OLINDA - MIRANTE - FOTO: ARQUIMEDES SANTOS - www.empetur.pe.gov.br/galeria-de-fotos?page=1

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

 

SALOÁ

INVENTÁRIO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO 

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Naturais

 

Hidrografia 

 

Cachoeiras

 

Cachoeira da Fazenda Brejo

A cachoeira está ambientada em meio a um resquício de mata e em seu trecho inferior foi adaptada estrutura para piscina e apoio. Possui uma queda de aproximadamente 8m de altura e largura com cerca de 1m. É balneável em forma de ducha e piscina e é formada por uma nascente que está localizada acima da sua primeira queda. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza, existindo equipamentos e serviços turísticos.

-

Inserção Invtur-PE

 

Fonte: Prefeitura

Cachoeira do Coema

Está ambientada em um grande paredão rochoso em forma de concha; apresenta uma queda de aproximadamente 30m de altura e largura de cerca de 20m. Corre nos meses de abril a setembro. A seu montante, seguindo uma corredeira, encontra-se uma queda de aproximadamente 2m onde forma-se uma grande piscina natural. É balneável em poucos trechos em forma de ducha e há ocorrência de pequenos caldeirões em sua parte superior. A vegetação que lhe entorna é totalmente dominada pela caatinga arbustiva e por cactáceas espaçadas. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza, existindo ocupação humana através dos moradores do Sítio Coema.

-

Últimas Atualizações em:

08/08//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura




Cachoeira do Cú do Bicho

Na realidade trata-se de uma formação desenvolvida em uma estrutura falhada, para onde correm dois riachos e as águas superficiais originadas das torrentes. A cachoeira que dá nome ao local tem uma altura aproximada de 80m, a contar do seu trecho superior, onde, inicia-se a sua primeira queda até o poço, em seu trecho inferior. Sua largura no trecho superior é de aproximadamente 12m, alargando-se a medida que se aproxima de sua porção inferior. Apresentando três quedas, a última com mais de 10m de altura, o atrativo é balneável em seu trecho superior em forma de ducha e piscinas naturais; e corre nos meses de abril a setembro. Durante o período chuvoso vários cursos d'água, formados pelas torrentes correm em direção ao fundo da formação. Suas encostas encontram-se cobertas por uma capoeira, ocorrem também de forma espaçadas cactáceas, palmáceas e trechos de caatinga arbustiva em suas bordas superiores. É um atrativo de difícil acesso em sua parte inferior, porém acessível no trecho superior. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza; existindo ocupação humana através dos moradores do Sítio do Bicho.

-

Inserção Invtur-PE

 

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fontes Hidrominerais e Termais

 

Fonte de Água Mineral da Fazenda Brejo

Ambientada no limite da mata com a área de pasto da Fazenda, o entorno da fonte está dominado por trechos de mata e gramíneas (pasto). Suas águas fazem parte do mesmo lençol freático que alimenta a Cachoeira da Fazenda Brejo. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza, existindo equipamentos e serviços turísticos (Fazenda Brejo Estância de Férias.

-

Inserção Invtur-PE

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Serras e Chapadas

 

Serra da Prata

Com aproximadamente 990m de altitude e cerca de 250m de altura em relação à cidade de Saloá, a Serra da Prata tem suas encostas dominadas pela caatinga arbustiva e trechos de mata. No seu alto localiza-se uma antena do DETELPE, onde tem-se uma visão panorâmica de uma porção do Agreste Meridional Pernambucano. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza.

Outras informações:

https://www.youtube.com/watch?v=EQSB-sIwV1w

-

Atualização em: 27/ 04/ 2023 – Gustavo Pacheco

 

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Trilhas Ecológicas

 

Trilhas da Fazenda Brejo

A Fazenda Brejo Estância de Férias coloca à disposição de seus visitantes quatro trilhas. A primeira trilha é a da mata, com aproximadamente 6km de percurso e 02:30h de caminhada. A segunda, é a trilha da nascente ou do olho d'água, com uma extensão de aproximadamente 2km e 01:20h de caminhada. A terceira, é a trilha do mirante dos cristais, com cerca de 1km de extensão e 01:00h de caminhada. A quarta e última trilha é a do cruzeiro, com 0,8km de extensão e 0,30h de caminhada, geralmente é feita à noite, encerrando-se com luau, serenata, estórias e "causos". Todas elas encontram-se em bom estado de preservação e limpeza, com ocorrência de ocupação humana e equipamentos e serviços turísticos, através da Fazenda Brejo Estância de Férias.  

-

Inserção Invtur-PE

 

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Unidades de Conservação


Fragmentos Florestais e Matas em Propriedades Privadas

 

Mata da Fazenda Brejo

Trata-se de uma mata secundária (resquício de mata atlântica) com aproximadamente 300 ha de área contínua. Sua fauna é caracterizada pelo lobo guará, gato do mato, tatu, saguim, papa mel, furão, guaxinim e raposa. Aves como o gavião, seriema, sabiá, galo de campina, papa capim e guriatã. Quanto aos répteis há ocorrência de jiboias, jaracuçu, cobra d'água e papa ovo. Sua ambiência é complementada pela estrutura receptiva da Fazenda Brejo Estância de Férias. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza.

-

Inserção Invtur-PE

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura


ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Histórico-Culturais

 

Açudes, Balneários, Barragens, Bicas e Canais construídos

 

Bica da Guariba

Situada na Fazenda Guariba, sua ambiência é dominada pela sede da propriedade. Seu entorno é marcado por algumas fruteiras e área de pasto para gado. Tem altura de aproximadamente 2m, e encontra-se em bom estado de preservação e regular estado de limpeza. Existência de ocupação humana através dos moradores da Fazenda Guariba.

-

Inserção Invtur-PE

 

Fonte: Prefeitura


Arquitetura Civil, Rudimentar, Conjunto Arquitetônico e Modernista

 

Casa Grande do Bebedouro

A antiga casa, sede de fazenda de criação de gado, está localizada num plano de cota mais alta em relação a paisagem de gramíneas e árvores esparsas. Edificação isolada, sobre calçada alta construída em pedra, possui varanda frontal com pilastras em madeira. Desenvolvida em planta de forma quadrangular, estruturada em alvenaria de tijolo, sua fachada principal apresenta uma porta e quatro janelas com vãos em verga reta. Na cobertura destaca-se uma bela monsarda com três janelas em vãos de verga curta. Atualmente encontra-se em desuso e seu estado de conservação é ruim.

-

Inserção Invtur-PE

 

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Povoado de São Serafim

O povoado de São Serafim é mais antigo que o município de Saloá. Era apenas uma fazenda de café, na qual foi erguida uma igreja a mando de Frei Caetano de Messina. Ao redor da igreja formou-se o povoado e ficou conhecido por causa de sua feira. Contam que quando Lampião e seu bando foram proibidos de entrar na cidade vizinha de Paranatama, eles foram se refugiar em São Serafim. Com o passar do tempo, em 1932, a feira foi transferida para Saloá. Com isso o povoado parou de progredir. Hoje é apenas um pacato vilarejo, que guarda a simplicidade das cidades interioranas, com casas de taipa, outras mais imponentes com telhados em platibanda ou sobrados de dois pavimentos. A igreja é singela, com escadaria e uma cruz de madeira na frente, sendo o seu interior bastante descaracterizado. Situado ao sopé de uma serra e próximo à estrada tendo ao seu redor plantio de subsistência e um pequeno parque de vaquejada. 

-

Inserção Invtur-PE

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Casas de Farinha

 

Casa de Farinha do Sítio Caldeirão

Situada às margens da estrada, sua construção, em tijolo batido, é bastante simples. Seu interior, em vão único, possui forno, prensa e todo equipamento necessário à produção da farinha de mandioca, dentro de uma técnica parcialmente mecanizada. Para utilização basta dirigir-se ao local e solicitar autorização. Seu estado de conservação é bom, encontrando-se em plena atividade produtiva.

-

Inserção Invtur-PE

Fonte: Prefeitura

Folclore

 -

Inserção Invtur-PE


Aboio

Forró

Pastoril

Quadrilha

Rabequeiro

Reisado

Repente

 

Gastronomia Típica

 -

Inserção Invtur-PE


Bode Guisado com Cuscuz

Bolo Pé de Moleque

Buchada Cachimbo

Caldo de Mocotó

Cocada do Miolo do Mamoeiro

Doce da Batata do Umbu

Doce de Mamão com Rapadura

Fava com Carne de Porco

Galinha de Capoeira com Xérem

Licor de Erva Doce

Licor de Jabuticaba

Licor d Rosas

Munguzá

Sarapatel

 

Manifestações Populares


Artesanato Típico, Decorativo e Utilitário

 Cerca de 37 famílias vivem do artesanato em Serrinha da Prata.

 Artesanato em madeira

 O apito de arremedo é principal arte da Serrinha e fonte de renda para várias famílias da comunidade. Trabalho este que foi trazido por Amâncio Alves de Oliveira, entre as décadas de 1920 e 1930, sendo passada até hoje de geração em geração.

-

Últimas Atualizações em:

08/08//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco


Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura


Bordado

Peças em Cerâmica

 

Grupos Folclóricos

 

Pastoril de São Vicente

Quadrilha da ABS

Quadrilha Troquadrilha

Reisado de Minergídio

 

Mirantes

 

Mirante da Igreja de Antônio Ricardo

Sua ambiência é marcada pela Igrejinha de Nossa Senhora das Dores e pelo Santuário de Padre Cícero, ambos erguidos a sudoeste, em segundo plano, a cidade de Bom Conselho; ao sul e a oeste a Serra da Prata; ao norte, porção aplainada da região e em primeiro plano trecho de mata. A vegetação que lhe entorna é dominada por trechos de mata, vegetação rasteira, trechos de caatinga arbustiva e áreas de pasto. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza, existindo ocupação humana através da capela e do santuário.

-

Inserção Invtur-PE

 

Mirante da Serra da Prata

O Mirante da Serra do Prata propicia uma visão panorâmica de toda movimentação do relevo de trecho do agreste meridional pernambucano, intercalando áreas serranas com áreas de superfícies aplainadas. Em seu topo está localizado uma estação do DETELPE. A vegetação que lhe entorna é dominada por uma caatinga arbustiva e trechos de mata em suas encostas. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza, existindo ocupação humana em seu topo através da antena e residência do DETELPE.

-

Inserção Invtur-PE

 

Fonte: Prefeitura


Mirante dos Cristais

Do seu alto destaca-se em primeiro plano a sede da Fazenda Brejo com um lago em sua frente e toda uma área de pasto. Em segundo plano aparecem colinas com ondulações moderadas. A vegetação que lhe entorna é dominada pelo pasto e algumas árvores espaçadas. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza, sendo interessante a grande quantidade de cristais encontrados próximo ao ponto de contemplação do mirante. Existência de equipamentos e serviços turísticos através da estrutura receptiva da Fazenda Brejo Estância de Férias.

-

Inserção Invtur-PE

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Monumentos 


Igrejas Históricas, Capelas, Catedrais, Conventos e Mosteiros

 

Eremitério Santa Maria dos Anjos

Saloá - PE

-

Últimas Atualizações em:

08/08//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Fonte: Prefeitura

 Igreja de São Sebastião

Saloá - PE

-

Últimas Atualizações em:

08/08//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Fonte: Prefeitura

Igreja de São Vicente de Paulo

Localizada na principal praça da sede municipal, o entorno da Igreja é tomado por casas residenciais e comerciais, além dos prédios da Prefeitura e da Câmara dos Vereadores. Construída na década de 30, caracteriza-se pela verticalidade de suas formas, apresentando referências ao gosto neogótico. Edificada em nível ligeiramente mais alto que a rua, o acesso ao seu pequeno adro é feito através de três degraus. O atrativo encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. 

-

Últimas Atualizações em:

08/08//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura


Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura


Porciúncula de Nossa Senhora dos Anjos

Saloá - PE

-

Últimas Atualizações em:

08/08//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Fonte: Prefeitura

Ruínas

 

Ruínas da antiga Capela de Montserrat

Construída em 1911 e demolida em 1923 para a construção da atual.

-

Últimas Atualizações em:

08/08//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura


Santuários

 

Monumento em homenagem a Nossa Senhora de Montserrat

Em outubro de 2015 foi inaugurado um monumento em colina de 190 metros de altura. Segundo Jean Dantas (pedreiro da obra), Frei Bosco, o idealizador, estava em um belo dia na praça, quando teve uma visão que deveria ser construído o santuário em Serrinha da Prata.

-

Últimas Atualizações em:

08/08//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura

Museus e Exposições Permanentes

 

Museu Mestre Vicente

Teve sua construção iniciada em 2008 a partir do incentivo de seu filho Germano Alves e a colaboração dos filhos, netos, bisnetos e tataranetos do mestre. No acervo do museu estão presentes as peças esculpidas pelo próprio Mestre Vicente, a serafina, as suas composições, sete ladainhas em latim (as partituras), o confessionário, mesa, castiçais, parte do primeiro cruzeiro da Serrinha da Prata (1911), as peças de sua primeira casa de farinha de 1920, além de objetos pessoais como seus santos de devoção escritos e subsídios do seu ateliê. Inaugurado no dia 12 de outubro de 2009 com a presença dos familiares, dos moradores de Serrinha da Prata e de muito admiradores do Mestre vindos de várias partes.

-

Últimas Atualizações em:

08/08//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

Fonte: Prefeitura

Praças

Praça São Vicente

Inaugurada em abril de 1986, serve de palco para os principais eventos festivos, abrigando em seu entorno a Igreja Matriz, casas residenciais e comerciais, e ainda prédios da Prefeitura Municipal e da Câmara dos Vereadores. Desenvolvida em linhas retas, a praça está dividida em dois grandes blocos separados por calçamento em paralelepípedo. É tomada por diversos canteiros elevados, construídos em alvenaria, que não só delimitam as áreas verdes, como também servem de bancos para descanso dos transeuntes. Nestes canteiros existem plantas ornamentais e algumas árvores de maior porte que oferecem uma aprazível sombra. Os dois primeiros canteiros, mais próximos à igreja, possuem fontes construídas em concreto. Nos canteiros do extremo oposto ficam localizados o posto telefônico e um trailer/lanchonete. O atrativo encontra-se bem preservado e limpo.

-

Últimas Atualizações em:

08/08//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

 

Fonte: Prefeitura

Fonte: Prefeitura




Últimas atualizações em:

27/04/2023

 

 Empetur

Inventário Turístico de Pernambuco – Invtur - PE

(081) 3182 8170

invtur@gmail.com

http://inventariope.blogspot.com/

https://www.facebook.com/InvturPE/



Saloá: Outras informações

 

Prefeitura:

https://saloa.pe.gov.br/  

Blog Atrativo Pernambuco:

http://atrativope.blogspot.com/

Wikipédia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Salo%C3%A1  

IBGE:

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/saloa/historico