OLINDA - MIRANTE - FOTO: ARQUIMEDES SANTOS - www.empetur.pe.gov.br/galeria-de-fotos?page=1

quarta-feira, 20 de abril de 2022

 

SANTA CRUZ

INVENTÁRIO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS 

Atrativos Turísticos Naturais

Mirantes

 

Mirante da Serra de Frei Damião

Do mirante tem-se uma excelente visada, e durante o percurso de sua subida há instalações elétricas. Situada na Serra de Frei Damião tem - se, também, uma visão panorâmica da cidade de Santa Cruz, onde a sua direita avista - se o Açude do Governo, a esquerda o Açude da Venerada e acima uma pequena barragem.

O local é marcado ao horizonte (norte) pela Serra do Mundurí, a nordeste pela Serra do Chapéu e a sudeste pela Serra da Seriema no poço Dantas. Na encosta da Serra há vegetação arbórea preservada. Localização: Morrinho da Cruz, S/N.

-

Inserção Invtur-PE



Mirante do Sítio Saco da Fazenda Manduri

No local observa-se 5 casas de construção simples em tijolo batido. Há também afloramentos rochosos e algumas cactáceas, desta forma simulando encantador jardim sertanejo. Sua ambiência é marcada por cercado de varas e vegetação arbórea tais como: catingueiras, canafístolas e faveleiras.

Sua visada permite ver, ao sul, grande parte da Mata da Serra do Mandurí e largo vale ao seu sopé. Em alguns trechos do percurso até chegar ao local há bela vegetação onde muitas vezes interliga-se por sobre a estrada. Localização: Sítio Saco

-

Inserção Invtur-PE







Serras e Chapadas

 

Chapada do Araripe

Localizada no semiárido nordestino, a Chapada do Araripe possui uma grande importância geológico-morfológica, econômica e social, tendo inclusive seu território definido como uma mesorregião pelo Ministério da Integração Nacional.

A Mesorregião da Chapada do Araripe compreende 103 municípios, sendo 25 municípios no estado do Ceará, 18 municípios no estado de Pernambuco e 60 municípios no estado do Piauí.

Possuindo uma área total de 76.654,3 KM² a Chapada do Araripe divide-se nas seguintes partes:

·Topo da Chapada - exige cuidados especiais, onde a irrigação não constitui uma solução viável por várias razões. A técnica adotada nesse espaço é "a lavoura seca", com culturas pouco exigentes ou adaptadas a escassez de água (mandioca, andu, caju, abacaxi, gergelim, urucum etc).  

·Zona de Escarpa - considerada por lei Área de Preservação Permanente - APP, comporta uma única exploração permitida: a apicultura.

·Pé da Serra - nesta área estão as nascentes e os minadouros, cacimbas, rios, riachos e boqueirões, propícios a construção de pequenos reservatórios de água. Em suas várzeas e baixos situam-se mais os canaviais, com engenhos de rapadura e aguardente. A região também é produtora de feijão e milho e estão também as maiores fazendas dedicadas à pecuária. Pelo seu clima, pelo potencial hídrico, proximidade dos centros consumidores e por sua malha rodoviária, a zona é também vocacionada para a horticultura e fruticultura.

Vale salientar que o forte potencial econômico da Chapada é bastante explorado por indústrias que muitas vezes não tomam o cuidado de zelar pelo desenvolvimento sustentável, donde as principais riquezas exploradas são as minas de gesso e calcário, além do extrativismo vegetal. Localização: Santa Cruz. Fonte: Pesquisa em campo / IBAMA

-

Inserção Invtur-PE

 


Unidades de Conservação

 

Área de Proteção Ambiental - APA

 

Criada pelo Decreto n° 148 de 04 de agosto de 1997, está localizada no coração do Nordeste e abrange uma área de 1.063.000 hectares, sendo 47% no estado do Ceará (15 municípios), 36% no estado do Pernambuco (12 municípios) e 17% no estado do Piauí (11 municípios).

Possui uma superfície de 1.063.000 hectares e um perímetro de 2.658 km, englobando, em Pernambuco, os municípios de Araripina, Trindade, Ouricuri, Ipubi, Exu, Santa Cruz, Bodocó, Cedro, Moreilândia, Granito, Serrita.

Segundo o Decreto, esta unidade foi criada para proteger a fauna e flora, especialmente as espécies ameaçadas de extinção; garantir a conservação de remanescentes de mata aluvial, dos leitos naturais das águas pluviais e das reservas hídricas; garantir a proteção dos sítios cênicos, arqueológicos e paleontológicos do Cretáceo Inferior, do Complexo do Araripe.

Ordenar o turismo ecológico, científico e cultural, e as demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental; incentivar as manifestações culturais e contribuir para o resgate da diversidade cultural regional e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais, com ênfase na melhoria da qualidade de vida das populações residentes na APA e no seu entorno são também seus propósitos.

No que se refere a flora, a vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão (tipo predominante), caatinga e cerrado.

Em relação a fauna, é rica em aves, mamíferos, répteis e insetos. Na região, foi descoberta uma ave que corre risco de extinção, trata-se do Soldadinho-do-Araripe.

Fonte: Pesquisa em campo / IBAMA.

-

Inserção Invtur-PE

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Histórico-Culturais

 

Casas de Farinha

 

Casa de Farinha do Sítio Chapéu

Construção simples, com colunas e vigamentos em madeira, duas águas em telha canal e duas faces em tijolo batido. Situada numa área vasta e plana, com cercado em varas e ambiência composta por cajueiros, umbuzeiros e juazeiros, a casa ainda produz farinha com equipamentos de madeira rústica e forno em tijolo e pedra, em processo totalmente artesanal.

Localização: Sítio Chapéu

-

Inserção Invtur-PE





Centros de Pesquisas e Estações Experimentais

 

IPA - Instituto de Pesquisa Agropecuária

O Instituto de Pesquisa Agropecuária de Santa Cruz tem como objetivo principal auxiliar as famílias participantes do PRONAF - Programa Nacional de Agricultura familiar, bem como fornecer suporte técnico agropecuário.

O IPA também oferece assistência às Associações, nas quais trabalham com agroecologia e com elaboração de projetos. Localização: Praça Jair Galindo,46. Centro

-

Inserção Invtur-PE

 

Cruzeiros, Nichos e Vias Sacras

 

Cruzeiro da Serra de Frei Damião

Circundado no alto do morro por uma vegetação arbórea, o cruzeiro é composto por uma imagem de Frei Damião, com cerca de 1,5m e aos seus pés, são depositados ex-votos. Junto à imagem, uma cruz de madeira, medindo aproximadamente 2m, erguidos sobre uma base de alvenaria. Ao lado, encontra-se uma singela capela dedicada ao Frei e sua casa de apoio. O conjunto conta com edificação pública. A cerca de 200 m acima avista-se a cruz original. Localização: Morro da Cruz

-

Inserção Invtur-PE





Engenhos de Aguardente / Rapadura

 

Engenho do Sítio Saco (De Osmar Zé Doutor)

Engenho antigo, sustentado em madeira rústica, com cobertura em duas águas em telha canal. A moenda é de pequeno porte, toda em ferro, movida a tração animal. A fornalha, em formato de L, possui 4 aberturas para colocação dos tachos de cozimento. No seu entorno, uma área de vegetação bem conservada. Espalhando-se pelas encostas da pequena elevação onde se encontra o engenho. Localização: Sítio Saco

-

Inserção Invtur-PE






Feiras Livres

 

Feira Livre de Santa Cruz

A feira reúne itens diversos. Nela comercializados diversos produtos alimentícios como: verduras, cereais, legumes, doces; plantas, ervas e raízes medicinais; artigos do vestuário masculino, feminino e infantil; assim como calçados. São vendidos também artesanatos, utensílios domésticos em plástico, metal, vidro, barro e louça, e ferramentas para a agricultura. Todos os produtos estão dispostos em dezenas de barracas, tabuleiros e algumas mercadorias dispostas ao chão.

-

Inserção Invtur-PE

 

Monumentos 


Igrejas Históricas, Capelas, Catedrais, Conventos e Mosteiros

 

Igreja Matriz da Venerada Santa Cruz

Edificação ao gosto eclético, a Igreja apresenta diversos elementos arquitetônicos. Em sua fachada principal, além da única torre sineira, destaca-se um amplo terraço alpendrado apoiado em colunas. Ao centro desse alpendre, observa-se uma elevação que acompanha a arcada da porta principal. Toda a parte frontal do templo é cercada por um gradil de ferro.

A igreja tem nave única e, à altura da Capela Mor, duas pequenas naves tornando-a cruciforme. Na parte posterior e acima do Altar-Mor está localizada a Venerada Cruz em um nicho especialmente criado para acomodá-la. Nas paredes laterais da Capela-Mor podem ser observadas janelas em arcos ogivais ornadas por vitrais.

Como florão da nave, uma cruz estilizada em quatro partes ogivais. Ao centro da cruz pende um grande lustre circular em bronze, também em forma de cruz, com 12 lâmpadas representando as doze tribos de Israel.

O pátio da igreja é todo tomado por bancos em alvenaria de tijolo para acomodar o vasto número de romeiros que acorrem durante as festas religiosas, nas laterais algumas árvores de médio porte. Localização: Praça da Matriz, s/n, Centro.

-

Inserção Invtur-PE






Santuários

 

Santuário da Venerada Cruz

Em 1829, dois frades capuchinhos que andavam em peregrinação, pregando a religião católica, passaram numa localidade chamada Gentil e aí se abrigaram debaixo de um juazeiro, onde permaneceram cerca de 1 mês.

Durante esse período recebiam a visita de famílias das redondezas e praticavam atos religiosos como missa, confissões e orações. Ao se despedirem, deixaram no local uma grande cruz de madeira que seria a protetora dos moradores de Gentil.

Algum tempo após os frades terem deixado Gentil, alguns vaqueiros que trabalhavam para o fazendeiro José Correia, procurando gado pela caatinga deserta, passaram perto do local onde tinham se abrigado os capuchinhos e avistaram a grande cruz. Esse acontecimento ocorreu no dia 3 de maio de 1829.

Um dos vaqueiros contou para o patrão o que tinham visto, dele recebendo ordens para que trouxessem a cruz para a fazenda, em cuja capela foi colocada. Muitas pessoas doentes, acreditando no milagre da cruz, começaram a fazer promessas. Algumas casas foram construídas e foi se formando uma vila. A partir daí, começaram a festejar com atos religiosos a "Venerada Santa Cruz".

Com o tempo e preocupados com a sua conservação, a cruz foi restaurada e adornada sendo recolocada em nicho especialmente construído em plano elevado na parte posterior da Capela-Mor. Hoje as festas religiosas do santuário atraem mais de doze mil romeiros de todo o Nordeste.

-

Inserção Invtur-PE

 



 

Última atualização em: 

 

20/ 04/ 2022

 

 

Empetur

Inventário Turístico de Pernambuco – Invtur - PE

(081) 3182 8170

invtur@gmail.com

http://inventariope.blogspot.com/

https://www.facebook.com/InvturPE/

 



Santa Cruz: Outras informações

 

Prefeitura:

https://santacruz.pe.gov.br/  

Blog Atrativo Pernambuco:

http://atrativope.blogspot.com/

Wikipédia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Cruz_(Pernambuco)  

IBGE:

https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pe/santa-cruz.html