OLINDA - MIRANTE - FOTO: ARQUIMEDES SANTOS - www.empetur.pe.gov.br/galeria-de-fotos?page=1

quinta-feira, 5 de maio de 2022

 

SURUBIM

INVENTÁRIO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS 

Atrativos Turísticos Naturais

Hidrografia


Cachoeiras

 

Cachoeira do Taepé

Trata-se de uma cachoeira temporária formada pelo Riacho Taepé que corre apenas nos períodos das chuvas, nos meses de maio a julho. A cachoeira é balneável em forma de piscinas naturais. Sua ambiência é marcada por vários afloramentos graníticos, onde a erosão formou inúmeros caldeirões de diversas formas e tamanhos. A vegetação que lhe entorna é de caatinga arbustiva, ocorrendo ainda de forma espaçadas cactáceas, bromélias e o aveloz. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. A ocupação humana se dá através dos moradores do Sítio Cachoeira do Taepé. Localização: Sítio Cachoeira do Taepé

-

Inserção Invtur-PE





Rios, Riachos e Cursos de água

 

Caldeirões da Cachoeira do Taepé

Formados no afloramento granítico no qual escorrem as águas da Cachoeira do Taepé, os caldeirões apresentam-se de diversas formas e tamanhos. Sua ambiência é tomada pela cachoeira e por uma vegetação de caatinga arbustiva, ocorrendo ainda de forma espaçadas cactáceas, bromélias e o aveloz. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. A ocupação humana se dá através dos moradores do Sítio Cachoeira do Taepé. Localização: Sítio Cachoeira do Taepé.

-

Inserção Invtur-PE





ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Histórico-Culturais

 

Açudes, Balneários, Barragens, Bicas e Canais construídos

 

Barragem Jucazinho (Açude Público Eng. Antônio Gouveia Neto)

Formado pelo represamento das águas do Rio Capibaribe, seu muro de contensão tem uma extensão de 450m e altura de 64m, com capacidade de armazenamento de 327.000.000m³ de água. Sua ambiência é marcada por uma vegetação de caatinga, arbustiva, arvoredos e cactáceas espaçadas, além de trechos de cultivos de subsistência. Há ocorrência de pesca artesanal com captura, entre outros, de tilápia e traíra, sendo proibida a pesca de rede. Encontra-se em bom estado de conservação e limpeza. Ocorrência de ocupação humana através de moradores do Sítio Jucazinho e da casa de hospedagem para os técnicos do DNOCS, órgãos institucionais e convidados. Localização: Sítio Jucazinho

-

Inserção Invtur-PE


A barragem de Jucazinho é o maior reservatório de água do Agreste de Pernambuco. Foi construída em 1998 para atender 15 municípios, tendo uma capacidade de 327 milhões de metros cúbicos. Está inserida nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Capibaribe. Além do turismo de contemplação, outras atividades ligadas ao ecoturismo e ao turismo de aventura podem ser desenvolvidas. Atualmente, o acesso é feito em sua totalidade por estradas vicinais de terra batida.

-

Últimas Atualizações em:

24/08//2022–Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 





Fonte: Prefeitura


Arquitetura Civil, Rudimentar, Conjunto Arquitetônico e Modernista

 

Casa de Abelardo Barbosa (Chacrinha)

A casa onde Chacrinha nasceu está localizada em frente à Praça Dídimo Carneiro. Encontra-se bastante descaracterizada, funcionando, atualmente, como ponto comercial. Localização: Em Frente à Praça Dídimo Carneiro, Centro.

-

Inserção Invtur-PE


 

Casa Grande da Fazenda Cachoeira do Taepé

Tendo sido construída, provavelmente, no início do séc. XVIII, a casa é um testemunho da penetração dos colonizadores no interior. A casa possui dois pavimentos: o inferior caracteriza-se como porão, tendo servido antigamente de local de castigo para os escravos e o superior que serve de moradia. O piso do porão é de chão batido, enquanto as salas que se situam sobre ele tem assoalho. Fato peculiar, ainda visível no assoalho das salas é a presença de alçapões, que se destinavam à remessa de alimentos aos escravos. As fachadas são rebocadas e caiadas. Os vãos que aparecem como janelas rasgadas, no segundo pavimento, possuem vergas curvas e esquadrias em fichas de madeira. Algumas dessas aberturas estão protegidas por grades de madeira trabalhada. Em várias alturas de portas e janelas que se comunicam com o exterior, observam-se trincheiras para a passagem de armas, por ocasião dos ataques externos. A coberta, de cumeeira no sentido transversal, tem duas inclinações, com a da frente compondo o alpendre e a detrás, alongando-se mais. Sua cobertura é em telha-canal, com beirais em madeira. O prédio sofreu algumas alterações e encontra-se em regular estado de conservação e limpeza. Seu entorno é composto por casas de moradores, mercearia, capela, currais e ainda por riachos, caldeirões e cachoeira. Localização: Fazenda Cachoeira do Taepé.

 -

Inserção Invtur-PE

Localizada na zona rural, no povoado denominado de Cachoeira do Taépe, foi construída, provavelmente no início do século XVIII, em taipa de pilão, com baseamento em pedra. Outra característica dessa construção é a rara presença de duas salas que eram utilizadas de acordo com as estações do ano na região, o verão seco e quente e um inverno chuvoso e de temperatura amena (fria). Além da presença de trincheira nas portas para a proteção da propriedade e o espaço da senzala na parte inferior. Essa arquitetura tão peculiar faz dessa edificação um raro exemplar, testemunho do processo de ocupação do Brasil, tendo sido tombada como patrimônio histórico a nível federal em 1980, e, por consequência, a nível estadual.            

-

Últimas Atualizações em:

24/08//2022–Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco





Fonte: Prefeitura

Casario da Praça Dídimo Carneiro e 15 de Novembro

Construções em apenas um pavimento, com partido de planta retangular. São casas do início do século, apresentando grande riqueza de detalhes. Na fachada, os vãos possuem belas cercaduras em massa, alguns imitando conchas, outras se apresentam rendilhadas. Destaque para as platibandas, ora retas, ora trabalhadas, lembrando o frontispício das igrejas barrocas, todas ricas em elementos decorativos em massa, tendo ao alto pequenos pináculos. Encontra-se em retangular estado de conservação sendo utilizadas para comércio. Situa-se em meio ao comércio. Localização: Praça Dídimo Carneiro, Rua 15 de Novembro

-

Inserção Invtur-PE



Usina de Algodão

Fachada principal do prédio da conhecida Usina Surubim. Mantém sua arquitetura com elementos da Art Decor típica dos anos de 1930, e foi tombada como patrimônio cultural de Pernambuco pela Fundarpe em 2018. Além de sua importância arquitetônica, essa fachada representa a importância da produção e do beneficiamento do algodão (descaroçamento da pluma) para a economia e região.

-

Últimas Atualizações em:

24/08//2022–Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco


Fonte: Prefeitura

Ecovilas, Agrovilas e Fazendas

 

Fazenda Cachoeirinha do Taepe

Nessa fazenda encontra-se a única casa de fazenda de gado de Pernambuco, feita de taipa e tombada como Patrimônio Histórico Federal. A fazenda é uma raridade no Agreste do Estado tanto pela técnica construtiva como pela arquitetura. Foi construída por volta do século XVIII, não se sabe data precisa, pela família Arruda de Limoeiro. Depois passada par família Paulino, parente dos Arruda.

O nome da propriedade tem origem no Riacho Taepe, que passa pela fazenda e forma uma cachoeira nos meses chuvosos.

 -

Inserção Invtur-PE


Feiras Livres

 

Feira do Loré

Originariamente a Feira do Loré vendia apenas retalhos de tecido. Hoje, espalhados pelos bancos e pelo chão, encontra-se as mais diversas mercadorias:  roupas, sapatos, discos, ... e ainda a Feira do Paraguai, com a venda de produtos importados. No local existem vários bancos com comidas típicas, como bolo de mandioca, cocada e rapadura. Apesar de ocorrer durante 6 dias, seu grande dia é o sábado.

 -

Inserção Invtur-PE

A feira Livre é uma das maiores do estado. Há uma variedade muito grande de produtos, desde alimentos a produtos eletrônicos. A feira livre ocorre diariamente, resultado da grande quantidade de vendedores informais, com volume de vendas concentrado aos sábados (dia principal), quartas e sextas-feiras, resultando em uma grande circulação de pessoas nos principais logradouros do centro da cidade.

-

Últimas Atualizações em:

24/08//2022–Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Fonte: Prefeitura


Folclore

  -

Inserção Invtur-PE


Aboio

Banda de Pífano

Blocos Carnavalescos

Forró

Literatura de Cordel

Repente

 

Gastronomia Típica

  -

Inserção Invtur-PE


Bode

Buchada

Carne de Sol

Confeito de Festa

Galinha Terra

 

Manifestações Populares

 

Agremiações Carnavalescas

 

Bloco C. Dedé da Boneca

 

Responsável: Dedé da Boneca.

Localização: Rua Urbano Vieira, Centro

  -

Inserção Invtur-PE


Virgens de Surubim

 

O evento acontece todos os anos, no primeiro domingo após o Carnaval. Participam do desfile homens vestidos com roupas, fantasias e adereços femininos. O evento ocorre nas principais ruas e avenidas da cidade. Trios elétricos, bandas de pífanos, orquestras de frevo e bois de nanico (bumba-meu-boi), animam o desfile.

O evento teve início em 1986 e reúne uma média de 20 mil pessoas.

  -

Inserção Invtur-PE


Artesanato Típico, Decorativo e Utilitário

  -

Inserção Invtur-PE


Artesanato em Couro

Bordado

Rendas

Tapeçaria


Mercados públicos

 

Mercado Público Municipal de Surubim

Em 1938 iniciaram a construção do Mercado Público Municipal de Surubim na administração do ex-prefeito Nelson Barbosa e em 1939 teve sua inauguração. Passou por uma reforma que descaracterizou sua arquitetura original sob administração do ex-prefeito José Arruda e teve sua reinauguração em 2000.

Outras informações:

https://minharuatemmemoria.blogspot.com/2020/06/mercado-publico-municipal-de-surubim.html

https://www.youtube.com/watch?v=UbVxcd9sNXI

https://maps.app.goo.gl/5v4uqvA19mu9TNC3A

-

Inserção Invtur– PE em 24/10/ 2023 - Gustavo Pacheco

 

Monumentos 


Esculturas, Obeliscos, Marcos, Pórticos e Memoriais

 

Memorial dos Severinos – Parque dos Mamulengos Gigantes

É um espaço dedicado aos Severinos do Mundo, e trabalha a cultura, educação, o turismo e o meio ambiente. As 10 esculturas em círculo foram iniciadas em 2007, sendo gerada pelas experiências Severinas do artista Severino Iabá (idealizador do parque). O parque busca retratar em suas esculturas (confeccionadas em concreto) histórias ligadas ao universo cultural nordestino. No local existem registros históricos do período de colonização do agreste pernambucano – iniciada no século XVII. O local é aberto aos turistas, que podem, além de visitar as esculturas, conhecer a vegetação preservada, composta por diversas espécies da caatinga, perceber a preocupação com a sustentabilidade (nos banheiros construídos com garrafas recicladas e com espaço de eventos ainda a ser construído com a mesma técnica) e adquirir artesanato esculpido em madeira.

-

Últimas Atualizações em:

24/08//2022–Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco


Igrejas Históricas, Capelas, Catedrais, Conventos e Mosteiros

 

Igreja de São José

A Igreja de São José foi fundada em 1881 tendo sido reformada em 1963. Sua fachada apresenta uma única torre sineira. No centro do altar há um vitral onde se observa São José com o Menino Jesus no colo. À sua direita, existe um grande crucifixo. Ladeando o vitral e o crucifixo estão as imagens em barro de Nossa Senhora e de São José. As janelas, com vitrais, localizam-se em toda extensão das paredes laterais. Encontram-se ainda no local, dois belos confessionários em madeira. Anualmente, no mês de março, acontece a Festa de São José, com missas diárias, quermesse, procissão, queima de fogos, presença de barracas com comidas típicas, parques de diversão e shows. Localização: Av. Monsenhor Ferreira Lima, Centro.

 -

Inserção Invtur-PE

A Paróquia de São José foi criada em 1881 pelo bispo de Olinda, Manoel dos Santos Pereira. A igreja (demolida nos anos 60 do século 20) veio atender à solicitação dos moradores e líderes políticos da época, sendo responsável pela criação da vila, podendo ser considerada como marco zero (mesmo não havendo mais marcas na paisagem) da cidade/município. Pelo púlpito desse templo passaram grandes nomes ligados à fé católica, podendo ser destacados o Cônego Benigno Lira, Frei Damião de Bozzano, Monsenhor Ferreira Lima, o Padre Felipe Peter, entre outros que deixaram seu legado na vida dos surubinenses. A igreja situada no centro da cidade, destaca-se na paisagem por sua monumentalidade e seus traços retos, típicos da arquitetura modernista. Cabe destacar a riqueza estética dos seus vitrais. Por sua opulência, essa igreja serve como ponto de orientação e localização.

-

Últimas Atualizações em:

24/08//2022–Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 





 

Fonte: Prefeitura

Igreja de São Sebastião

A Paróquia de São Sebastião foi criada em 1988, provocando com isso o seu desmembramento da Paróquia de São José. A igreja possui uma torre sineira com uma cruz no seu topo. Sua fachada é simples, apresentando uma única porta de entrada ladeada por duas compridas janelas de vidro. Na sua frente existe um pequeno jardim gradeado com uma cruz fixada no chão. Anualmente, em janeiro, ocorre a festa de São Sebastião, com missas diárias, procissão, queima de fogos e presença de barracas com comidas típicas, parque de diversão e shows. Localização: Av. São Sebastião, Centro.

 -

Inserção Invtur-PE


Santuários

Santuário de São Marcelino Champagnat

O santuário começou a ser construído em 1999 e através da intervenção da Prefeitura teve, no final do ano passado, a área externa transformada em um espaço público urbanizado. O visitante encontra no ambiente, 33 pavilhões e 66 placas de inox representando os 27 Estados da Federação, o Brasil, a França, (país onde o sacerdote nasceu) o Vaticano, Surubim e a Congregação Marista, fundada pelo religioso.

Outras informações:

http://www.correiodoagreste.com/2016/06/praca-sao-marcelino-champagnat-e-um-dos-pontos-turisticos-mais-visitados-de-surubim.html

https://www.youtube.com/watch?v=OEteevGvOcg

https://maps.app.goo.gl/pxrqP1bae3Ti2ocp7

-

Inserção Invtur– PE em 24/10/ 2023 - Gustavo Pacheco


Murais e Painéis

 

Painel de Brennand

O único painel do artista plástico Francisco Brennand em todo interior do Estado, medindo 9,45m de largura por 2,70m de altura. Foi doado por Deborah Brennand - a poeta no ano de 1970 ao município, que, naquele tempo, ostentava o título de cidade modelo pelo seu notável crescimento econômico, reflexo da produção de algodão e da pecuária. O painel foi colorido para ornamentar a fachada do prédio principal da Sociedade dos Criadores, no Parque de Exposição de Animais.

-

Últimas Atualizações em:

24/08//2022–Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Fonte: Prefeitura


Praças

 

Praça Dídimo Carneiro (Praça da Matriz)

São na verdade, duas praças: da Matriz de São José e a Dídimo Carneiro que, por estarem juntos, confundem-se uma com a outra. Possuem chão de pedra, com bancos de madeira espalhados em toda a sua extensão. No local, bem ao lado da Igreja de São José, existe um belo coreto com grades em ferro trabalhadas. Na Praça da Matriz observam-se dois bustos: o do Coronel Dídimo Carneiro, timoneiro da independência do município e o do ex-prefeito Antônio Barros, ambos em bronze. Existe ainda, uma fonte, que jorra água e dá um ar melancólico ao lugar. O seu entorno é marcado por casario, casas comerciais e, ainda, pela casa onde nasceu Abelardo Barbosa, o Chacrinha. A casa funciona atualmente como ponto comercial. Localização: Centro

 -

Inserção Invtur-PE




Praça São Marcelino Champagnat

Outras informações:

http://www.correiodoagreste.com/2016/06/praca-sao-marcelino-champagnat-e-um-dos-pontos-turisticos-mais-visitados-de-surubim.html

https://maps.app.goo.gl/XBCk89hPsG6WoGgHA

-

Inserção Invtur– PE em 24/10/ 2023 - Gustavo Pacheco


Última atualização em: 

 

24/ 10/ 2023

 

 

Empetur

Inventário Turístico de Pernambuco – Invtur - PE

(081) 3182 8170

invtur@gmail.com

http://inventariope.blogspot.com/

https://www.facebook.com/InvturPE/

 


Surubim: Outras informações