seu estado de conservação é ruim. Já o segundo tem
fachada em alvenaria pintada, vãos em verga reta e na platibanda existem
adornos em massa. Seu estado de conservação é regular. A casa de nº 31,
apresentando algumas características ao gosto neoclássico, construída em
terreno de cota bastante inclinada, tem seu térreo apenas na parte frontal,
onde duas portas dão acesso a um pequeno estabelecimento comercial e a terceira
porta leva à escadaria para o pavimento superior. Neste pavimento três portas
avarandadas possuem guarda-corpos em grade de ferro. Todos os vãos são em
vergas retas. A fachada principal é em alvenaria, bastante adornada, com
cornijas e platibanda.
-
Inserção Invtur-PE
Casario da Rua São José
A arquitetura civil é o elemento mais marcante da sede do município. Mantendo construções típicas do século XIX, a maior parte é térrea, geminada e sem recuo frontal. Existem também vários elementos do princípio desde século e, obviamente, construções mais recentes. Nesta rua destacam-se: A casa de nº 40 possui uma porta e quatro janelas em arcos abatidos, cornijas e cercaduras em massa, platibanda azulejada com pinhas nas laterais e um busto ao centro. Seu estado de conservação é bom. O sobrado de nº 46, sede do Museu Histórico, é um dos prédios de maior destaque por ser de maiores proporções. Construído em dois pavimentos, cobertura em quatro águas, suas fachadas são totalmente recobertas de azulejos portugueses. O pavimento térreo é composto por uma porta e três janelas. No pavimento superior, quatro portas avarandadas exibem guarda-corpos em ferro. Todos os vãos são em vergas retas. Embora preservado em suas características construtivas, seu estado de conservação é regular.
-
Inserção Invtur-PE
Casario das Praças Bom Conselho e Cel Capitulino M. Falcão
A arquitetura civil é o elemento mais
marcante da sede do município. Mantendo construções típicas do século XIX, a
maior parte é térrea, geminada e sem recuo frontal. Existem também vários
elementos do princípio deste século e, obviamente, construções mais recentes.
Exibindo platibandas recortadas, destacam-se nestas praças: As casas de nº 59 e
142 possuem fachada em alvenaria pintada, todos os vãos em vergas retas,
cornijas e cercaduras em massa. A primeira tem platibanda adornada por
pináculos. Já a platibanda da segunda exibe três pinhas. As casas de nº 114 e
126 possuem fachada recoberta por azulejos, vãos em arcos plenos, cercaduras e adornos
em massa. A primeira tem um busto central e pinhas laterais adornando sua
platibanda. A platibanda da segunda é encimada por pinhas nas laterais e um
jarro ao centro. Todas apresentam bom estado de conservação, embora a
utilização comercial, que lhes é comum, tenha alterado algumas de suas
características.
-
Inserção Invtur-PE
Teatro de Nova Jerusalém
Integrada na paisagem nordestina, muito comparável à Judéia, ergue-se Nova Jerusalém, uma réplica perfeita da cidade destruída pelos romanos há dois mil anos. Neste teatro acontece o Drama da Paixão de Cristo com encenações que mostram a passagem da vida de Cristo. É um dos maiores eventos do Estado, tendo o primeiro espetáculo acontecido ainda na década de 50. O espetáculo ocorre sempre no período da Semana Santa. O teatro é conhecido como cidade de pedra com setenta mil metros quadrados de área murada, com três metros de altura, intercaladas por torres de 7 metros. No seu interior um conjunto de cenários, com 12 palcos, distribuídos da seguinte forma : Palco 1 - Sermão; Palco 2 - Templo; Palco 3 - Cenáculo; Palco 4 - Horto; Palco 5 - Palácio de Herodes; Palco 6 - Fórum de Pilatos; Palco 7 - A vida sacra; Palco 8 - Calvário; Palco 9 - Ascenção; Palco 10 - Palácio dos Asmoneus; Palco 11 - Arruado; Palco 12 - Casa de Anás; Formando um complexo arquitetônico de rara beleza, construídos em granito, combinam-se com a vegetação e o clima agreste, dando a impressão de que o visitante se encontra no Médio Oriente. Os personagens bíblicos são representados por mais de 500 atores e figurantes que atuam em cenas móveis acompanhados de perto pelo público, que se integram as mesmas. Pode ser visitado diariamente de 07:00 às 17:00 h, e no período de espetáculos de 08:00 às 13:00 h. Dispõe como equipamentos e serviços turísticos de lanchonete e posto médico.
Fone: (81).3732 1129/3732.1154
-
Inserção Invtur-PE
Artes Plásticas
Artesãos
Luís Carlos
Arte em Sucatas
Rua
General Dantas Barreto, s/n
Brejo da
Madre de Deus - PE
Fone: (81)
99210 6840
WhatsApp
(81) 99798 4890
-
Inserção Invtur-PE
Joseildo da Costa
Artes em
Pedra granito
Rua do
Comércio,10 - Fazenda Velha
Brejo da
Madre de Deus – PE
Fone:
(81) 99952 6681
-
Inserção Invtur-PE
Júnior Artes
Pedra
Rocha Granítica / Esculturas / Extração de Pedras
Fazenda
Velha – Brejo da Madre de Deus - PE
Fone:
(81) 99637 3968
Mídias
Sociais: Facebook: josejuniorarte
-
Inserção Invtur-PE
Casas de Farinha
Casa de Farinha do Cavalo Ruço
De uso comunitário, a casa de farinha
tem seu entorno marcado pelo casario singelo da Vila de Cavalo Ruço. Construída
em alvenaria de tijolos, possui forno, prensa e todo equipamento necessário à
produção, dentro de uma técnica parcialmente mecanizada, do beijú, da massa e
da farinha de mandioca. Para visitação, basta dirigir-se ao local e solicitar
autorização. Encontra-se em plena atividade produtiva.
-
Inserção Invtur-PE
Espaços Culturais
Casa da Cultura
O espaço que é um centro de
valorização dos artistas, tem como objetivo promover a Cultura gerando assim,
melhorias na qualidade de vida do cidadão através de projetos socioculturais,
que proporcionem melhores condições de trabalho e gerem um aquecimento
econômico junto aos agentes culturais, artistas e até mesmo no comercio local.
Rua Luiz Cecílio de Santana, 317 –
São Domingos
Brejo da Madre de Deus
https://www.facebook.com/watch/?v=3131634880494871
-
Inserção Invtur-PE
Folclore
-
Inserção Invtur-PE
Bacamarteiros
Banda de Pífano
Capoeira
Forró
Pega de Boi
Repente
Quadrilha
Repente
Vaquejada
Gastronomia Típica
-
Inserção Invtur-PE
Batida de Cenoura
Bode
Bolo de Cenoura
Carne de Sol
Cocada de Cenoura
Cuscuz
Doce de Cenoura
Licor de Cenoura
Sequilhos de Cenoura
Xerém
Manifestações Populares
Artesanato Típico, Decorativo e Utilitário
-
Inserção Invtur-PE
Cestarias e traçados
Esculturas em Pedras de Granito
Rendas
Monumentos
Esculturas,
Obeliscos, Marcos e Memoriais
Parque da Esculturas Monumentais Nilo Coelho
No Distrito de Fazenda Nova, um belo parque a céu aberto com 39 esculturas de elevado porte e em granito está aberto aos visitantes. Esculturas esculpidas pelas mãos dos artesãos do próprio município, retratam a vida e os costumes do povo nordestino. Brejo da Madre de Deus - PE
-
Inserção Invtur-PE
Igrejas Históricas, Capelas, Catedrais e Conventos
Capela da Mãe Rainha
A primeira construída no NE Brejo da Madre de Deus - PE
-
Inserção Invtur-PE
Capelinha da Lagoa de Pedra
Brejo da
Madre de Deus – PE
-
Últimas Atualizações em:
17/08//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais -
Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura
Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Sua construção data do ano de 1964,
em estilo moderno, tem formato circular, e sua estrutura é toda em tijolo
aparente com alguns vãos de combogó. Seu telhado é em telha canal e sua torre
em tijolo aparente localizada na frente esquerda da igreja. O seu interior é
simples, tendo seu altar localizado no centro da igreja, circundado por bancos,
destacando o fato que atrás do altar, há mural pintado com a imagem de Cristo,
de autoria de Marcos Lopes, pintor local. Situada no centro da Rua Soares da Costa,
rua residencial, na entrada principal da Vila de Fazenda Nova. Pode ser
visitada através de solicitação junto à Casa Paroquial.
-
Inserção Invtur-PE
Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho
Sua construção data de 1868, tendo
sido reconstruída em 1950. Sua fachada é composta por uma única porta e acima
dela estão dispostas, paralelamente, três janelas, e na parte superior central
uma outra janela. Possui torre única com uma pequena cúpula centrada. Seu
interior é simples, possuindo algumas imagens espalhadas pelas laterais da
igreja e no altar-mor encontra-se a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Situada no núcleo urbano da cidade. Pode ser visitada durante as missas ou
mediante solicitação à Casa Paroquial.
-
Inserção Invtur-PE
Igreja de Santo Antônio
Singela capela que teve como marco
para sua construção a descoberta por moradores locais, de uma imagem de Santo
Antônio. Para reverenciá-lo, resolveram construir a capela que foi inaugurada
em 20 de março de 1952. Sua fachada é composta por porta única, nicho vasado
com sino, frontão encimado por uma cruz com dois pináculos nas laterais e
adornos simples com cercaduras em massa. Seu interior possui nave única,
altar-mor com três nichos em alvenaria. No nicho central, que por sua vez é
maior, está entronizada a imagem de Santo Antônio. Possuindo, ainda, ex-votos.
Na frente da capela, há uma praça, onde foi erguida uma estátua em pedra
granito, em homenagem ao santo votivo. É neste local que do dia 01 ao dia 13 de
junho acontece a parte profana da festa ao padroeiro, com barracas de comidas e
bebidas típicas, shows com artistas locais e parque de diversões. Seu entorno é
formado por um pequeno núcleo de casas residenciais e comerciais, tendo na
extremidade contrária à igreja um cruzeiro de madeira com base em alvenaria,
sobre um afloramento rochoso. Pode ser visitada por meio de solicitação ao
responsável pela igreja, ou nos finais de ano e durante o período de festa do
padroeiro, quando são realizadas missas diárias.
-
Inserção Invtur-PE
Igreja de São José
A construção original como capela sob
a invocação de São José se deu no ano de 1760. Sendo posteriormente reformada
no ano de 1980. Sua fachada é composta por cinco portas, sendo três que dão
acesso à nave, e duas aos corredores laterais. Possui ainda duas torres
sineiras. Seu interior é simples possuindo dois altares e o altar-mor em
madeira pintado de branco e dourado. Possui ainda duas janelas ao nível do coro
com cornijas e cercaduras, óculo e adornos em massa. Situada em rua
enladeirada de onde se tem uma visão parcial da cidade. Podendo ser visitada em
horário a ser combinado.
-
Inserção Invtur-PE
Museus e Exposições Permanentes
Museu Histórico Municipal Dulce Souza Pinto
Com um acervo interessante sobre a pré-história brejense, com restos de fósseis humanos e de animais, com peças que contam a história da população brejense ao longo do tempo. Brejo da Madre de Deus - PE
-
Inserção Invtur-PE
Praças
Praça Bom Conselho
Brejo da
Madre de Deus - PE
-
Inserção Invtur-PE
Últimas atualizações em:
17/ 08/ 2022
Empetur
Inventário Turístico de Pernambuco – Invtur - PE
(081) 3182 8170
http://inventariope.blogspot.com/
https://www.facebook.com/InvturPE/
Brejo da Madre de Deus: Outras informações
Prefeitura:
https://www.brejomdeus.pe.gov.br/
Blog Atrativo
Pernambuco:
http://atrativope.blogspot.com/
Wikipédia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Brejo_da_Madre_de_Deus
IBGE:
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/brejo-da-madre-de-deus/historico