OLINDA - MIRANTE - FOTO: ARQUIMEDES SANTOS - www.empetur.pe.gov.br/galeria-de-fotos?page=1

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

 

GOIANA

INVENTÁRIO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO

ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Naturais

Hidrografia

Rios, Riachos e Cursos de água

Rio Goiana

O trecho observado, da sede municipal até a sua foz, apresenta uma paisagem diversificada. No trecho inicial a ambiência está marcada pela ocupação urbana da sede do município e pelo predomínio da vegetação de gramíneas. A largura é de aproximadamente 20m, com profundidade média de 6m em seu leito central. Em seu curso médio, que tem largura de aproximadamente 50m, observa-se em suas margens, áreas de cultura de subsistência e, um pouco mais recuado, trechos com vegetação remanescente de Mata Atlântica. Próximo à sua foz, quando chega a uma largura aproximada dos 300m, a paisagem é dominada, em sua margem esquerda, pela Praia de Acaú no Estado da Paraíba e, em sua margem direita, pela Praia de Carne de Vaca, última do Estado de Pernambuco. Nesta área, a vegetação dominante é de mangue, que chega a formar algumas ilhas, observando-se ainda trechos com árvores de grande porte. Ocupação humana em áreas ribeirinhas. A extensão total do rio, no município, é de 42km. No percurso a vegetação predominante é de hidrófilas, rasteiras, gramíneas (cana-de-açúcar), árvores, palmáceas espaçadas (palmeiras imperiais), mangues e pequenos trechos de remanescência de Mata Atlântica. Não existe balneabilidade; ocorrência de praias apenas em sua foz. Possibilidade de ancoragem natural na sede do município. É ocorrente a pesca de subsistência. O rio encontra-se poluído e alguns trechos com ocorrência de assoreamento. Com aproximadamente 15 minutos de passeio em barco a motor, chega-se a uma localidade conhecida como Três Bocas, que é o encontro dos Rios Jacumim, Goiana e Tracunhaém.

-

Inserção Invtur-PE

 


Praias 


Praia de Atapuz

Além de praia, Atapuz é um vilarejo de pescadores, entre o Canal de Santa Cruz e a Ilha de Itapessoca, a 65km do Recife e a 55km de João Pessoa. Paradisíaco, é um paraíso pouco conhecido, com águas serenas, faixa estreita de areia, extensa área de manguezais, frequentada, basicamente, por moradores da região.

Outras informações:

https://youtube.com/clip/UgkxE_DibLFLKRPpnx1_XwUw0gKtz_rkCxh6?si=I4zOPWeaWWRFkIDE

https://maps.app.goo.gl/wzdobMCT5d7hyErt9

 

-

Inserção - Gustavo Pacheco

04 / 01 / 2024 – Atualização - Eduardo Oliveira

 


Fonte: Google Maps – Nov. 2019 – Eduardo Santiago


Fonte: Google Maps – Jun. 2022 – Aldo Rodrigues


Praia de Carne de Vaca

A Praia de Carne de Vaca é conhecida pela sua paisagem tranquila, vasta área de coqueiros, possui estreito areal, ondas pequenas e fracas, e formação de piscinas naturais na maré baixa. Tudo isso lhe dá uma agradável aparência e beleza de praia selvagem, ideal para relaxar. No local existe uma pequena vila de pescadores e os visitantes podem contar com os serviços de vários bares.

Outras informações:

https://www.instagram.com/praiadecarnedevaca/

https://youtube.com/clip/UgkxMIucK0oUd2O67XkXqwEblKylw5kpmHAn?si=-TEmgw4vTVBmX30D

https://maps.app.goo.gl/kExAp9H4cH1cYeeM9

 

Inserção - Gustavo Pacheco

04 / 01 / 2024 – Atualização - Eduardo Oliveira 

 


Fonte: Google Maps – Ago. 2020 – Cícero Oliveira



Praia de Catuama

A Praia de Catuama é uma das mais agitadas durante o verão, sendo uma das zonas do município de Goiana que mais recebe turistas nesta estação. As principais vias de acesso são a BR-101 e a PE-49. Caracterizada por águas claras e arrecifes, a praia revela bancos de areia, pedras e piscinas naturais na maré baixa. Situada na vila de mesmo nome, entre as praias de Ponta de Pedras e Barra de Catuama, a região é marcada por casas de veraneio. A origem do nome Catuama remonta à língua Tupi, onde "Katu" significa "bom, conservado, limpo, muito direito, retilíneo", e "Ama" pode indicar chuva ou ser uma partícula indicativa de futuro, resultando em interpretações como "Boa Chuva" ou "Aquilo que será bom". A praia está a 49 km do centro de Goiana e a 72 km da capital, Recife.

Outras informações:

https://www.instagram.com/catuama_pe/

https://youtube.com/clip/UgkxF0VBQFwVmlNSiDC3fVbPfYp1lw3gqdBc?si=UxNhWqkEoPtaRGLN

https://maps.app.goo.gl/WWi21nUCw5GrQysF9

 

Inserção - Gustavo Pacheco

04 / 01 / 2024 – Atualização - Eduardo Oliveira

 


Fonte: Canal do Youtube ‘’Bora pra onde?’’ – Jun. 2023


Fonte: Google Maps – Dez. 2021


Fonte: Google Maps – Mai. 2023 – Mirtes Polonio


Praia de Ponta de Pedras

-

Outras informações:

https://www.instagram.com/visitepontadepedras/

https://youtube.com/clip/UgkxuoI_cFuB8rfgOiInHvn-z16z4GOIDi2O?si=t-pfqerqn7LkadFo

https://maps.app.goo.gl/Hohxqzeb94yiCcf66

 

Inserção - Gustavo Pacheco

04 / 01 / 2024 – Atualização - Eduardo Oliveira


 Fonte: Canal do Youtube ‘’Aldo viagens e aventuras‘’ - Mai. 2023

Fonte: Prefeitura


Unidades de Conservação

Fragmentos Florestais e Matas em Propriedades Privadas

Aparauá Eco Aventura

Aparauá, reserva ecológica do Engenho Massaranduba do Norte, no município de Goiana, tem lindas paisagens e atrativos para se aproveitar, em meio a grande área de Mata Atlântica.

Nas trilhas de Aparauá, pode-se conhecer os encantos das nascentes naturais e diversidades da fauna e flora da mata atlântica, toma banho de cangote, de bica e de águas límpidas nas piscinas naturais e no fim da caminhada ainda pode desfrutar de escalda-pés ouvindo o canto dos pássaros...

Fazer artesanato, andar de barco, balançar numa rede, relaxar são opções que não se pode perder.

O Anfiteatro no meio da mata e centro de convenções natural, tornam o ambiente mais agradável mesmo quando se desenvolve atividades de educação ambiental e treinamento empresarial.

No cardápio do restaurante, são oferecidas comidas típicas da região, como a moqueca de peixe, a mariscada com pirão, o camarão, a galinha de cabidela, sucos, água de coco, quebra queixo, queijo com mel, sorvete de coco com baba de moça e mais.

Horário de funcionamento: sábado e domingo, das 9h às 17h. Segunda a sexta, com agendamento prévio.

Localização: Engenho Massaranduba do Norte, BR-101 / PE-49 (estrada de pontas de pedras), km 20.

Fone: (81) 99101 3510 / 3224 4324

www.aparaua.com.br

-

Inserção Invtur-PE

 





















Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN 

RPPN Fazenda Tabatinga

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Tabatinga, localizada no município de Goiana (65 Km do Recife), foi a primeira unidade de conservação de caráter privado do Estado de Pernambuco. O reconhecimento foi feito pela CPRH, em junho de 1997, através do Decreto nº 19.815. Dos 75 hectares da propriedade, 19 foram reconhecidos pela importância da sua biodiversidade, formada por remanescentes de Mata Atlântica e manguezal.

A ideia de conservar a vegetação de restinga original, que nos anos 70 cobria a região, levou a família Rabelo a transformar a área numa RPPN, com o objetivo de conter os desmatamentos e incêndios que já chegavam a comprometer as fontes d'água da fazenda.

Pesquisa realizada pelos biólogos Osvaldo Lira e Artur Coelho identificou na fazenda a ocorrência de 70 espécies da fauna, entre elas aves raras como o pintassilgo e o curió. O grupo das aves foi o mais significativo das espécies identificadas (63%), representando um bom indicador das condições ecológicas da área. Da vegetação remanescente, merecem destaque espécies como embiridiba, murici e pau-sangue.

A fazenda abriga, nos seus dois quilômetros de praia, uma das mais belas paisagens do litoral norte: o encontro da mata com o mar. O manguezal também merece destaque pela sua exuberância. Com o objetivo de explorar esse valor paisagístico, há um projeto dos proprietários de incluir a região no roteiro turístico do Litoral Norte, que deverá ser incrementado com a instalação do Circuito Náutico do Estado de Pernambuco.

A exploração econômica da área fora dos limites da reserva é permitida segundo a legislação que regulamenta a criação das RPPNs estaduais. Dentro dessa perspectiva, foi implantado o projeto de criação de camarão marinho, numa área de 76 hectares, com o apoio do Banco do Nordeste, cuja produção anual está estimada em 65 toneladas. "A atividade de carcinicultura representa uma alavanca econômica muito grande para a propriedade", revela Cláudio Rabelo, responsável pelo projeto. 

Ficha técnica

RPPN Fazenda Tabatinga

Ecossistemas: Mata Atlântica e manguezal

Área:  19,23 hectares

Município: Goiana

Localização:   km 19 da Rodovia PE-49, distrito de Pontas de Pedras

Coordenadas: 25M 298805 9159018

Titulação: 06 de junho de 1997 (Portaria CPRH nº 093/97)

(Fonte: Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH)

-

Inserção Invtur-PE

 


ATRATIVOS TURÍSTICOS 

 Atrativos Turísticos Histórico-Culturais

 

Arquitetura Civil, Rudimentar, Conjunto Arquitetônico e Modernista

Casario da Rua do Rio

Construções típicas da época colonial. Formando um belo conjunto, ao longo da rua. Algumas tem telhados com platibandas e outras com telhado tribeiral. Encontram-se umas em estado regular de conservação e outras em estado ruim. São utilizadas como moradia. Existe um projeto de restauração por parte da prefeitura e comunidade, pretendendo depois transformar o local em espaço cultural. 

-

Inserção Invtur-PE

 

Cruzeiros, Nichos e Vias Sacras 

Cruzeiro de Nossa Senhora do Carmo

Construído em 1719, em pedra, por religiosos portugueses que habitavam o convento. Apresenta características barrocas, mostrando, no entanto, traços da arquitetura chinesa, percebidas principalmente nas perfilaturas que o contornam. Sua base foi esculpida em um único bloco de pedra calcária. É considerado um dos mais belos da América Latina. Integra o conjunto Carmelita, tendo a sua frente o Convento e Igreja Nossa Senhora do Carmo. Situado no centro da praça Frei Caneca, com árvores de médio e grande porte, encontra-se em regular estado de conservação. 

Outras informações:

https://youtube.com/clip/Ugkx-1s6F46_Y3DXoMjzb1LB28xkB_1bAoOq?si=AiLU4ZAJUMGB2P_K

https://maps.app.goo.gl/kHkE1SRddnJqDEmX9

-

 

Inserção - Gustavo Pacheco  

09 / 01 / 2024 – Atualização - Eduardo Oliveira

 

 

Engenhos Coloniais

Engenho Bujari

O engenho foi fundado, antes da invasão holandesa, por Jerônimo Cavalcanti, filho de Jerônimo Albuquerque. Em 1637, foi confiscado pelos holandeses. No século passado, teve grande importância: pertenceu ao Barão de Bujari, Antônio Francisco Pereira, um dos que receberam o Imperador D. Pedro II, por ocasião de sua visita à Goiana. No engenho estão a casa grande e a capela. A casa grande encontra-se totalmente descaracterizada. Do antigo prédio da moita resta apenas a roda d'água, como ornamento de jardim. A capela é dedicada à Santa Luzia. Tem na parede externa uma placa comemorativa com os dizeres: "Placa comemorativa da passagem do 1º centenário desta capela de Santa Luzia, no Engenho Bujari. Homenagem dos proprietários da Usina Santa Tereza - em 13/12/1953". Serve como moradia dos proprietários da Usina Santa Tereza. As terras do engenho estão dentro da usina pertencente ao Grupo João Santos. Para visitação contatar o fone: (81) 3626 0022 e falar com Dr. José Mário. A casa grande e a capela estão construídas em terreno mais alto, em relação aos vastos canaviais circundantes. Possui vegetação exuberante com um número expressivo de árvores frutíferas e ornamentais de grande e pequeno porte, tendo à frente um pequeno lago.

-

Inserção Invtur-PE

 



Engenho Massaranduba do Norte

Adquirida por Manuel César em 1927, o Engenho Massaranduba, já não mais produzia açúcar em 1979 a propriedade doada em (1936) ao filho Benedito é dividida em quatro engenhos: Massaranduba, engenho Massaranduba do Norte, engenho massarandubinha e engenho Massaranduba do sul.

Fone: (81) 99101 3510 / 3227 1470

www.aparaua.com.br

aparaua@aparaua.com.br

-

Inserção Invtur-PE

 

 

Engenho Itapirema do Meio

Este engenho foi construído em 1568. As construções vistas nele são: a casa grande, a capela e a moita do engenho. A casa grande foi construída em cima das ruínas da casa primitiva. A capela é em homenagem à Santa Terezinha. Sua construção é bastante simples, toda em alvenaria de tijolos. Possui planta quadrangular, sendo seu frontão triangular encimado por uma cruz. Há somente uma porta de acesso. É de nave única e encontra-se completamente vazia, uma vez que os santos foram levados para a casa grande. A moita do engenho tem ainda a chaminé e nela pode-se ver gravada a data de 1937. Encontra-se em bom estado de conservação, porém muito descaracterizada. Funcionou como engenho até a década de 80. Hoje é apenas fornecedor de cana-de-açúcar. Os proprietários são da família Cavalcanti Albuquerque que permitem a visitação, bastando contatar o Sr. Sérgio Cavalcanti pelos fones: (81) 3431 1499 / 99971 8962 / 99962 1083. As instalações ficam em meio ao canavial e árvores de médio e grande porte.

-

Inserção Invtur-PE

 


Engenho Uruaé

Foi nas terras deste engenho que viveu o Conselheiro João Alfredo. O engenho é composto pela casa grande, moita com chaminé, senzala e capela. A casa grande tem a frente alpendrada com sete arcos, sendo o acesso principal feito por pequena escada. Tem três janelas no andar superior com pequenas jardineiras. A capela é dedicada à Nossa Senhora da Piedade. Construção em alvenaria de tijolos frontão retangular, com apenas uma porta e três janelas no andar superior com sacadas. A torre sineira é baixa, com porta de acesso. É uma capela no estilo típico colonial. A senzala é retangular com dez aberturas sendo uma transformada em janela. O telhado é tríplice. Serve como moradia dos trabalhadores. É um engenho fornecedor de cana-de-açúcar. Em seu entorno, casas de moradores. Fone: (81) 3227 0579

-

Inserção Invtur-PE

 



Folclore

-

Inserção Invtur-PE

  

Bois de Carnaval

Caboclinhos

Cavalo Marinho

Ciranda

Coco de Roda

Mamulengo

Maracatu Rural

  

Gastronomia Típica

 -

Inserção Invtur-PE

 

Agulha Frita

Caldo de Cana

Camarão

Caranguejo

Escaldado Caranguejo

Galinha de Cabidela

Lagosta de Coco

Moqueca de Peixe

Muçum ao Coco

Peixada Pernambucana

  

Manifestações Populares

 

Agremiações Carnavalescas


Caboclinhos Cahetés de Goiana

-

Rua do Sol, 133, Centro, Goiana – PE. Fone: (81) 98694 2298 / 98668 0906

Outras informações:

https://issuu.com/marcelooreilly/docs/livro-catalogo-de-agremiacoes-carna

https://www.instagram.com/caboclinhocahetesdegoiana/?next=%2Flcerniglia%2Ffeed%2F&hl=bn

https://www.facebook.com/caboclinhocahetesdegoiana/

https://www.youtube.com/watch?v=Cwkk_Hkh9YA

 

-

Inserção - Gustavo Pacheco

09 / 01 / 2024 – Atualização - Eduardo Oliveira


 Fonte: Facebook ‘’Caboclinho Caetés de Goiana’’ – 2014

 

Caboclinhos Sete Flexas de Goiana

A associação Caboclinho União Sete Flexas, fundada em 1991 por Nelson Cândido Ferreira, é o primeiro grupo de caboclinho do município registrado como Patrimônio Vivo de Pernambuco. Mestre Nelson, renomado líder do grupo, iniciou sua participação aos 33 anos e fundou a agremiação aos 50 anos, destacando-se em concursos e eventos culturais. Após o falecimento de Mestre Nelson em 2019, sua filha Geane Gonçalves Ferreira assumiu a presidência, garantindo a continuidade da tradição e dos ensinamentos do fundador. A agremiação, com suas cores vibrantes e símbolo representativo, mantém viva a cultura dos caboclinhos, envolvendo a comunidade em oficinas e atividades na sede em Goiana, contribuindo para a preservação do legado cultural e religioso associado aos caboclinhos e à tradição da Jurema. Rua Teixeirinha, 614, Nova Goiana, Goiana – PE. Fone: (81) 99258 1760 / 99427 6766.

Outras informações:

https://issuu.com/marcelooreilly/docs/livro-catalogo-de-agremiacoes-carna

https://www.instagram.com/caboclo7flexasgoiana/

https://youtube.com/clip/UgkxO7GSctbepW7d8YQ2Nt-IHCElfl_8KDp0?si=JQKEr2kQlSYXSbtp

 

-

Inserção - Gustavo Pacheco

09 / 01 / 2024 – Atualização - Eduardo Oliveira 

 


Fonte: Portal Cultura PE


Caboclinhos Tapuia Canindé de Goiana

Rua Mage, PE 62, 27 – Nova Goiana

Goiana – PE

Fone: (81) 99213 5369 / 3626 1406

Outras informações:

https://issuu.com/marcelooreilly/docs/livro-catalogo-de-agremiacoes-carna

  -

Inserção Invtur-PE

 

Bloco Botafogo na Folia

 

Maracatu Leão Da Serra

 

Maracatu Leão Do Norte (Rural - Goiana)

 

Maracatu Pavão Dourado (Rural- Granja Carrapicho)

 

Nação Africana Pretinha do Congo (Nação)

Pretinha do Congo é uma manifestação cultural que nasceu na Paraíba e foi “cedida” a Pernambuco em 1930, passando a ser um movimento peculiar e exclusivo de Goiana, no Grande Recife. Nessa cidade, estão os dois grupos existentes: Pretinhas do Congo do Baldo do Rio, criado em 1935, e a Nação Africana Pretinha do Congo, da praia de Carne de Vaca, no distrito de Tejucupapo.

Praia de Carne de Vaca – Tejucupapo - Goiana - PE

Mais informações: Desfila no período carnavalesco

Data de inserção: 21/04/2020 – Gustavo Pacheco

 -

Inserção Invtur-PE

 

Nação Caboclinhos Canindé

 

Nação Caboclo Tupinambá

 

Urso Papa Mel

  

Artesanato Típico, Decorativo e Utilitário

 -

Inserção Invtur-PE


 Zé do Carmo (Patrimônio Vivo – 2002 / In Memoriam)

José do Carmo Souza aprendeu o ofício com os pais. Ficou internacionalmente conhecido em 1980 através da sua obra “O Anjo Cangaceiro”.

Fonte: Prefeitura


Artesanato Cana Brava

Artesanato em Madeira

Cestarias e Traçados

Peças em Cerâmica


 Bandas e orquestras musicais

Banda Filarmônica Curica

A Banda Curica, fundada em 1848, é uma sociedade musical goianense com uma rica tradição cultural. Seu nome, associado ao pássaro de canto estridente, reflete a sonoridade marcante da banda, que participou de eventos históricos, como homenagens a D. Pedro II, festas da Abolição da Escravatura e da Proclamação da República. A rivalidade histórica com a banda Saboeira, ligada a partidos políticos da época, e a participação militar na Guarda Nacional são aspectos marcantes de sua história. Reconhecida como patrimônio vivo estadual em 2005, a Curica é considerada um grande tesouro cultural de Goiana, presente em eventos cívicos, religiosos e carnavalescos, contribuindo para manter viva a tradição musical na região. Com mais de 800 títulos em seu acervo, a banda continua sua missão filantrópica, preparando novos artistas e renovando seus integrantes. Seu papel na preservação da cultura musical é evidenciado pelo reconhecimento nacional e pela constante atuação em Goiana, despertando o amor à música e preservando as tradições da cidade.

Outras informações:

https://www.curica.org/historia

https://www.instagram.com/bandacurica/

https://www.facebook.com/BandaCurica/photos?locale=pt_BR

https://youtube.com/clip/UgkxiTzO4D8eYO2R_EwxaxKFXIBnpWMiyYpQ?si=wp58BOvYnNDDm-tX

https://maps.app.goo.gl/rm1WwfYR8aq6aZKb6

 

-

Inserção - Gustavo Pacheco  

09 / 01 / 2024 – Atualização - Eduardo Oliveira

 

 


Fonte: Facebook ‘’Banda Curica’’ – Dez. 2023


Fonte: Facebook ‘’Banda Curica’’ – Dez. 2023



Banda Filarmônica Saboeira

A Sociedade 12 de Outubro, mais conhecida como Banda Saboeira, foi fundada em 27 de novembro de 1849, em Goiana, Pernambuco, sendo uma das primeiras bandas de música do estado. Originada em circunstâncias incertas relacionadas à lavagem de trajes à beira de um riacho com folhas de saboeiro, possui uma história rica e emblemática em Goiana, Pernambuco. Desde sua participação em eventos políticos no século XIX até a rivalidade com a Curica e os desafios financeiros superados, a banda persiste até os dias de hoje. Sua contribuição cultural é notável, evidenciada por recepcionar o Imperador Dom Pedro II em 1859 e conquistar prêmios em concursos musicais. Além disso, a Banda Saboeira desempenha um papel educativo, formando músicos de renome e promovendo atividades sociais.

Outras informações:

https://pt-br.facebook.com/BandaSaboeira/

https://bandamusicalsaboeira.wordpress.com/historico/

https://www.youtube.com/watch?v=hg7SCDO-apY

https://maps.app.goo.gl/JgzwHboY9M9QbYhbA

 

-

Inserção - Gustavo Pacheco  

09 / 01 / 2024 – Atualização - Eduardo Oliveira

 


Fonte: Site ‘’Cultura.PE’’


Fonte: Facebook ‘’Banda Saboreia’’ - 2019


Miradouros e Belvederes 

Mirante de Barra de Catuama

O atrativo está situado no núcleo do povoado de Barra de Catuama, com seu cruzeiro e singela Igreja dedicada à Nossa Senhora da Penha. Deste local se tem uma bela paisagem, avistando-se o Oceano Atlântico as praias do Pontal e do Fortinho, na Ilha de Itamaracá; a Ilha do Celeiro; a desembocadura Norte do Canal de Santa Cruz e o seu encontro com os Rios Itapessoca e da Barra. A área apresenta bom estado de preservação e limpeza.

-

Inserção Invtur-PE

 

 


 Mirante do Farol

Do seu alto se tem uma bela paisagem da faixa litorânea do Distrito de Pontas de Pedra, emoldurada por coqueiros, e o Oceano Atlântico. Ao sul, ao fundo da paisagem, avista-se o farol da Marinha, conhecido como Farol do Pontal de Santa Helena. O atrativo apresenta bom estado de preservação e sofrível de limpeza.

-

Inserção Invtur-PE

 


Monumentos 

Esculturas, Obeliscos, Marcos e Memoriais 

Marco Zero

O marco foi assentado em terras do Engenho Japomim pelo interventor Hélio Albuquerque, recebendo o nome de "Portas de Roma". É ele que indica o local onde nasceu o povoado de Goiana. Este município surgiu em 1570, em terras de Sesmarias de Diogo Dias, na várzea do Rio Capibaribe-Mirim. Era um povoado de 600 pessoas, mas os índios potiguares e tabajaras aliados aos franceses, que contrabandeavam pau-brasil, assaltaram-no. No final do século XVI o povoado foi levantando novamente. O combate se deu justamente em terras do Engenho Japomim. O marco é composto pelo que restou de duas colunas de uma antiga construção local. Foram colocadas sobre uma base quadrangular de cimento, uma ao lado da outras unidas por uma corrente. Todos os anos, no dia de São Pedro acontece uma procissão fluvial, partindo deste engenho. Pode ser visitado a qualquer hora, tendo um livro de visitas em uma casa próxima. Situado em meio a árvores de médio e grande porte, com capim ao seu redor. 

-

Inserção Invtur-PE

 

Obelisco às Mulheres de Tejucupapo (Trincheira)

Foi construído em 1930, no local onde, em 1646 as mulheres de Tejucupapo conquistaram o tratamento de heroínas por terem lutado ao lado dos maridos e filhos, derrotando 600 holandeses em sangrento combate. O obelisco registra o fato histórico e na sua base quadrangular existem duas placas em bronze relatando o acontecimento. Sua construção é toda em alvenaria com 10m de altura. Anualmente neste local, acontecem festas cívicas e romarias relembrando o fato, através de encenações feitas com moradores locais. Pode ser visitado diariamente das 09:00 às 16:00h. Está situado em uma elevação, rodeado por coqueiros e mangueiras. 

-

Inserção Invtur-PE

 

Fonte: Prefeitura


Faróis

 

Farol de Ponta de Pedras

-

Últimas Atualizações em:

22/11//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco


Fonte: Prefeitura


Igrejas Históricas, Capelas, Catedrais, Conventos e Mosteiros 

Igrejas 

Capela de Nossa Senhora da Penha

Construção do século XVIII, em estilo colonial. É uma capelinha singela, construída em planta retangular. Possui apenas uma porta em madeira de acesso à nave. Na altura do coro, dois nichos e sobre a porta um óculo. Frontispício simples encimado por uma cruz. Para visitação solicitar a chave no bar do Lau. Encontra-se em estado regular de conservação, pois o elemento está parcialmente alterado, necessitando de pequenas obras de conservação e/ou restauração. Como ela está construída em parte mais elevada, avista-se a Ilha de Itamaracá. Ao seu redor, o povoado de Barra de Catuama.

-

Inserção Invtur-PE

 

Capela de Nossa Senhora do Rosário

A construção primitiva data do século XVIII e a atual de 1883. Sua fachada é composta por uma única porta e duas janelas no coro. Seu interior tem nave única, coro, púlpito e altares laterais. No altar-mor três nichos com a imagem de Nossa Senhora do Rosário. A capela-mor sofreu modificações, estando seus altares construídos em alvenaria de tijolos. Na janela direita está pendurado o sino. Possui também uma cruz em alvenaria. Faz parte do conjunto arquitetônico de Goiana. Aberta diariamente à noite, das 19h00min às 21h00minh. Outros dias, solicitar à Srª Leonora na casa ao lado da CELPE. Tem missa no 1º domingo do mês às 15:00h e última quinta-feira às 15:30h. Situa-se em meio ao Distrito de Tejucupapo, tendo ao seu redor casas simples, a sede da subprefeitura e o posto da CELPE. Entre a capela e o cruzeiro, vários canteiros floridos. 

-

Inserção Invtur-PE

 

Capela de Santa Luzia do Engenho Bujarí

Construção do século XVIII, em estilo barroco. A capela é em planta retangular, com nave, capela-mor, coro e sacristia. Na fachada, lê-se a data de 1853. A estrutura é de alvenaria de tijolo. A fachada principal possui apenas uma porta central e duas janelas ao nível do coro. O frontão possui volutas singelas, ladeadas por pináculos e é encimado por uma cruz. No interior da capela, o piso não é original, tendo sido substituído por cerâmica com as mesmas características do anterior. O altar-mor e o púlpito foram restaurados ao gosto de seus proprietários, em madeira aparente. Há duas imagens de valor: Santa Luzia, a padroeira da capela e um Cristo crucificado. A escada que dá acesso ao coro é toda em madeira, como também a sua teia. O telhado é com tribeiral. Situa-se em terreno mais alto em relação aos vastos canaviais circundantes. Na frente, um pequeno lago rodeado de flores, tendo a roda d'água do antigo engenho como elemento decorativo.

Contato pelo fone: (81) 3626 0022 - Dr. José Mário ou Elza Braga. 

-

Inserção Invtur-PE

 

Capela de Santo Antônio do Engenho Novo

Construção do século XVIII. Não possui estilo definido, tendo sofrido alterações durante os anos. A entrada da capela, local onde foi sepultado André Vidal de Negreiros, herói da Restauração Pernambucana, uma pedra com inscrição informando o fato. Capela de nave única contendo apenas um oratório interior simples com poucas imagens. Não possui forro no teto. Presença de coro e escada em madeira, cruzeiro em pedra encimado por cruz também de pedra. Encontra-se situada em meio a casas de trabalhadores, rodeada por canaviais e árvores frutíferas. 

-

Inserção Invtur-PE

 

Convento e Igreja de Nossa Senhora da Soledade

Foi construído no ano de 1752. Em 1852 foi reconstruído pelo Frei Caetano missionário capuchinho. Seu estilo é uma transição do barroco para o maneirista. Sua fachada é composta por três portas, sendo uma da nave e duas de corredores laterais para acesso ao convento. Não tem torre sineira. No frontão, na parte superior, estão três janelas. No seu interior três altares laterais com nichos e santos. No altar-mor, a imagem de Nossa Senhora da Soledade. O coro é em madeira como também o altar que é trabalhado em alto relevo em douramento. O convento possui características marcantes do estilo mourisco. Era um antigo recolhimento. Tem à sua frente um cruzeiro em pedra. Possui como raridade uma roda de coletar esmola e três imagens de madeira todas brasileiras do século XVIII. Observa-se trabalho de restauração no seu interior. Anexo à igreja, funciona abrigo para idosos. Está situado em meio ao centro residencial, tendo à sua frente uma pequena praça arborizada. Missa mensal, com data móvel. Para visitação, solicitar autorização no Abrigo São José.

-

Inserção Invtur-PE

 

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Foi construída aproximadamente em 1817 em estilo barroco. Sua fachada é composta por quatro portas e três janelas na altura do coro. A torre é dividida por cimalha e tem abaixo janela. Seu interior é composto de uma nave única e um único corredor lateral. Tem coro em madeira, seis varandas na nave, dois púlpitos e dois altares laterais. No altar-mor, no nicho superior está uma imagem do Cristo e no nicho inferior a imagem de Nossa Senhora da Conceição em talha de madeira. O altar-mor é todo em madeira nas cores branco e azul. Possui dois altares laterais. Situa-se em meio ao núcleo urbano, tendo ao lado a Faculdade de Formação de Professores de Goiana e o SESI. Horário de visitação de Segunda a Sexta das 08:00 às 11:00. Finais de semana mediante contato prévio com o Sr. Levi Moraes ou Sra. Fátima Moraes, pelo fone: (81) 3626 0797.

-

Inserção Invtur-PE

 

 


Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos

Foi construída no ano de 1681. Sofreu reforma em 1870, quando foram demolidos os seus dois corredores laterais. Seu estilo é barroco. Sua fachada é composta por quatro portas, sendo uma, de acesso à torre sineira. Na parte superior do frontão estão três janelas avarandadas. É composta por nave única. Presença de coro.

No altar-mor a imagem de Nossa Senhora do Amparo. No teto pinturas em caixotão representando a Virgem do Amparo. Incorporada ao atrativo estão as peças do Museu de Arte Sacra reunindo peças dos séculos XVII e XVIII, e o cruzeiro da única igreja demolida em Goiana, a de Bom Jesus dos Martírios. A imagem do altar-mor foi presente da Princesa Isabel ao povo de Goiana. Existe também a lápide do túmulo de Jerônimo de Albuquerque, um herói Pernambucano e sua mulher. Para visitá-la, de terça a domingo das 07:00 às 17:00h e sábado das 07:00 às 13:00h. Encontra-se situada em frente à Praça da Bandeira, em meio ao núcleo urbano.

-

Inserção Invtur-PE

 

 


 

Igreja de Nossa Senhora do Carmo/Convento de Santo Alberto

O Convento Carmelita e sua igreja conventual foi fundada em 1666, sob a invocação de Santo Alberto (talvez em homenagem a frei Alberto do Espírito Santo, vigário provincial dos Carmelitas no Brasil). O primitivo convento permaneceu até 1679, quando foi lançada a pedra fundamental do atual, em 28 de novembro daquele ano, pelo General André Vidal de Negreiros, herói da Restauração Pernambucana, o qual havia feito votos de realizar tal obra, caso vencesse a batalha contra os holandeses. O conjunto, em estilo barroco maneirista, também apresenta características da arquitetura árabe, com seus traços leves e simétricos, percebidos principalmente na torre. Destaque para os afrescos do hall de entrada do convento e para o altar-mor ricamente entalhado e com pinturas. Possui imagens em madeira de lei dos séculos XVI e XVII. Do lado esquerdo do altar-mor, uma capelinha dedicada a Bom Jesus dos Passos com a imagem de Nossa Senhora das Lágrimas. Pode ser visitado diariamente das 08:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h, e aos domingos a partir das 07:00h. Situa-se ao lado da Igreja de Santa Tereza da Ordem Terceira do Carmo, tendo à sua frente, belíssimo cruzeiro esculpido em pedra calcária, datado de 1719, considerado ímpar em toda América Latina, completando o conjunto carmelita. Fone: (81) 3626 0357

Outras informações:

https://www.instagram.com/igrejadocarmo_goiana/

https://www.facebook.com/IgrejadeNSdoCarmoeConventoSAlberto/?locale=pt_BR

https://youtube.com/clip/Ugkx-1s6F46_Y3DXoMjzb1LB28xkB_1bAoOq?si=AiLU4ZAJUMGB2P_K

https://maps.app.goo.gl/C7uRXRo8RDM4xBsb7

 

-

Inserção - Gustavo Pacheco  

09 / 01 / 2024 – Atualização - Eduardo Oliveira

 

 




Site ''Goiana dos caboclinhos''



Site ''Goiana dos caboclinhos''


Site ''Goiana dos caboclinhos''


  Site ''Goiana dos caboclinhos''





Igreja de Nossa Senhora do Ó

Construção do ano de 1864, em estilo barroco. Sua fachada é composta por uma porta central e duas janelas na parte superior. Outra porta dá acesso à torre sineira. Possui nave única, dois altares, altar-mor com dois nichos e o coro em alvenaria. A igreja é aberta para missa no 1º e 3º domingo do mês às 16:00h e todos os sábados às 19:30h. Situa-se em parte elevada de costas para o mar. Em meio ao núcleo urbano do povoado, com casas de veraneio ao redor. O adro é todo em calçada alta cimentado, tendo ao seu redor bancos em alvenaria.

-

Inserção Invtur-PE

 



Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos

-

Últimas Atualizações em:

22/11//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Fonte: Prefeitura


Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Construída no ano de 1835. Foi erguida em lugar de uma antiga capelinha que ali existia no século XVI, em estilo barroco. Sua fachada é composta por quatro portas na parte inferior e na superior, três portas menores. Tem um único corredor lateral e uma única torre sineira, desenhada em estilo rococó. No frontão, brasão do sagrado Coração de Jesus. O altar de São Benedito é de estilo barroco com um nicho maior encimado por um menor. Funcionava na igreja, o Museu Histórico de Goiana atualmente desativado. No momento, não pode ser visitado, pois se encontra em restauração. Situa-se em frente a pequena praça do Rosário dos Pretos em meio ao núcleo residencial.

-

Inserção Invtur-PE

 


Igreja de Nossa Senhora dos Milagres (da Santa Casa de Misericórdia)

Construída no ano de 1723 século XVIII, quando foi instalada a Santa Casa de Misericórdia. Em 1880 sofreu um incêndio. Seu estilo é barroco maneirista. Sua fachada é ampla tendo três portas e cinco janelas, sendo as laterais avarandadas. Tem uma única torre sineira. Seu interior tem uma única nave e dois corredores laterais. Possui varandas, três de cada lado e dois púlpitos. O altar-mor é em madeira de boa talha pintado de branco e foi reformado em 1880, depois do incêndio que sofreu. Têm cinco imagens, quatro varandas, dois altares laterais e coro em madeira. No altar-mor a imagem de Nossa Senhora dos Milagres. O teto não possui forro ficando as telhas a vista na sacristia e o lavabo é em pedra de cantaria. Não tem horário estabelecido para visitação. Missa aos domingos às 09:00h. Está situada em largo próximo à praça João Pessoa. Na frente barracas de feirantes e, em anexo uma creche. 

-

Inserção Invtur-PE

 

Igreja de Sant'ana

Construção do século XVIII em estilo barroco. Construído em planta retangular em dois níveis. A estrutura é de alvenaria de tijolos. As fachadas são todas rebocadas. A principal compõe-se de três aberturas. Uma porta de acesso à nave, e duas janelas, ao nível do coro. O acesso ao coro é feito por escada de alvenaria de tijolos no interior da nave. O frontão possui volutas singelas e é encimado por uma cruz. Os beirais são de telha tríplice. O interior é pobre de elementos decorativos. A nave está sem forro. Em frente, um pequeno cruzeiro com base de alvenaria encimado por uma cruz de madeira. Tem missa às sextas-feiras 19:00h. Situa-se em um largo de terra com alguns coqueiros à beira-mar. Ao redor, casas de alvenaria, algum comércio na subsede da colônia de pescadores. À beira mar de costas para praia. Não tem horário para visitação.

-

Inserção Invtur-PE

 


Igreja de Santa Tereza D'ávila da Ordem Terceira do Carmo

A igreja foi construída no ano de 1753. Seu estilo é barroco maneirista. Integra o conjunto carmelita dentro do Núcleo Histórico de Goiana. Possui uma única porta e três janelas. Na parte superior tem um brasão da ordem carmelita. Não tem torre sineira. Seu interior tem nave única com quatro altares laterais e seis nichos com imagens de santos. O teto da capela-mor tem pinturas em caixotões. Possui dois púlpitos em madeira e coro. Foi erguida pelos irmãos da Ordem Terceira do Carmo. Não abre para visitação. Apenas uma vez por mês tem missa, em data móvel, ou quinzenalmente quando ocorre reunião dos religiosos da Ordem Terceira. Situa-se ao lado da Igreja do Carmo e tendo à sua frente a praça do Carmo e monumental cruzeiro, esculpido em pedra.

-

Inserção Invtur-PE

 


Igreja de Santo Antônio

Construção do ano de 1887, em estilo colonial. Construção em planta retangular e estrutura em alvenaria de tijolos. Fachadas rebocadas. A fachada principal compõe-se de apenas quatro aberturas, uma porta de acesso à nave, duas janelas ao nível do coro e uma porta mais recuada que dá acesso à sacristia. Frontão triangular encimado por uma cruz. Possui nave única, capela-mor, coro e sacristia. A sacristia foi construída em 1967. O altar-mor é em alvenaria de tijolos. O forro da capela-mor é do tipo esteira, com florão pintado ao centro. Seu cruzeiro fica à direita da igreja. Situa-se à beira-mar, em terreno plano. Ao seu redor, construções residenciais em número reduzido e moradia de pescadores. Atrás da capela localiza-se o cemitério. Não é aberta à visitação.

-

Inserção Invtur-PE

 


Igreja de São Benedito de Atapuz

Construção do século XIX. Não possui um estilo arquitetônico definido. Fachada simples com uma única porta em madeira almofadada, de acesso à nave. Frontão quadrangular e no frontispício dois pináculos laterais, encimado com uma cruz de pequeno porte.  A missa é realizada aos domingos esporadicamente. Situa-se próximo aos manguezais em meio ao núcleo urbano.

-

Inserção Invtur-PE

 


Igreja de São Lourenço

Data provavelmente do século XVI, uma vez que restam características da arquitetura quinhentista em sua estrutura. Seu estilo é maneirista de primeira qualidade. Edificada em planta retangular. Sua fachada é composta de uma porta (renascentista), e duas janelas na altura do coro, um nicho central e duas aberturas no campanário com um sino em cada uma. O frontão é triangular com pináculos nas extremidades, encimado por uma cruz. Possui altar-mor em alvenaria de tijolo. Piso em tijolos e os arcos cruzeiro em pedra. Na frente da capela, existe um cruzeiro de construção recente em cimento armado. A capela possui nave única. O coro em madeira com acesso por escadaria de pedra. Tem ainda uma pia batismal em pedra. A capela abre todas as noites das 19:00 às 21:00h. Durante o dia, solicitar as chaves à Srª Zeza ou Sr. Abrézio na casa ao lado. Situa-se em frente a uma praça pouco arborizada em meio ao núcleo residencial e comercial.

-

Inserção Invtur-PE

 


Museus e Exposições Permanentes 

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra funciona na Igreja do Amparo. Foi fundado em 1950, possui atualmente um acervo de aproximadamente 200 peças. Dentre as peças de maior valor artístico destacam-se: uma imagem medindo 2m de altura de Nossa Senhora do Amparo, (patrona dos homens pardos), doada pela Princesa Isabel à Igreja do Amparo; Nossa Senhora do Livramento - peça do século XVII que também foi doação da Princesa Isabel, e uma Via Sacra, constituída por litogravuras de procedência francesa, coloridas a guache, tendo cada peça o tamanho de 86cm x 70cm. Fazem parte do acervo alfaias, lampadários e arte sacra em geral. Possui um cruzeiro em pedra da única igreja demolida de Goiana, a de Bom Jesus dos Marítimos. Tem, também, a lápide de Jerônimo de Albuquerque, herói pernambucano e de sua mulher. Para visitá-lo: de terça-feira à sexta-feira das 07h00min às 17h00min sábado e domingo das 07h00min às 12h00minh 

-

Inserção Invtur-PE

Fundado em 1950 e inaugurado no Sesc em 2013, o MASG foi requalificado. A estrutura foi revitalizada, ganhou nova iluminação, sala para projeção de materiais educativos e formações, além da reorganização do acervo, pertencente à Diocese de Nazaré da Mata, remanescentes do antigo Museu de Arte Sacra de Goiana. Elas estão sob a salvaguarda do Sesc desde 2013, através de convênio firmado entre as instituições, por um período de 30 anos.

Rua do Arame, s/n, Centro, Goiana – PE

Fone: (81) 3626 8402 / (81) 99167 8593

Horário da Central de Relacionamento: Segunda à Sexta – 8h às 19h

Outras informações:

https://www.sescpe.org.br/2022/04/13/museu-de-arte-sacra-de-goiana-reabre-para-visitacao/

https://globoplay.globo.com/v/10876524/

 

-

Últimas Atualizações em:

22/11//2022 – Fonte: E-book Agreste - Famtours Virtuais - Borapernambucar – Setur – PE / Empetur / Prefeitura

Registros Invtur – PE: Gustavo Pacheco

Fonte: Prefeitura


Povos, Comunidades Tradicionais e Remanescentes 

Quilombolas de São Lourenço

Povoação de São Lourenço é uma comunidade quilombola composta por aproximadamente 300 famílias e conhecida em Pernambuco pelo protagonismo das mulheres como pescadoras artesanais – marisqueiras – e artesãs. Distante cerca de 66 quilômetros da capital Recife, o quilombo está situado no litoral e zona da Mata Norte de Pernambuco, no distrito de Tejucupapo, município de Goiana, beirando o mar.

A origem do quilombo de São Lourenço remonta ao século XIX, quando famílias de negros e negras alforriados (as) chegaram à região e lá se fixaram para viver. Outras famílias vindas de engenhos próximos a Goiana e Itamaracá também foram chegando após a abolição e construíram morada, formando um bairro rural negro. Contam os anciãos e anciãs que, nesta época, a base de subsistência coletiva era a agricultura, a pesca, a extração de mariscos e o trabalho nas usinas de cana-de-açúcar da região. As atividades artesanais como a renda feita pelas mulheres têm origem neste período.

Através de suas atividades diárias como marisqueiras, as mulheres quilombolas constroem um importante conhecimento local sobre o ecossistema estuarino e suas características, como a qualidade ambiental dos rios e manguezais. Este conjunto de conhecimento é a base da produção artesanal que transforma as conchas de mariscos em objetos de artesanais como colares, pulseiras e demais adornos femininos. Para esta criação, observam os elementos materiais e simbólicos do seu cotidiano, a exemplo das redes de pesca e das ruas enfeitadas com cascas dos mariscos, que se espalham pela comunidade e “forram” de branco seus caminhos.

Os quilombolas da povoação de São Lourenço tecem, a partir do conhecimento rendeiro de suas anciãs, e entrelaçam conchas de mariscos nas redes de significados e beleza que formam o rico artesanato do quilombo. Goiana – PE. Contatos: Cecília Gouveia: 81 99241 4327; Conceição Cruz: 81 99414 9155 / 98785 7966

Outras informações:

quilombolasdesaolourenco.com.br

facebook.com/quilombolasdesaolourenco

http://www.maosdepernambuco.com.br/#!/quilombolas-de-sao-lourenco

https://youtube.com/clip/Ugkx7ub5sF6Wzyh2pYbgiqfuqm_8BzbgunFf?si=ecF7Idwt7C5yLShT

https://youtube.com/clip/UgkxqMhULIH7qlqDqjf-i8exmTO203hS_EsS?si=9s1YvFplaNVacSlh

https://maps.app.goo.gl/DaKaqfASTLzS5JPa6

 

-

Inserção - Gustavo Pacheco

16 / 01 / 2024 – Atualização - Eduardo Oliveira 

 


Fonte: Prefeitura

 


Fonte: Canal do Youtube ‘’TV Pernambuco’’ – Jul. 2023


Fonte: Canal do Youtube ‘’TV Pernambuco’’ – Jul. 2023

Praças

Praça da Bandeira

Circundada por casas residenciais, comerciais e bancos. Em uma das extremidades está a igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos. Possui um pequeno coreto. A praça é toda cimentada. Seus jardins em tijolo aparente, dividem-se em cinco, com flores tropicais, árvores como palmeiras imperiais e pau d'arco. No jardim central possui caixa de areia para crianças e postes com luminárias. Na outra extremidade há um pequeno palco em cimento com três mastros para hasteamento de bandeiras. 

-

Inserção Invtur-PE

 

Praça do Artesão

Nesta praça encontram-se peças feitas, em barro, por diversos artesãos locais. As peças representam figuras como: o carregador de abacaxi, apanhador de caranguejo, as heroínas de Tejucupapo, o escravo da cana, o tirador de coco, o maracatu rural e São Pedro Padroeiro. A praça é toda cimentada e cercada por gradil de ferro. No centro um pequeno círculo em cimento para área de lazer. Pequenos canteiros com flores e árvores de pequeno porte. Fica em meio ao núcleo urbano.

-

Inserção Invtur-PE

 


Praça do Carmo

Localizada no centro da cidade, onde está a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Ordem Terceira, o prédio do casarão Arte-Cultura Folclore, o Grupo Escolar Manoel Borba, casas residenciais e o Cruzeiro cercado com grade de ferro datando de 1719. O Cruzeiro é em estilo barroco, todo em pedra lavada, sendo sua base de mais ou menos quatro metros de largura e sua altura aproximada de oito metros. Pertence ao Conjunto Arquitetônico Carmelita de Goiana. Bastante arborizada com destaque para as palmeiras imperiais. Poste de iluminação imitando lampiões, canteiros em cimento e bancos em ferro e madeira.

-

Inserção Invtur-PE

 


Praça Duque de Caxias

Nesta praça, em 1817 foi armada uma força para executar os revolucionários da cidade. Praça de Lazer E Recreação com campos para futebol, voleibol, pista de cooper, um relógio em um pedestal de cimento e bancos em cimento. É bastante arborizada. Localizada em bairro residencial, tem boa iluminação e é cercada por grades de ferro e postes de iluminação. 

-

Inserção Invtur-PE


Praça Frei Caneca

Localizada no centro da cidade, onde está a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Ordem Terceira, o prédio do casarão Arte-Cultura Folclore, o Grupo Escolar Manoel Borba, casas residenciais e o Cruzeiro cercado com grade de ferro datando de 1719. O Cruzeiro é em estilo barroco, todo em pedra lavada, sendo sua base de mais ou menos quatro metros de largura e sua altura aproximada de oito metros. Pertence ao Conjunto Arquitetônico Carmelita de Goiana. Bastante arborizada com destaque para as palmeiras imperiais. Poste de iluminação imitando lampiões, canteiros em cimento e bancos em ferro e madeira.

Outras informações:

https://youtube.com/clip/Ugkx-1s6F46_Y3DXoMjzb1LB28xkB_1bAoOq?si=AiLU4ZAJUMGB2P_K

https://maps.app.goo.gl/kHkE1SRddnJqDEmX9

 

-

Inserção - Gustavo Pacheco  

16 / 01 / 2024 – Atualização - Eduardo Oliveira 

 

Praça João Pessoa

Localizada no centro comercial do município tendo ao seu redor um pequeno comércio. É conhecida também como Praça 13 de Maio. Possui um coreto em cimento armado e canteiros gramados com flores e fruteiras. Iluminação com modernas luminárias e passeio calçado em tijolos aparentes. O contorno da praça é feito com bancos de madeira e pés de ferro. Na extremidade principal um obelisco em cimento medindo aproximadamente 10m, com base em granito. Afixada a esta, uma placa em bronze "Obelisco Praça João Pessoa homenagem ao povo de Goiana 19 de outubro de 1930". Tem fonte luminosa no lago. Próximo ao coreto, uma estátua em bronze do ex-prefeito Lourenço Gadelha.

-

Inserção Invtur-PE

 

 

Últimas atualizações em: 

07/ 02/ 2024

  

Empetur

Inventário Turístico de Pernambuco – Invtur - PE

(081) 3182 8170

invtur@gmail.com

http://inventariope.blogspot.com/

https://www.facebook.com/InvturPE/