OLINDA - MIRANTE - FOTO: ARQUIMEDES SANTOS - www.empetur.pe.gov.br/galeria-de-fotos?page=1

segunda-feira, 9 de maio de 2022

 

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

INVENTÁRIO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS 

Atrativos Turísticos Naturais

AGUARDANDO INSERÇÕES

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Histórico-Culturais

 

Arquitetura Civil, Rudimentar, Conjunto Arquitetônico e Modernista

 

 

Câmara Municipal de Vereadores

-

Inserção Invtur– PE em 02 / 01 / 2024 - Gustavo Pacheco


Casarios do Centro

-

Inserção Invtur– PE em 02 / 01 / 2024 - Gustavo Pacheco




Casarão da Rua Henrique Dias com a Praça da Matriz

-

Inserção Invtur– PE em 27 / 12 / 2023 - Gustavo Pacheco


Centro Municipal de Cultura Osman Lins

Construção do final do séc. XIX. Este prédio já funcionou como Paço do Conselho Municipal. É uma típica construção de época. Construído em alvenaria de tijolo com apenas um pavimento, sua fachada é quadrangular com quatro janelas em madeira, seu telhado é em platibandas, a porta se localiza ao lado, todos os vãos são em madeira, as paredes são rebocadas e com elementos decorativos em massa.

Hoje abriga o Centro Municipal de Cultura Osman Lins que funciona como biblioteca. Pode ser visitado internamente das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00 h.

Encontra-se em bom estado de conservação e uso em meio ao núcleo urbano.

 -

Inserção Invtur-PE

 

Estação Ferroviária

Implantada em 1885, as edificações que a compõe conservam as características e padrões da arquitetura importada pelos ingleses. Disposta em três blocos, a estação possui dois pavimentos, ao centro construída em alvenaria de tijolos, tem planta de forma retangular, com varandas na parte central. As fachadas são rebocadas e pintadas, apresentando vãos de verga-curvas, no pavimento inferior, e retas no superior. Possui colunas de ferro, o terraço superior possui proteção de ferro, o alpendre situado na fachada voltada para a linha está recoberto por telhas de cimento amianto. Faz parte da estação o armazém. Uma construção em alvenaria de tijolos, em planta retangular. Possui fachada rebocada e pintada. O alpendre é lateral voltado para linha férrea. Seu entorno é marcado por casas comerciais, bares, restaurantes e alguns prédios exemplares do século passado e início do atual. Encontra-se em bom estado de conservação e limpeza.

 -

Inserção Invtur-PE

 -

28 / 12 / 2023 – Atualização - Gustavo Pacheco


















Instituto Histórico e Geográfico

Este casarão foi construído em 1851 e serviu de Paço Imperial, quando, em 18 e 19 de dezembro de 1859, hospedou o Imperador D. Pedro II e sua esposa Tereza Cristina durante sua visita ao município. É um casarão típico do século passado. Construído em calçada baixa em alvenaria de tijolo rebocado. Tem sua fachada retangular e nela encontra-se apenas uma porta à esquerda e cinco janelas quadradas à direita. Chama a atenção o revestimento todo em azulejo decorado nas cores azul e amarelo. O telhado é em platibandas sendo toda ela revestida também de azulejos. O friso apresenta ricos elementos decorativos em massa. Encontra-se em bom estado de conservação, em meio ao núcleo urbano. Tem casas residenciais construídas de cada um dos seus lados, sem nenhum vão que as separe.

Funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

-

Inserção Invtur-PE

 





Mercado da Carne

Construído pela Câmara Municipal e inaugurado em 6 de novembro de 1865.

Possui como características marcantes a sua fachada em arcos, possui planta retangular em plano único. A estrutura é de alvenaria de tijolos. As quatro fachadas têm revestimento em reboco. Possui nove vãos na fachada principal e três na fachada posterior todos em arco pleno. Há na fachada, uma descaracterização: uma puxada em telha de alumínio, que serve de abrigo para as barracas de feirantes de carne, visto que a capacidade do mercado se encontra esgotada. Internamente o prédio recebeu revestimento de azulejo. Encontra-se em estado regular de conservação, tendo perdido muito do seu atrativo, pelo fato de terem sido construídos à sua frente vários boxes para comercialização, não sendo possível ter uma boa visão da sua arquitetura. Foi implantado em terreno acidentado, junto a outras casas comerciais e paralelamente ao prédio do mercado de farinha. Está ladeado de ruas e pátios, sem qualquer arborização.

OBS.: Só está aberto à comercialização aos sábados das 06:00 às 17:00 h

 -

Inserção Invtur-PE

 

Mercado de Farinha

Construção do ano de 1913. Foi erguido para que os comerciantes de farinha tivessem um lugar abrigado para guardar e vender seu produto. Sua arquitetura é imponente e chama atenção dos que passam. Possui fachada retangular de grande dimensão. É de alvenaria de tijolo e de apenas um pavimento. Todos os seus vãos são em arco, e o telhado em platibandas, com vários elementos decorativos em massa. Tem centrado no alto da platibanda, o brasão do Estado, feito em relevo e pintado nas cores originais. Funciona como mercado popular, sendo grande o número de boxes construídos. O horário de funcionamento é das 05:00 às 18:00 h, quando pode ser visitado. Encontra-se em estado regular de preservação, pois o interior é todo descaracterizado. Situa-se em meio ao núcleo urbano, próximo ao açougue e o pátio da feira.

-

Inserção Invtur-PE

 



Sobradinho Mourisco

Trata-se do único prédio remanescente da antiga povoação de Santo Antão da Mata. Foi restaurado em 1945. Foi construído em dois níveis, com estrutura de alvenaria de tijolos. A planta compreende dois blocos dispostos em "l'. O pavimento superior tem piso em assoalho e o inferior em tijoleira. As fachadas são rebocadas. No piso superior os vãos dão para balcões de madeira, guarnecidas por almofadas e reixas e apoiados em cachorros simples do mesmo material. O volume maior possui coberta em duas águas, prolongando-se a da frente, de modo a compor o alpendre. É um belo exemplar da arquitetura em muxarabi. Hoje encontra-se sob a guarda e posse do " Instituto Histórico e Geográfico " que nele mantém parte de seu arquivo.

Em seu entorno edificações térreas, construídas provavelmente no século passado e início do atual, com fachadas modernas e descaracterizadas. Encontra-se em bom estado de conservação e pode ser visitado externamente.

-

Inserção Invtur-PE

Atualização em: 04/ 05/ 2023 – Gustavo Pacheco

 



Bibliotecas

 

Biblioteca José Ayres dos Prazeres

A biblioteca José Ayres dos Prazeres, é uma das bandeiras defendidas pelo morador Zito da Galileia, que buscou a construção do espaço. A biblioteca é uma homenagem ao líder José Ayres dos Prazeres, que foi preso na ditadura militar. A biblioteca possui um acervo de literatura e audiovisual sobre a luta do homem do campo, reforma agrária e as ligas camponesas. No local você pode encontrar um gerador de energia doado pelo então irmão presidente dos EUA à época, Robert F. Kennedy, em visita ao local no ano de 1961 para constar os rumores de que ali se organizava uma nova “Revolução” aos moldes de Cuba.

-

Inserção Invtur– PE em 04/ 05/ 2023 - Gustavo Pacheco


Centros de Pesquisas e Estações Experimentais

 

Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão

Fundada em 2 de junho de 1954. Tem como finalidade educativa proporcionar aos educandos a formação técnica necessária para que possam atuar como agentes de mudança do meio rural. Possui 124 ha da reserva da Mata Atlântica. Os alunos dispõem de 17 salas de aula, além de alojamentos, refeitório, ginásio de esportes, biblioteca, laboratório, inclusive de informática, sala de vídeo. São 20.000 m2 de área construída. Forma técnicos a nível de 2º grau. Os cursos oferecidos formam: técnicos em agropecuária, técnicos em economia doméstica, técnicos em agroindústria. Os cursos têm duração de 3 anos ministrados em horário integral. É a seguinte a estrutura física: salas para aulas teóricas, laboratórios de química, física, biologia e análise do solo. Salas ambientes de irrigação e drenagem, desenho e topografia. As construções e instalações são: fábrica de ração, centro de informática, biblioteca, sala de datilografia, sorveteria, quadra poliesportiva, refeitório e alojamentos. As unidades educativas de produção são: agricultura (olericultura, culturas anuais, fruticultura) zootécnica (aves, abelhas, coelhos, suínos, caprinos e bovinos) em economia doméstica (vestuário e têxteis, alimentação e nutrição, arte e habilitação). O visitante tem possibilidade de ver: confecção de vestuário, congelamentos, produção de mudas e sementes, aplicação de defensivos agrícolas, produção de defumados, de detergentes, desinfetante, shampoo, estação meteorológica, padaria.

-

Inserção Invtur-PE

 


Engenhos Coloniais

 

Engenho Bento Velho

Edificação do início do séc. XIX. Foi construído como engenho de açúcar, moeu até 100 anos atrás, hoje encontra-se desativado. Possui ainda a capela e a moita do engenho. A casa grande foi demolida e a que existe no local é moderna. A igreja foi erguida em homenagem à Nossa Senhora da Conceição. É imponente destacando-se na paisagem, data de 1868, segundo inscrição na parede. Construída em alvenaria de tijolo em calçada alta, tem na frente uma escadaria circular de acesso. Possui fachada quadrangular com frontão triangular. A torre sineira localiza-se na parte de trás do corpo da igreja, porém centrada. Tem campanário em azulejo encimado por uma cruz. Apenas uma porta de acesso ao interior com três janelas na altura do coro. Possui alpendres laterais, sustentado por colunas dóricas. No alpendre esquerdo encontra-se a escadaria de acesso ao coro. O engenho tem passado pelas mãos de várias famílias. Hoje é apenas uma fazenda de criação denominada Fazenda Santa Monte Ferraz. Situa-se em uma elevação de onde se avista o canavial, o açude e mangueiras.

BR – 232, s/n 

-

Inserção Invtur-PE

 Atualização em: 04/ 05/ 2023 – Gustavo Pacheco

 


Engenho Cachoeirinha (Destilaria JB)

Construção datada do fim do séc. XVIII para o início do século XIX. Foi erguido pelo Sr. Manuel Cavalcanti Albuquerque com a finalidade de produzir aguardente.

Do antigo engenho restam a casa grande que é de 1888 e a capela de 1918, dedicada à Nossa Senhora do Rosário. Começou a funcionar como Destilaria JB em 1970, transformando a cana em álcool e não mais em aguardente, utilizando técnicas mecânicas modernas, passando por vários processos: Assim que a cana chega vai direto para o laboratório de análise que vai medir o teor de sacarose, depois vai para o lavador e passa a seguir por três moendas, o caldo vai para caldeira cozinhar, passa pela "coluna" para destilar e finalmente é armazenada em tanques, de onde sai para revenda. Encontra-se em bom estado de conservação, e funcionamento, dispondo de boa infraestrutura para visitação, tendo inclusive um auditório com capacidade de 50 lugares. Para visitação fazer contato prévio com o Dr. Gonçalo pelo fone: 081 3534 1110.

 -

Inserção Invtur-PE

 


Engenho Serra Grande

O engenho Serra Grande foi construído no séc. XIX quando então era apenas um engenho destinado ao fabrico de aguardente e açúcar. Pertencia à família Pinto do Rêgo. A fabricação de aguardente adquiriu maior destaque do que o açúcar e em 1898 começou a engarrafar. Seu nome tomou vulto no município e arredores sendo bastante procurada pela boa qualidade. Teve muitos anos de glória, porém desde 1993 parou sua produção. Hoje encontra-se desativado, mas é possível ver as construções da destilaria, como galpões, a ponte volante, o bueiro, depósitos e casas operárias, denominadas de arruado. Também existe uma capelinha dedicada à Nossa Senhora do Carmo. Sua utilização atual é apenas de fornecedor de cana-de-açúcar e criação de gado. Pode ser visitado durante o dia, bastando chegar e se identificar.

 -

Inserção Invtur-PE

 

Feiras Livres

 

Feira Livre

Praça Duque de Caxias e Ruas Adjacentes

Vitória de Santo Antão – PE

-

Inserção Invtur-PE

-

02 / 01 / 2024 – Atualização - Gustavo Pacheco



 

Folclore

 -

Inserção Invtur-PE

 

Blocos Carnavalescos

Clubes de Frevo

Maracatu Rural

Troças

 

Gastronomia Típica

 -

Inserção Invtur-PE

 

Buchada

Mão de Vaca

Mel de Engenho

Bloco A Zebra

Bloco As Kaluas

Bloco As katraias

Bloco C. A Girafa

Bloco Cebola Quente

Bloco da Saudade

Bloco é Tesão

Bloco o Kchorrão

Clube os Motoristas

Clube Abanadores “O Leão”

Clube Vassouras “O Camelo”

Maracatu Rural Leão de Vitória

Troça Carnavalesca As Vizinhas

Troça Carnavalesca O Pinpolho

  

Institutos Históricos e Geográficos

Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão

Fundado no dia 19 de novembro de 1950, constitui o melhor centro cultural do município. O instituto tem suas atividades disponíveis aos municípios circunvizinhos e exerce a função de apoio aos professores e estudantes da cidade. Além de biblioteca, o instituto engloba os seguintes museus: Museu de História Geral, Museu Sacro com belas imagens de santos em madeira, Museu Antropológico possui peças que mostram as manifestações do culto afro-brasileiro, utensílios típicos da zona canavieira, como engenho de rapadura, Museu da Imprensa, com o "prelo". No Museu de História Geral existem peças iconográficas, um canhão e outros objetos encontrados no Monte das Tabocas. Todo o acervo encontra-se conservado e bem distribuído, possibilitando uma boa visitação, que é feita com a presença de guias especializados. Pode ser visitado de segunda à sexta das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00 h. O espaço dispõe ainda de um silogeu com 100 lugares, para palestras, aulas, etc.

-

Inserção Invtur-PE

 




Manifestações Populares

 

Artesãos

Mestre Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é um dos maiores mestres do barro do Estado de Pernambuco, suas peças estão em museus e nos acervos de colecionadores nacionais e internacionais. Seu trabalho é marcado pelo realismo das expressões de suas esculturas, sempre retratando o imaginário da cultura popular. Na sua oficina Fernandes nos dá oportunidade de ver todo seu processo de criação, desde o preparo do barro até a queima das peças no forno.

Oficina do Mestre Fernando Rodrigues

Rodovia 232, Km 38, Zona Rural

Vitória de Santo Antão – PE

Funcionamento: Segunda a sexta das 8h às 12h – 14h às 16h

Fone: (81) 99509 8299

Outras informações:

https://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br/pt-BR/mestres/fernandes-rodrigues/mestre

https://maps.app.goo.gl/mj2LiGmrjCQ63bCg7



Fonte: César de Almeida



Agremiações Carnavalescas

 -

Inserção Invtur-PE

 

Abanadores O Leão - Clube

Outras informações:

https://www.youtube.com/watch?v=wPyEBulRM4Q

-

Inserção Invtur– PE em 12/ 04/ 2023: Gustavo Pacheco

 

O Coelho - Bloco

-

Inserção Invtur-PE

 

 

Urso Branco - Clube

Outras informações:

https://www.youtube.com/watch?v=UUrpjOtwUFQ

-

Inserção Invtur– PE em 12/ 04/ 2023: Gustavo Pacheco

 

Artesanato Típico, Decorativo e Utilitário






 -

Inserção Invtur-PE

 -

28 / 12 / 2023 – Atualização - Gustavo Pacheco

 

Peças em Cerâmica

 

Monumentos 


Coretos

Coreto da Praça Dom Luíz de Brito

-

Inserção Invtur– PE em  27 / 12 / 2023 - Gustavo Pacheco






Coreto da Praça Padre Félix Barreto

-

Inserção Invtur– PE em 02 / 01 / 2024 - Gustavo Pacheco


Esculturas, Obeliscos, Marcos e Memoriais

 

Alameda Geraldo Lima

-

Inserção Invtur– PE em 04 / 01 / 2024 - Gustavo Pacheco










Busto do Ex-prefeito José Joaquim da Silva

-

Inserção Invtur– PE em 27 / 12 / 2023 - Gustavo Pacheco





Monumento Antônio Dias Cardoso

-

Inserção Invtur– PE em 04 / 01 / 2024 - Gustavo Pacheco







Monumento à Antônio Diogo de Braga

-

Inserção Invtur– PE em 02 / 01 / 2024 - Gustavo Pacheco





Monumento ao Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti

-

Inserção Invtur– PE em 02 / 01 / 2024 - Gustavo Pacheco

 



Monumento ao Padre Pimentel Félix Barreto

-

Inserção Invtur– PE em 02 / 01 / 2024 - Gustavo Pacheco






Monumento do Leão Coroado

Encontra-se na Praça Leão Coroado. É comemorativo ao centenário da Revolução Pernambucana de 1817.

 -

Inserção Invtur-PE

-

28 / 12 / 2023 – Atualização - Gustavo Pacheco







 

Monumento O Anjo da Vitória

A estátua de ferro que representa o anjo Gabriel segurando a trombeta, possui 2.20 metros de altura e foi encontrada próxima ao Recife, após um naufrágio de um navio de bandeira americana, em 1878. A peça foi leiloada e comprada pelo então tenente-coronel da guarda nacional Belmiro da Silveira Lins, o barão de Escada, que a repassou para o primeiro arcebispo de Olinda e Recife Dom Luis Raimundo da Silva Brito. Durante uma visita à paróquia de Santo Antão, em 1902, o arcebispo resolveu doar o monumento do anjo para homenagear á vitória dos luso-brasileiros sobre os holandeses, na batalha das Tabocas em 03 de agosto de 1645. Existe uma lenda que entrou para o folclore local, que quando o anjo tocar a trombeta o mundo irá acabar.

Monumento localizado na praça 03 de agosto, bairro do Livramento.

Vitória de Santo Antão – PE

Data de inserção: 26/06/2020

-

Inserção Invtur-PE





Monumento Obelisco em homenagem à Jesus Cristo

-

Inserção Invtur– PE em 02 / 01 / 2024 - Gustavo Pacheco





Pórtico da cidade

-

Inserção Invtur– PE em 27 / 12 / 2023 - Gustavo Pacheco


Fontes


Fontes da Praça da Matriz

Outras informações:

https://www.youtube.com/watch?v=o2LVRLE9TME

-

Inserção Invtur– PE em 27 / 12 / 2023 - Gustavo Pacheco




 

Fonte da Praça Leão Coroado

-

Inserção Invtur– PE em 27 / 12 / 2023 - Gustavo Pacheco



 

Igrejas Históricas, Capelas, Catedrais, Conventos e Mosteiros

 

Igreja de Nossa Senhora do Livramento

Sua fundação dada pelos fins do século dezoito. Em 1871 sofreu alguns reparos vindo a ser concluída, cerca de cem anos depois pela Irmandade de Nossa Senhora do Livramento. Essa irmandade foi dissolvida em 1887, pelo Bispo Diocesano por não cumprir seus estatutos. Era constituída por mestiços que cultivavam a viagem do livramento na capela onde a Associação estava sediada. A Igreja possui nave única, frontão triangular, encimado por uma cruz em ferro, ladeado por dois pináculos, três portas em arcos, na parte superior. Ocorrência de missa aos sábados às 19:00 h e aos domingos às 06:00 / 09:00 e 19:00 h. Localiza-se em meio a casas residenciais e comerciais, tendo à sua frente a Praça Padre Félix Barreto.

-

Inserção Invtur-PE

-

02 / 01 / 2024 – Atualização - Gustavo Pacheco 

 





















Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Foi fundada pela Irmandade dos Homens Pretos de Vitória. Sua construção foi iniciada em 1750. Constitui um dos marcos da formação do município, sofrendo várias reformas. Sua construção é em alvenaria de tijolo com planta quadrangular e frontispício triangular, encimado por uma cruz de ferro. Possui duas torres com campanário, cada qual com sua cruz também em ferro. Possui nave única, corredores laterais com galerias sobrepostas, coro e a capela-mor. Os bancos foram retirados e no lugar existem algumas cadeiras. Em 1880 foi considerada poluta e fechada ao público, devido ao noticiário ocorrido no dia 27 de julho daquele ano, conhecido como o " Hectombe de Vitória ", em 1886 foi recoberta, tendo passado por reformas. Hoje não se realizam missas periódicas e sim quando ocorre algum pedido ou festividades. No seu corredor lateral são ministradas aulas de corte e costura.

Localiza-se em meio ao núcleo urbano e  em frente à praça Dom Luís de Brito.

-

Inserção Invtur-PE

 

Igreja Matriz de Santo Antão

A Igreja primitiva, de taipa foi construída em 1626, pelo colonizador português Diogo de Braga. Ele veio da Ilha de Santo Antônio, do Arquipélago de Cabo Verde e se fixou em terras brasileiras, fundando assim o município de Vitória de Santo Antão. É a única paróquia no Brasil, que tem como padroeiro Santo Antão. É uma construção em calçada alta com fachada quadrangular e frontão triangular encimado por uma cruz de ferro. Possui duas torres sineiras, uma de cada lado do corpo da igreja. Cada torre tem um discreto campanário. A porta principal é centrada, ladeada por duas portas pequenas. Pode ser visitada nos horários de missa nas 4ª, 6ª, às 17:00, sábado às 19:00 e domingo às 06:00 / 09:00 e 19:00 h. Encontra-se em bom estado de conservação em meio ao núcleo urbano.

Praça Dom Luíz de Brito, 467 - Matriz

-

Inserção Invtur-PE

-

02 / 01 / 2024 – Atualização - Gustavo Pacheco

 

 




Museus e Exposições Permanentes

 

Museu Regional Severina Couceiro Costa

Criado no dia 11 de março de 1980, esse museu promove exposições periódicas sobre temas arqueológicos e folclóricos. O seu acervo é constituído de amostras mineralógicas, de artesanato regional e peças antigas de mobiliário. Mensalmente é publicado por esse museu o Boletim Informativo Tabocas, além dos folhetos de cordel e outras publicações do mesmo gênero.

Responsável: Sr. Evandro Couceiro Costa.

 -

Inserção Invtur-PE

 


Museu Sacro Cônego Américo Pita

O museu encontra-se nas dependências da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. O acervo possui escapulários, imagens eucarísticas, obituários e outras peças sacras de séculos passados.

Rua Imperial, 306 – Matriz

Fone (81) 999082999

-

Inserção Invtur– PE em 04/ 05/ 2023 - Gustavo Pacheco


Praças

 

Praça 3 de Agosto

Na praça há bancos de cimento, canteiros, árvores de médio porte. Fica nesta praça uma escultura intitulada de "O Anjo da Vitória". Este monumento é comemorativo à vitória alcançada na Batalha das Tabocas, ocorrida em 3 de agosto de 1645. Sua inauguração foi em 27 de janeiro de 1905, aniversário da expulsão holandesa no Brasil. O monumento é constituído por uma coluna e uma estátua de ferro representando São Gabriel, o Anjo da Vitória. No meio da coluna existe inscrição em latim gravada no mármore branco. Na parte inferior existe outra placa de mármore com os seguintes dizeres: " Monumento construído pelo povo vitoriense, por iniciativa do preclaro Bispo de Olinda, Dom Luiz R. da Silva Brito no governo do Exmo. Desembargador Sigismundo A. Gonçalves, relembrando a grande vitória alcançada no Monte das Tabocas sobre os holandeses, em 03 de agosto de 1645. Victória, 27 de janeiro de 1905". Seu entorno é marcado por casas residenciais e comerciais, presença de comércio informal ao seu redor. A praça encontra-se em sofrível estado de conservação e limpeza.

-

Inserção Invtur-PE

-

02 / 01 / 2024 – Atualização - Gustavo Pacheco 

 









Praça Antônio Diogo de Braga

Trata-se de uma praça singela com canteiros de gramíneas, plantas ornamentais, árvores de pequeno porte e bonecos de concreto. Localiza-se nesta praça o busto de Diogo Braga o fundador da cidade. O busto foi inaugurado em 5 de agosto de 1926, na comemoração do tri centenário da fundação da cidade. É a seguinte inscrição contida neste monumento: "Diogo de Braga (1626-1926) - Homenagem ao fundador da vitória por inciativa das associações representadas pela comissão delegada, sendo Prefeito do Município o Senhor Doutor José Horácio Carneiro Leão, vigário da freguesia o Reverendo Padre Américo Pita, comissão: José Bonifácio, Teixeira de Albuquerque, José Alexandre de Barros Correia, João de Lemos 03.08.1926.

Seu entorno é marcado por casas residenciais e algumas comerciais. Encontra-se em bom estado de conservação e limpeza.

-

Inserção Invtur-PE

-

02 / 01 / 2024 – Atualização - Gustavo Pacheco

 

 




Praça Dom Luiz de Brito

Localiza-se nesta praça uma escultura denominada "A Pirâmide". Foi construída para comemorar a passagem do séc. XIX para o séc. XX. É um obelisco de forma piramidal de ordem composta, encimado por uma esfera de cobre dourado que serve de base a uma cruz do mesmo metal, a base, toscana, quadrangular do monumento, assentada em três degraus de uma imitação de mármore. Possui a seguinte inscrição: " Homenagem do povo Vitoriense a Jesus Cristo Redentor, ao findar o séc. XIX, no ano de MDCCD governando a Igreja Universal o Papa XII ". Abaixo do 1º degrau assenta um gradil de ferro que serve de amparo ao monumento. Este monumento foi inaugurado em 30 de dezembro de 1900. A praça é dividida em duas quadras, sendo uma em frente à igreja do Rosário onde encontra-se o coreto, em sua parte central e uma fonte de água. Na praça há ainda canteiros com flores e plantas ornamentais, gramíneas, árvores de pequeno porte, bancos de concreto e luminárias.

A sua outra quadra, em frente à igreja matriz, é quase toda tomada por um espaço para eventos tendo, em um lado bancadas em concreto e o outro canteiro com plantas ornamentais. A praça está localizada em meio a casas residenciais e algumas comerciais. Encontra-se em bom estado de conservação e limpeza.


-

Inserção Invtur-PE

 



 Praça Duque de Caxias

Situa-se nesta praça o obelisco constituído por uma coluna octogonal sobre uma base quadrangular. Na face posterior desse obelisco está a efígie do Conde da Boa Vista, Presidente da Província de Pernambuco e na face lateral, ao norte, uma alegoria representando a primitiva capela de Santo Antão, o pátio da matriz e o cruzeiro da pedra. Esse obelisco é um trabalho do escultor vitoriense Luiz Férrer. Busto de Duque de Caxias, obra do escultor Bibiano Silva é um obelisco de forma circular e encimado pelo busto do homenageado. Na praça há ainda canteiros com plantas ornamentais, gramíneas, árvores de pequeno porte, bancos e luminárias. A praça Duque de Caxias é o espaço onde ocorrem algumas das principais festas do município, como o Carnaval e o São João. Está localizada no centro comercial da cidade e encontra-se em regular estado de conservação e limpeza.

 -

Inserção Invtur-PE

 

Praça Leão Coroado

Na praça há canteiros com plantas ornamentais, árvores de pequeno porte e gramíneas, mastros de hasteamento de bandeiras e luminárias. Seu entorno é marcado por casas comerciais, bares e restaurantes. Nela encontra-se a Estação Ferroviária de Vitória. Situa-se nesta praça uma escultura denominada " O Leão Coroado ". Foi construído como uma homenagem a José de Barros Lima, cognominado Leão Coroado, mártir da Revolução Republicana de 1817. Sua inauguração se deu em 1917, primeiro centenário dessa revolução. Obra do escultor Vitoriense Bibiano Silva, este monumento representa um vulto de grandes proporções, subjugando um leão raivoso e tendo na fronte uma coroa de louros.

Encontra-se em bom estado de conservação e limpeza.

 

-

Inserção Invtur-PE

 




Praça Padre Pimentel Félix Barreto

-

Inserção Invtur– PE em 02 / 01 / 2024 - Gustavo Pacheco





Sítios Históricos e Científicos

 

Sítio Histórico-Natural Monte das Tabocas

O Monte das Tabocas compreende uma área de 11 hectares. No espigão principal do monte encontra-se a Capela de Nossa Senhora de Nazaré. O monte foi palco de célebre batalha, travada no dia 03 de agosto de 1645 entre os luso-brasileiros e os holandeses. Os primeiros liderados por Antônio Dias Cardoso e João Fernandes Vieira entrincheirados na parte alta e protegidos pelos tabocais, derrotaram os flamengos. Cumprindo a promessa feita por João Fernandes Vieira, foi inaugurada em 03 de agosto de 1945, dia do tricentenário da Batalha das Tabocas, a Capela de Nossa Senhora de Nazaré, construída com pedras do local. Em 09 de novembro de 1978, foi assinada uma escritura de desapropriação de parte da área que circunda o espigão principal. Na época da batalha a vegetação que havia era composta por imensos bambuzais, sinônimo de tabocais, daí o lugar chamar-se Monte das Tabocas. Outra riqueza do lugar era o pau-brasil. Em 11/03/1986 o Governo Estadual homologou o tombamento do sítio histórico. Atualmente sua ambiência compõe-se de grande quantidade de blocos rochosos e árvores de porte, de várias espécies. A oeste do cume, passa o rio Tapacurá. Em frente à capela foram construídos dois prédios. Em um dos prédios funciona uma escola e outro abriga um pequeno acervo denominado Museu Severina Couceiro Costa. Encontra-se em bom estado de conservação e pode ser visitado a qualquer horário, no local um pequeno bar com bebidas.

-

Inserção Invtur-PE

 


Zoológicos e Bioparques

 

Parque Melo Verçosa

As principais espécies encontradas são: casal de leões, macacos martelo, preás, patos, coelhos, jacaré, papa-mel, cágado, pássaros como sericóia, preguiça, rolinha, quati, carcará, zebu, seriema, coruja, cutia e cobras. Há também sementeiras e produção de mudas. Encontra-se em bom estado de conservação, passando por uma reforma e manutenção. Dispõe de uma pequena lanchonete, playground, quadras de vôlei em cimento e um posto da guarda-mirim. Pode ser visitado aos sábados e domingos das 07:00 às 17:00 h. Situa-se em uma elevação com árvores frutíferas de pequeno e médio porte.

-

Inserção Invtur-PE

 


 

Última atualização em: 

 

04/ 01/ 2024

 

 

Empetur

Inventário Turístico de Pernambuco – Invtur - PE

(081) 3182 8170

invtur@gmail.com

http://inventariope.blogspot.com/

https://www.facebook.com/InvturPE/

 


 

Vitória de Santo Antão: Outras informações

 

Prefeitura:

https://www.prefeituradavitoria.pe.gov.br/portal/ https://www.instagram.com/prefeituradavitoriaoficial/   

Blog Atrativo Pernambuco:

http://atrativope.blogspot.com/

Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vit%C3%B3ria_de_Santo_Ant%C3%A3o  

IBGE:

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/vitoria-de-santo-antao/historico